Palmeiras é líder geral do Paulistão e com 100% de aproveitamento

Foram três jogos, três vitórias. Nove pontos ganhos mesmo sem jogar tudo o que teoricamente pode.

Foram três jogos, três vitórias. Nove pontos ganhos mesmo sem jogar tudo o que teoricamente pode.

0002050290714 img

Bastaram três rodadas para que o Palmeiras, considerado pela maioria dos cronistas esportivos de São Paulo, como o grande favorito ao título paulista da temporada, confirmasse na prática essa condição.

Foram três jogos, três vitórias. Nove pontos ganhos mesmo sem jogar tudo o que teoricamente pode, já que o técnico Roger Machado ainda não definiu totalmente a escalação do time titular, nem mesmo o esquema tático que irá orientar seus jogadores na atual temporada.

Thiago Martins fez os dois gols do verdão

Thiago Martins fez os dois gols do verdão

A verdade é que o Verdão já está sobrando. Todos os seus concorrentes já tropeçaram. Seu time, ao contrário, mesmo sem jogar o que pode venceu e faturou os nove pontos que disputou. Com isso lidera seu grupo, o C do Campeonato Paulista, mas também o próprio torneio, se juntarmos a pontuação dos quatro grupos.

Nenhum clube dos dezesseis participantes conseguiu vencer três vezes seguidas. O Corinthians, por exemplo, atual campeão paulista, já tropeçou logo na sua estreia diante da Ponte. O São Paulo só venceu na última quarta feira em Mirassol. E o Santos, que também faz boa campanha, não venceu todos os seus três jogos.

A grande surpresa, no entanto, não são os grandes clubes, mas o São Bento, de Sorocaba, que ganhou dois jogos e empatou um. Está invicto e jogando um bom futebol. Se continuar assim, será sem dúvida um dos quatro finalistas do campeonato quando o torneio chegar a sua fase decisiva. Mas se há clubes que merecem elogios, há também o que merecem muitas críticas.

O pior deles é o Mirassol. Seu time só empatou um dos três jogos até agora. Só faturou um ponto. Pouco para quem precisa faturar ao menos os três que disputa em sua casa, ou o rebaixamento no final do campeonato será certo.

CLUBES QUE PREOCUPAM

Outros três clubes que preocupam seus dirigentes e torcedores são a Ferroviária, de Araraquara, o Red Bull e o Santo André. Eles conseguiram apenas dois pontos nos nove que disputaram. Pouco. Muito pouco. Já está ligado para os três o sinal de alerta. Se não melhorarem nas

0002050290718 img

próximas rodadas, farão parceria com o Mirassol na briga para não cair.

Todos os três, no entanto, pintam como os piores times da temporada no Paulistão 2018. Ah, me esqueci de elogiar o Santos que tem 6 pontos, três a menos que o Palmeiras. Até agora o Peixão ganhou dois jogos, entre os quais, o desta quinta-feira, diante da Ponte, em Campinas. E foi de virada.

O Santos, por isso mesmo, promete como um dos integrantes do grupo que tem tudo para chegar as finais do campeonato. Curiosa é a situação do Corinthians. Fez três jogos em casa até agora. Ao acertar o jogo contra o São Caetano no Pacaembu o Timão jogou em casa. Como jogou nos outros dois jogos anteriores.

Algo que não poderia ser permitido para os clubes que disputam o Paulistão. Se o São Caetano queria jogar fora para arrecadar mais deveria procurar uma outra cidade. Nunca a capital paulista que é onde o Corinthians tem sua sede, concordam???.

C *U * R * T * A * S

* FOI UM SUFOCO, mas o Corinthians conseguiu vencer a Ferroviária, de Araraquara, por 2 a 1 e de virada, no velho mas charmoso estádio do Pacaembu. O placar acabou sendo justo, apesar do bom futebol exibido pelo time do interior. O futebol do Corinthians não foi tão bom, mas o time fez o necessário para chegar ao final do jogo com merecida vitória. Balbuena, que até fez um gol, foi o melhor do time dirigido por Fábio Carille. Fagner, com ótima participação no apoio, Jr Dutra, com muita movimentação e Clayson foram os destaques alvinegros.

* OS GOLS foram marcados por Balbuena, de cabeça, em cruzamento de Fagner, aos 3 minutos do segundo tempo. Antes disso, Leo Castro, aos 18 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para a Ferroviária. Aos 38 do segundo tempo, em chute quase de fora da área, Clayson desempatou a partida e deu números definitivos ao placar do jogo. Bom destacar três jogadores no time do interior paulista. Falo de Moacir, Marco Damasceno e Patrick. Eles jogaram muita bola e merecem muitos elogios pelo bom futebol que praticaram durante toda a partida.

* FÁBIO Carille usou os recursos que tinha em mãos, Quando deixou o campo derrotado no primeiro tempo, imediatamente instruiu Balbuena para apoiar mais o ataque e, logo aos 3 minutos o zagueiro fez o gol de empate. No rush final da partida, ele percebeu a dificuldade do time em arrematar e colocou Clayson em campo. Não demorou muito e o ex-jogador da Ponte desempatou a partida. Prova de que Carille enxerga o jogo e sabe usar os recursos que tem para mudar a atuação de seu time. PC Oliveira também faz um bom trabalho na Ferroviária.

TRICOLOR SAIU DO SUFOCO

* O SÃO PAULO conseguiu na quarta feira sua primeira vitória no ano. Ela aconteceu diante do Mirassol e deixou Dorival Junior e seus comandados mais aliviados depois de dois jogos sem vencer no Paulistão. O Mirassol segurou o ataque tricolor enquanto pôde. Só nos minutos finais da partida é que o Tricolor paulistano conseguiu marcar. E marcou dois. Um foi de Diego Souza aos 38 minutos do segundo tempo e o outro de Marcos Guilherme, aos 44 minutos da fase final. Os 2 a 0 foram justos. Só deu São Paulo durante os noventa minutos de jogo.

0002050290724 img

* VERDADE é que o time do Mirassol é muito ruim. É um time que tem tudo para ser rebaixado nesta temporada. Seus jogadores até são esforçados mas falta-lhes qualidade técnica. Em razão disso seu treinador resolveu plantar o time todo na defesa para ao menos conseguir um empate dentro de casa. Mas não deu. No primeiro gol do São Paulo o zagueiro Jesiel falhou feio. No segundo, toda a defesa estava mal posicionada e Marcos Guilherme teve tranquilidade para arrematar forte depois de um passe de Lucas Fernandes (que substituiu Petros).

* NO TIME do São Paulo os melhores foram Petros, Jucilei, Rodrigo Caio (que voltou a sua melhor forma) e Diego Souza (pelo gol). O zagueiro Anderson Martins, ex Vasco, fez sua estreia e mostrou competência. Deve formar uma bela dupla de zaga com Rodrigo. O jovem atacante Brenner ainda parece inibido. Não fez uma jogada que preste. Já Caique, que entrou em seu lugar, deu muito mais trabalho a defesa do Mirassol. Só não foi bem nos arremates. Melhor do Mirassol foi o goleiro Fernando Leal. Não fosse ele e o São Paulo teria goleado.

* DORIVAL Junior foi vaiado quando sacou Petros de campo. Mas a vaia foi injusta. Petros foi o que mais correu e foi o maior destaque do time. Quando cansou, Dorival resolveu substitui-lo. Por sorte, colocou Lucas Fernandes, que fez a jogada do segundo gol tricolor marcado por Marcos Guilherme. Com a vitória o São Paulo melhorou bem sua situação na tabela de pontos ganhos do campeonato. Ele era um dos piores entre os clubes que vinham disputando o campeonato. Agora já chega aos quatro pontos em situação bem mais cômoda na tabela.

PEIXE SURPREENDE MACACA

* SANTOS surpreendeu a Ponte Preta, dentro do Moisés Lucarelli, em Campinas, na noite desta quinta feira. O futebol não foi maravilhoso, mas foi o necessário para mostrar o poder de reação do time de Jair Ventura, que contou com duas alterações feitas pelo técnico para chegar a vitória diante da Macaca. Primeiro ele sacou Rodrigão, que está em péssima fase e colocou Sasha. Depois colocou o jovem Rodrygo, em campo. Sasha marcou aos 21 e Rodrygo aos 28 minutos do segundo tempo. A Ponte vencia até então com gol de Leo Artur no 1º tempo.

Santos foi superior à Ponte no segundo tempo e venceu

Santos foi superior à Ponte no segundo tempo e venceu

* ALIÁS, o gol da Ponte foi muito rápido e desestabilizou o Santos no primeiro tempo. Ele aconteceu aos 8 minutos de partida. A partir daí, o time de Jair Ventura começou a errar passes, já não tinha mais tranquilidade para tocar a bola e por pouco não deixou a Ponte fazer mais gols. No segundo período o Peixe começou a trabalhar melhor a bola, se reequilibrou até que, a partir dos vinte e minutos começou a criar situações de gol e a vencer o duelo com a defesa pontepretana. Foi depois disso que os gols da virada saíram. Vitória justa do time santista.

* PELO lado do Santos os destaques foram Sasha, que deu outra cara para o ataque santista (eu disse que ele era bom!), David Braz (um gigante na zaga) e Copete, muito esperto no ataque. Bom lembrar que três importantes titulares do Peixe não entraram em campo. O zagueiro Lucas Veríssimo, o atacante Bruno Henrique e o volante Renato. Eles fizeram falta, mas os que entraram correram mais e conseguiram compensar suas ausências. Ruim mesmo no Santos foi o centro avante Rodrigão. Ele não acerta uma. Não merece continuar como titular.

* NA PONTE destaque para Léo Artur. Fez um belo gol e deu trabalho a defesa do Peixe. Ao perder para o Santos, a Macaca também perdeu a chance de superar o São Paulo na liderança do grupo B do Campeonato Paulista. O São Paulo, que venceu o Mirassol na quarta feira, chegou aos 4 pontos ganhos. A Ponte entrou em campo contra o Santos com 3. Se vencesse o Santos chegaria aos 6 e superaria o Tricolor paulistano em dois pontos. Mas como perdeu, a Macaca se manteve na segunda colocação do grupo ao lado do São Caetano, o Azulão.

VERDÃO TAMBÉM LEVOU SUSTO

* PALMEIRAS também levou um susto no primeiro tempo do jogo contra o Red Bull. O susto foi provocado pelo gol marcado por Deivid, de cabeça, depois de um cruzamento de Breno Lopes.Isso aos 23 minutos de partida. Esse gol desestabilizou um pouco o Verdão que só conseguiu reagir no finalzinho do primeiro tempo, quando Lucas Lima cobrou uma falta aos 48 minutos e Thiago Santos cabeceou com competência para o fundo do gol adversário. 1 a 1. Placar justo para o primeiro tempo onde os dois times mostraram um futebol bem igual.

Jailson defendeu pênalti cobrado por Rodrigo

Jailson defendeu pênalti cobrado por Rodrigo

* O SEGUNDO tempo do jogo da Allianz Arena foi bastante movimentado. O Red Bull nunca se entregou. Deu trabalho. Perdeu até pênalti cobrado por Rodrigo e defendido por Jailson, aos 34 minutos. Como castigo pela falha de seu jogador, o Red Bull levou o gol de desempate, marcado outra vez por Thiago Santos, em cruzamento do zagueiro Thiago Martins (que é zagueiro!). Isso quando o jogo já chegava aos 42 minutos e parecia estar fadado a terminar empatado. Pelo esforço e não pelo futebol, o Palmeiras mereceu a vitória. Foi emocionante.

* MELHORES jogadores do Verdão nesta partida. Jailson, que fez algumas boas defesas, entre as quais a defesa de um pênalti no final da partida. Também brilharam Thiago Martins na zaga, Lucas Lima no meio campo, Dudu no ataque. O volante Thiago Santos deve ser considerado o melhor jogador da partida porque além de fazer muito bem sua função como volante, fez os dois gols que deram a vitória ao Verdão. Quando o juiz apitou o final do jogo, torcida palmeirense respirou aliviada. Não foi fácil ganhar do Red Bull na Allianz Arena.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* OS OUTROS resultados da terceira rodada do Paulistão 2018. Linense 0 x São Caetano 2. Botafogo 3 x Novorizontino 1. Bragantino 0 x São Bento 1. Ituano 0 x Santo André 0. A quarta rodada será disputada no final desta semana. Jogam no sábado, Corinthians x São Paulo, primeiro clássico do Estadual neste ano. Jogo muito difícil para o Tricolor, que ainda não está totalmente entrosado e passa por forte reformulação tática e técnica. Já o Timão tem uma base sólida que vem colhendo bons resultados e entra em campo com ligeiro favoritismo.

São Bento é surpresa neste início de Paulistão

São Bento é surpresa neste início de Paulistão

* AINDA no sábado jogam Novorizontino x São Caetano. Bom lembrar que o clássico será disputado à partir das 17 horas. No domingo, o Bragantino encara o Palmeiras, em Bragança, à partir das 17 horas. O São Bento encara a Ponte Preta. O Santos recebe o Ituano, as 19h30. Na segunda feira, o Santo André pega o Mirassol, pior time do campeonato. O Red Bull enfrenta o Linense, em seu estádio e a Ferroviária encara o Botafogo, de Ribeirão Preto, que vem de boa vitória sobre o Novorizontino. Santos e Palmeiras entram em campo como favoritos.

* A CLASSIFICAÇÃO atual do Campeonato Paulista é a seguinte. No grupo A o Corinthians lidera ao lado do Bragantino,com 6 pontos ganhos. O Ituano tem 5 e o Linense, 3. No grupo B a liderança é do São Paulo com 4 pontos. A Ponte e o São Caetano tem 3. O Santo André, 2. No grupo C o Palmeiras lidera com 9 pontos. O São Bento tem 7. O Novorizontino, 4 e a Ferroviária, 2. No grupo D estão Santos com 6 pontos ganhos,O Botafogo tem 3. O Red Bull está com 2 e o Mirassol, 1. Melhor time do campeonato é o Palmeiras. Ganhou os três jogos.

* PIOR TIME do campeonato é o Mirassol. Não ganhou de ninguém até agora. Tem apenas 1 ponto ganho e já começa a ficar ameaçado pelo rebaixamento. Também fazem campanha negativa, Red Bull, Santo André e Ferroviária, de Araraquara. Só tem nesse momento 2 pontos ganhos. O segundo melhor time do Paulistão é o São Bento, de Sorocaba. Já somou 7 pontos até esse momento. Bela campanha. Superior até a dos três grandes, Corinthians e Santos que tem 6 e São Paulo que tem 4. O Bragantino tem 6 e também merece nossos elogios.

LIBERTADORES JÁ COMEÇOU

* A COPA Libertadores de América já começou. Na última segunda feira foram disputados três jogos por essa competição, válidos pela sua fase preliminar. O Wanderes, do Uruguai só empatou em casa com o Olímpia, do Paraguai. O Macara, do Equador, também empatou pela contagem mínima com o Deportivo Tachira. O Oriente Petrolero venceu por 2 a 0 ao Universitário do Peru. Nesta sexta feira serão os jogos de volta. O Petrolero está com a vaga nas mãos. Os demais vão depender do que produzirem nos jogos desta sexta. Vai ser uma guerra.

* A COPA Sul Americana só começa no dia 22 de fevereiro. Há muito tempo para os times se prepararem. O São Paulo tenta o bi nesta competição. Quanto a Copa do Brasil,ela só terá jogos a partir do mês de março. Quanto ao Brasileirão, só em maio. Bom lembrar que o calendário internacional neste ano contará com a disputa da Copa do Mundo inter Seleções. Torneio será disputado na Rússia e nada menos do que trinta e duas seleções vão participar desta competição. O primeiro jogo será dia 14 de junho. O último,só no dia 15 de julho.