Palmeiras de Cuca perde; São Paulo e Santos ficam no empate no Paulistão
Foi mais ou menos como ocorreu no meio de semana diante do Nacional, em Montevideu, pela Libertadores.
Cuca tem sua desculpa. Desde que chegou não conseguiu fazer um só treino de verdade com o elenco que está sob seu comando
O Palmeiras foi totalmente envolvido pelo time do Audax, em Osasco, e mereceu perder por 2 a 1 na noite de domingo. O futebol exibido pelo time de Cuca, mais uma vez, não agradou. Foi mais ou menos como ocorreu no meio de semana diante do Nacional, em Montevideu, pela Libertadores.
Cuca tem sua desculpa. Desde que chegou não conseguiu fazer um só treino de verdade com o elenco que está sob seu comando. Mas o que o Palmeiras exibiu em Osasco foi muito parecido com aquilo que exibia nos tempos de Marcelo de Oliveira.
Um time cuja defesa é falha, um meio campo que não cria nada e um ataque que vive de lampejos. O resultado que favoreceu o Audax foi totalmente merecido.
Enquanto isso, também na noite de domingo, em Rio Claro, o Santos fez um primeiro tempo fraco. Atacou pouco e até permitiu que o adversário que lhe é inferior, criasse algumas situações de gol.
No segundo tempo, o Peixão tentou atacar mais, mas encontrou pela frente uma defesa melhor postada que deu poucas chances de arremate aos jogadores adversários.O resultado foi justo. Empate sem gols. Com mais uma rodada encerrada, o clube que mais pontos ganhou até agora é o Corinthians.
O Santos, com o empate de domingo a noite, está em segundo. O Palmeiras perdeu mas pelo menos mantém a liderança do seu grupo. O São Paulo que cedeu o empate ao Ituano em Itu perdeu a liderança para o Audax, que é o líder do grupo do Tricolor paulistano.
C * U * R * T * A * S
* QUEM vê o resultado do Santos, imagina que seu time entrou em campo sem seus principais titulares. Não foi o que aconteceu. Figuras como Renato, Lucas Lima e Ricardo de Oliveira estiveram em campo mas não estavam tão inspirados como em outras oportunidades. Além disso, o Rio Claro jogou fechadinho e mereceu empatar.
* SE VENCESSE a partida o Santos voltaria a ser o clube com maior número de pontos do campeonato. Ao só empatar, ficou um ponto atrás do Corinthians (23 a 22). De qualquer forma, Santos e Timão são hoje os dois melhores clubes do campeonato. E a tendência é que continuem neste ritmo. Os adversários não conseguem igualá-los.
* EM OSASCO melhor jogador do Palmeiras foi Zé Roberto. Os outros oscilaram muito. O Audax venceu por 2 a 1.. Dudu, que é considerado uma das estrelas do time, fracassou. Perdeu um gol cara a cara com o goleiro adversário. Fora isso, fez bem pouco. Já o atacante Barrios, pelo menos fez um gol e mostrou potencial ofensivo.

* CUCA gritou muito à beira do campo e fez algumas alterações que julgou necessárias. Mas nada ajudou. O Palmeiras ainda está no ritmo dos tempos de Marcelo de Oliveira. Aliás, Palmeiras e São Paulo tem muito de parecido. Os dois times não vibram, são acomodados, não empolgam. Ainda assim o Verdão é líder do Grupo.
* O AUDAX impressiona pelo seu toque de bola. É bonito vê-lo jogar. Durante os dois tempos teve fôlego para correr e manter a qualidade técnica de seu futebol. Por isso mereceu vencer e até poderia tê-lo feito por placar mais elástico. O Palmeiras, ao contrário, precisa melhorar muito para ser considerado um bom time de futebol.
* DEPOIS dos resultados do final de semana, os grupos do Paulistão estão assim. No Grupo A os dois primeiros são Santos e São Bento. No Grupo B, Palmeiras e Ituano. No grupo C, Audax e São Paulo. E no grupo D, Corinthians e Red Bull. Se o campeonato terminasse hoje seriam esses clubes que disputariam a próxima fase do torneio.
* ESTÃO ameaçados pelo rebaixamento Capivari (o mais ameaçado pela degola), Mogi, Rio Claro, Botafogo, Oeste e Novorizontino. Ainda faltam cinco rodadas para o final da primeira fase do campeonato. Serão, portanto, mais quinze pontos em jogo. Dá perfeitamente para qualquer desses times de recuperar. Só duvido do Capivariano..

* SÃO PAULO chegou a quinta derrota seguida nas últimas semanas. O time de Bauza não consegue mais ganhar. Contra o Ituano, na tarde de domingo, o Tricolor fez um primeiro tempo sofrível e só melhorou um pouco no segundo período. Ainda assim, depois de marcar o primeiro gol permitiu ao Ituano chegar ao empate. Houve justiça.
* GANSO apesar do empate, jogou bola. Mesmo no primeiro tempo, quando a maior parte de seus companheiros negou fogo, ele ainda acertou passes e correu muito. No segundo período fez um lindo gol em cruzamento de Calleri e, de tanto se desgastar, acabou substituído. Thiago Mendes foi expulso e prejudicou a marcação do time.
* DISSO se aproveitou o Ituano para marcar, de cabeça, o gol de empate que o mantém em boa posição em seu grupo com chances de ainda chegar a próxima fase do Paulistão. O São Paulo, ao contrário, precisava vencer. Não conseguiu. Foi um time desorganizado, mal escalado. Parece que Bauza está cada vez mais perdido.
* NA DEFESA Maicon e Rodrigo Caio fizeram o que era possível. No meio campo, Thiago Mendes trabalhou bem, mas cansou e ainda foi expulso. Carlinhos continua a ser um jogador improdutivo. Muito fraco. Não merece ser titular. Calleri luta muito mas perdeu o faro do gol. O ataque sãopaulino continua a ser o maior problema do time.
* PELO MOMENTO que vive, o time do Morumbi está ameaçado não só de cair fora da Libertadores (o que eu já previ na última coluna) e também ficar fora da próxima fase do Campeonato Paulista. Bauza não arrumou a defesa e, com ele no comando, o ataque piorou demais. Não sei até quando ele vai continuar técnico do Sâo Paulo.
* NO SABADO o Corinthians deitou e rolou em cima do Linense que não viu a cor da bola. Time de Tite jogou mais ou menos como o fez no meio de semana diante do Cerro Porteno, pela Copa Libertadores. O placar poderia até ter sido mais elástico. A diferença entre um time e outro é enorme. Timão jogou fácil e objetivamente.
* A DIFERENÇA de que falo acima entre Corinthians e Linense já apareceu aos sete minutos quando Romero, impedido, marcou o primeiro gol do jogo pró Timão. A partir daí, o Linense baixou a cabeça e se deixou dominar facilmente pelo adversário. A defesa do Linense é horrível. Foi culpada direta pela goleada sofrida neste jogo.

* O ATAQUE do Linense até chegou ao Itaquerão credenciado. Mas foi facilmente dominado pela boa defesa do Corinthians que não deu chance aos atacantes adversários. O Corinthians passeou em campo. Mostrou que está bem no conjunto e no aspecto psicológico. Time está solto e seus jogadores bem entrosados.
* MELHORES jogadores do Timão nesta partida foram Danilo, Romero (que fez dois gols), Rodriguinho e Balbuena, que além de cumprir com eficiência sua função de zagueiro ainda fez seu gol de cabeça, o que demonstra que ele pode ser perigoso na grande área adversária tanto nos escanteios como nas jogadas de bola parada.
* LÓGICO que os clubes do interior são muito frágeis em sua maioria. Talvez por isso os grandes estejam prevalecendo (o São Paulo é o único que oscila demais). Pelo que vimos até aqui, Santos e Corinthians devem chegar à grande final. No confronto entre os dois, é difícil dizer quem vence. Os outros clubes só vão assistir.
* PARA os jogadores do Linense o primeiro gol corintiano marcado logo aos sete minutos, desmontou todo o esquema armado para segurar o Corinthians. Ainda assim, eles garantem que nos jogos que faltam ainda vão conseguir uma vaga na próxima fase do Paulistão. Eu não acredito. Placar final do jogo: Corinthians 4 x Linense 0.
* OUTROS resultados do sábado: Agua Santa 1 x Botafogo 1, Novorizontino 1 x XV de Piracicaba 1, Red Bull 2 x Oeste 3, Mogi Mirim 0 x São Bento 2 e Capivariano 0 x Ponte Preta 0. A Macaca não jogou um bom futebol. Ficou devendo. Se não reagir pode até ficar entre os seis clubes que serão rebaixados. A ameaça é muito séria.
* A DÉCIMA primeira rodada do Paulistão será disputada neste meio e semana. Nesta quarta, Oeste x Capivariano, Audax x Linense, Ponte Preta x Mogi, Ituano x Rio Claro, São Bento x Ferroviária, São Bernardo x Corinthians, São Paulo x Botafogo. Na quinta feira completam a rodada Palmeiras x Red Bull e Novorizontino x Água Santa.
* NO QUE se refere aos chamados grandes clubes, o Corinthians deve sofrer um pouco para vencer o São Bernardo, mas, em tese, é o favorito do jogo mesmo fora de casa. O São Paulo encara o Botafogo. Teoricamente o Tricolor é favorito. Além disso, o Botafogo está em péssima fase. O Palmeiras pega o Red Bull como favorito.
* BOM lembrar que o Santos já jogou pela décima primeira rodada. Foi um jogo antecipado em que o Peixão venceu por 1 a 0, numa partida tecnicamente fraca mas onde o time da Vila mereceu a vitória. Aliás, o Peixão é um dos melhores times desta primeira fase do campeonato e tem tudo para chegar a fase final como um dos favoritos.
* AS ELIMINATÓRIAS da Copa do Mundo de 2018 terão jogos nesta e na próxima semana. Dia 24, quinta feira, quatro jogos: Bolívia x Colômbia, Equador x Paraguai, Chile x Argentina e Peru x Venezuela. Na quinta, o Brasil encara um adversário tradicional, o Uruguai, em Recife, Pernambuco. Pela tradição, os uruguaios devem complicar.
* NO MOMENTO, brasileiros e uruguaios não atravessam um grande momento. Mas são escolas tradicionais no futebol sulamericano e um jogo entre os dois times é sempre muito disputado até com certa violência. Mesmo em casa, não diria que o time de Dunga é favorito. Pode vencer, mas uma vitória uruguaia não será surpresa.
* NOS OUTROS jogos aposto na Colômbia contra a Bolívia. Problema único é a altitude de La Paz. Se ela não pesar, os colombianos podem vencer. O Equador é franco favorito diante do Paraguai. O Chile faz jogo igual contra a Argentina, que não está em boa fase. O Peru deve vencer a Venezuela com certa facilidade. É bem superior.
* NA TERÇA feira da semana que vem, dia 29 de março, mais uma rodada das Eliminatórias Sulamericanas. A Colômbia pega o equador, num jogo bastante difícil. Equatorianos estão jogando muito e podem surpreender. O Uruguai recebe o Peru e é favorito. A Argentina tem obrigação de vencer o frágil time da Bolívia em sua casa.
*A VENEZUELA joga em sua casa mas dificilmente conseguirá bater no Chile que tem excelente time. Em Assunção, o Paraguai recebe o Brasil. Time brasileiro tem melhor nível técnico mas na casa do adversário vai precisar correr muito para ficar com os três pontos. Se não der, o empate já será um resultado bem aceitável.
* LIDER DAS Eliminatórias é o Equador que já soma 12 pontos. O Uruguai está em segundo, com 9. Brasil, Paraguai e Chile tem 7 pontos. A Argentina tem 5. A Colômbia soma 4 pontos. A Bolívia e o Peru, 3 e a Venezuela é a única seleção que não conseguiu faturar nenhum ponto até agora. É disparada, a pior equipe do torneio.
* REINALDO Bastos, presidente da FPF, parece mesmo interessado em melhorar o futebol de São Paulo. A idéia de rebaixar seis clubes no Paulistão deste ano é muito boa. Vai reduzir o número do campeonato do ano que vem, que poderá ter uma formula de disputa mais interessante. Foi uma mudança corajosa do presidente da FPF.
* DIGO corajosa porque a grande maioria dos clubes do interior não queria saber dessa mudança. A verdade é que com a queda de seis clubes, o campeonato fica muito mais difícil para os chamados pequenos e a possibilidade de rebaixamento fica muito maior. De qualquer forma era uma mudança necessária. Reynaldo mudou certo.
* OUTRA vitória de Reinaldo foi vender bem o campeonato para uma fabricante de cervejas. Com o dinheiro “molhou” a mão dos chamados grandes clubes, que se negaram a participar da Liga formada por cariocas, mineiros e gaúchos, e preferiram continuar no Paulistão. Aqui, todos eles ganharam muito mais que na Liga.
* GOSTEI também das mudanças na arbitragem. Ela estava mal comandada e viciada. Com a mudança parece que as coisas já melhoraram. Deve-se ainda aplaudir a boa organização do campeonato. Os clubes passaram a respeitar mais o horário de entrar em campo. Os jogos não tem atrasado tanto. O futebol europeu serviu de exemplo.

* ACEISP LIBERADA – A Federação Paulista de Futebol liberou as credenciais da Aceisp – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. O presidente Reinaldo Bastos analisou com seu departamento jurídico todos os documentos da associação e verificou que ela é perfeitamente legal e pode representar o cronista esportivo do nosso interior.
* JÁ NO ULTIMO final de semana os radialistas e jornalistas esportivos do interior filiados a ACEISP puderam entrar nos estádios e fazer a cobertura dos jogos programados por suas editorias. Acabou a tensão. Aceisp e FPF estão em paz e perfeitamente entrosadas para o que der e vier. No Brasileirão nossa credencial também será aceita.
* SUGIRO aos companheiros que forem trabalhar, jamais esqueçam suas credenciais. Vamos fazer tudo conforme o que é legal. Se houver algum tipo de problema mais sério, nosso departamento jurídico tomará as providências devidas. Aproveito para agradecer Reinaldo Bastos pelo apoio à nossa Associação. Atitude coerente e justa.





































































































































