Palmeiras cresce com vitória no clássico e Corinthians está em queda livre

Clássico disputado no Itaquerão domingo à tarde mostrou um Palmeiras em ascensão técnica e tática e um Corinthians em queda livre. A vitória por 2 a 0 foi totalmente justa

O Timão, como tem ocorrido em seus últimos jogos, não se encontrou em campo. Faltou coesão, força ofensiva, eficiência no meio campo e entrosamento no setor defensivo

0002050083953 img

Clássico disputado no Itaquerão domingo à tarde mostrou um Palmeiras em ascensão técnica e tática e um Corinthians em queda livre. A vitória por 2 a 0 foi totalmente justa e o placar poderia até ter sido mais elástico tal a superioridade do time verde de Oswaldo de Oliveira.

O Timão, como tem ocorrido em seus últimos jogos, não se encontrou em campo. Faltou coesão, força ofensiva, eficiência no meio campo e entrosamento no setor defensivo. Foi o sétimo jogo em que o Corinthians jogou mal e em que só conseguiu marcar dois gols, uma prova de que aquela fase desastrosa ocorrida antes da chegada de Mano Menezes está de volta.

Zé Roberto, à direita, mostrou disposição de garoto na vitória do Palmeiras sobre o Corinthians

Zé Roberto, à direita, mostrou disposição de garoto na vitória do Palmeiras sobre o Corinthians

Naquela época, Tite também não conseguiu arrumar o time e, por isso, foi substituído por Mano. O Palmeiras, ao contrário, depois de algumas oscilações, mostrou um futebol eficiente, de muita movimentação e marcação no campo todo, com atuação excepcional do velho Zé Roberto, que ainda joga o mesmo futebol de qualidade de quando era jovem. Ele desequilibrou o clássico e até fez um gol.

Outro que brilhou foi Rafael Marques, que fez o primeiro gol da partida e foi o atacante mais perigoso do Verdão. Com a vitória, Oswaldo de Oliveira que estava ameaçado no cargo, ganhou moral para continuar sem pressões. Já Tite perde cada vez mais prestigio e, a continuar nesta queda vertiginosa, pode até deixar o comando técnico do Corinthians em curto espaço de tempo.

Bom lembrar que com a derrota, o Timão perdeu sua invencibilidade no Itaquerão. Talvez por isso parte de sua torcida quis invadir os vestiários no final do jogo o que, felizmente, não se consumou

C * U * R * T * A * S
* NO COMENTÁRIO acima eu destaco os melhores do jogo, Zé Roberto E Rafael Marques. Faltou destacar o pior da partida. E esse foi o meia Jadson, que há algum tempo não produz um futebol de qualidade e demonstra que é mesmo um jogador que não tem sequência e é bastante irregular.
* ALIÁS, quando Corinthians e São Paulo trocaram Pato por Jadson, eu disse que não confiava muito em Pato e considerava Jadson um jogador que não tinha regularidade. Ele sempre começa bem quando chega a um clube e depois desmorona. É o que está ocorrendo agora com ele no Corinthians.
* NÃO tenho nenhum dúvida de que Jadson vai perder sua vaga no time em curto espaço de tempo. E depois disso, pode até ser negociado pelo Corinthians pois ganha muito e produz pouco. Aliás, como outros que estão no elenco alvinegro e também deve sair. A reformulação já começou.

Palmeiras sorri aliviado depois de semana tensa e de cobrança por resultados

Palmeiras sorri aliviado depois de semana tensa e de cobrança por resultados

* O PALMEIRAS parece se sentir à vontade no Itaquerão. Na fase decisiva do Paulistão conseguiu desclassificar o Corinthians nos pênaltis depois de um empate em 2 a 2. E neste domingo, venceu o clássico por 2 a 0 sem deixar dúvidas. Nem o fato de contar com mais torcedores ajudou o time de Tite.
* ACHO curioso esta queda de produção do Corinthians. Talvez um dos poucos que alertou a fiel sobre essa possibilidade foi esse colunista. Eu dizia na época, que o time de Tite não era assim tão bom e que a qualquer momento passaria a jogar dentro de seu nível, já que seu elenco era mediano.
* ENQUANTO isso, vários comentaristas entre os quais Neto, da TV Bandeirantes, diziam que o Corinthians podia ser comparado aos grandes times do futebol europeu e que o time da fiel tinha qualidade até para disputar a Champions League. Tudo lorota, tudo invenção. O Timão não era nada disso.
* HOJE a realidade mostra que eu tinha razão. O Corinthians está aí caindo pelas tabelas. Há sete jogos não consegue bons resultados. E deve cair mais. Seu time tem muitas limitações e não é aquele timaço imaginado por muitos. E como não há dinheiro em caixa, não dá para trazer bons reforços.
* JÁ O PALMEIRAS que contratou 24 jogadores, precisava e ainda precisa de tempo para chegar ao ponto ideal. Mas com o elenco que montou tem chance de crescer e disputar títulos. A prova da força do elenco foi dada no clássico. Ainda podem haver oscilações, mas logo o time se firma.
* DETALHE: ficou provado no clássico que Zé Roberto, nesse momento, deve jogar no meio campo. Ele tem muita qualidade e ainda tem físico para suportar correr o tempo todo. É um maestro. Escala-lo de lateral esquerdo é limitar o que ele pode fazer em campo. Ele tem que ser meia.
* O SÃO PAULO jogou contra o Inter, em Porto Alegre. Empatou em zero a zero numa partida em que criou mais oportunidades do que o time da casa. Faltou aos comandados de Milton Cruz um pouco mais de confiança. Se partissem prá cima do Inter certamente teriam conseguido uma boa vitória.
* DE QUALQUER forma, um empate diante do Internacional lá no Beira Rio é um bom resultado. Com o ponto conquistado o São Paulo se mantém no bloco de vanguarda do campeonato. Como agora terá dois jogos em casa, sua chance de disparar entre os lideres é muito grande. Vamos aguardar.
* DIANTE do Inter a defesa foi muito bem. O melhor, no entanto, foi Rogério Ceni com pelo menos duas defesas magistrais. Na linha de zaga o mais fraco mais uma vez foi Reinaldo, que acabou expulso. No meio campo foi bom o trabalho de Michel Bastos. Na frente, Luis Fabiano foi decepção.
* COM relação ao Fabuloso, já externei minha opinião. É um jogador em fim de carreira. Não merece ser titular do São Paulo. Deveria ser negociado. No clube ele só ganha um grande salário mas não dá nada em troca. Com sua saída, Pato pode ocupar seu lugar pois é mais rápido e mais objetivo.
* GANSO pediu e não jogou. Ele tinha “assuntos particulares” a tratar. Esse é outro que quanto antes o São Paulo se livrar dele é melhor. Ele não se esforça, erra demais e parece inclinado a deixar o clube. Que seja assim. Desde que o clube não perca dinheiro ao cede-lo. Já há interessados.
* A PARTIR dessa semana quem vai dirigir o time do São Paulo será Osório, técnico colombiano. Seu currículo impressiona. Eu acredito que ele poderá fazer um bom trabalho. Mas é bom não esperar resultados imediatos. Osório precisa de tempo e a diretoria deve dar-lhe força neste seu inicio.
* O SANTOS foi surpreendido pelo bom futebol do Sport Recife e só empatou em casa no final de semana. Resultado final foi 2 a 2 e um dos gols santistas foi em completo impedimento. O Sport, portanto, poderia ter vencido. Time pernambucano atravessa a melhor fase dos últimos anos.
* BOM lembrar que a confusão na renovação do contrato de Robinho tem prejudicado o Santos. Seria bom liquidar logo esse problema. Ou fica ou vai embora. Não dá para ficar no meio termo. Mas se Robinho não ficar, seria bom a diretoria contratar outro medalhão. É prioridade absoluta do time.
* CAMPANHA santista no Brasileiro não tem sido muito boa. Uma prova de que o Paulistão é mesmo um campeonato fraco e que não serve de base para se avaliar a qualidade de um time. O Santos foi campeão paulista e está derrapando no Brasileiro. Ou reforça bem o elenco ou não disputa título.
* PRESIDENTE do Santos resolveu entrar na Justiça Internacional para ter direito a uma parcela maior pela venda de Neymar ao Barcelona. Clube só recebeu 17 milhões mas, por lei, merece ganhar mais do que o dobro dessa quantia. Acredito que se apelar para a Fifa o Peixe ganha essa briga.
* JOSEPH BLATTER foi reeleito pela quinta vez presidente da Fifa. Em tese, ele poderá ficar no comando da entidade por mais quatro anos, mas, devido aos escândalos recentes é bem possível que ele acabe sendo envolvido e, numa dessas, seja obrigado a renunciar. A pressão por isso é muito grande.
* NA VERDADE, Blatter lembra Luiz Inácio da Silva, Lula, ex-presidente do Brasil. Ele sabe de tudo que está ocorrendo e até participa de muitos atos de corrupção, mas sem diz que “não sabe de nada”. Só que, com a presença do FBI na apuração do caso, Blatter tem pouca chance de se esconder.
* DE QUALQUER forma, toda essa pressão servirá ao menos para uma coisa. Obrigar Blatter e seus parceiros de diretoria a serem mais discretos e mais corretos em suas tomadas de posição. Quem resolver se expor, certamente será envolvido no inquérito aberto pela Justiça dos Estados Unidos.
* BOM DIZER que os Estados Unidos querem promover mais uma Copa. E Blatter é contra. Assim, tudo que as autoridades americanas puderem fazer para derruba-lo da presidência da Fifa, vão fazer. E não há chance de acordo. Além disso, também a UEFA, comandada por Platini, é contra Blatter.
* OU SEJA: muita coisa deverá acontecer nos próximos meses. A divulgação do escandalo que por enquanto só envolveu sete nomes, foi só a ponta do iceberg. Vem muito mais coisa por aí. Quem tiver culpa, será enquadrado. Uma ameaça séria ao atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.
* DEL NERO inclusive abandonou o Congresso da Fifa para voltar urgente ao Brasil. Ele soube da CPI aberta pela Câmara dos Deputados e mais precisamente pelo ex-jogador Romário, seu velho inimigo. Estando no Brasil ficará mais fácil para Marco Polo defender-se e anular as ações de Romário.
* NESSE momento há muito diz que diz nas colunas e páginas esportivas de todo o Brasil. Há quem diga que Marco Polo vai perder o cargo em curto espaço de tempo. Duvido. Conheço bem o presidente da CBF e sei de sua força. Ele tem uma verdadeira tropa de choque para defende-lo.
* QUANTO a José Maria Marin não há muito o que fazer. Ele terá sorte se a sua extradição para os Estados Unidos não for concluída. Se for, ele vai curtir cadeia por muitos anos naquele País. E como já está com oitenta e três anos, não terá mais tempo para voltar ao futebol. Fim melancólico.
* SEGUNDO informam, a escolha da Rússia e do Catar como sede das próximas Copas do Mundo foi na base da compra de votos. Se isso ficar provado, pode acontecer dessas escolhas serem anuladas. A Russia já está com quase tudo pronto e vai espernear. O Catar também não vai concordar.
* HÁ QUEM diga que Platini, que comanda a UEFA, vai propor aos países filiados para boicotarem essas Copas. Seria um desastre completo. Um tremendo problema para Joseph Blatter e seus parceiros. Poderia ser o fim das Copas do Mundo. Já imaginaram as consequências disso tudo?
* A JUSTIÇA é lenta seja aqui ou em outros países do mundo. Quem espera ver José Maria Marin sendo extraditado para os Estados Unidos perde seu tempo. Pode demorar mais de um ano. A burocracia num caso desse é enorme. Marin pode até conseguir ficar na Suíça. Ou mesmo voltar ao Brasil.
* NA ENTREVISTA que deu após sua chegada, Marco Polo Del Nero não fez nenhuma declaração importante. Negou saber de qualquer coisa sobre corrupção na Fifa ou na CBF e disse que não deve nada à ninguém. E já começou a preparar a Bancada da Bola para enfrentar a CPI de Romário.
* TEM MUITA gente que espera uma devassa na CBF e a queda de Marco Polo. Já disse e repito. Marco é muito esperto. Tem alguns dos melhores assessores jurídicos do País. É bom advogado. Tira-lo do comando da CBF é missão bastante difícil. Mesmo que descubram que ele recebeu propina.
* E TEM mais. Há deputados e senadores louco para criarem leis e projetos para transformar a CBF em algo vinculado ao Governo brasileiro. Não vão conseguir. Pelo menos enquanto Joseph Blatter continuar na presidência da Fifa. Se tentarem entrar na CBF e tirar sua força, a Fifa vai reagir.
* PRIMEIRA providência seria suspender a CBF e impedi-la de participar de qualquer torneio ou competição do futebol mundial. Assim o Brasil não poderia disputar as Eliminatórias da Copa, da Copa do Mundo, dos torneios promovidos pela Conmebol e nenhum time ou seleção do Brasil jogaria fora do País.
* ISSO JÁ aconteceu outras vezes com outros países e, no caso, os Governos locais foram obrigados a recuar. No Brasil, se acontecer algo parecido, haverá uma revolução. Ninguém vai querer ver a Seleção fora da Copa e nossos clubes fora da Libertadores, só para dar um exemplo prático.
* É POR isso que no momento Marco Polo está tenso, mas com a situação sob controle. Ele sabe que se o Governo brasileiro ou o Congresso Nacional resolverem mexer com a CBF, a Fifa reage e impede. Quanto a CPI do Romário, mais uma vez não vai dar em nada. Como em todas as outras CPIs.
* INCRIVEL, mas o modesto Guarani, do Paraguai, é um dos semifinalistas da Copa Libertadores. Justamente o clube que desclassificou o Corinthians e também conseguiu desclassificar o Racing, da Argentina. Agora ele vai enfrentar o River Plate, que desclassificou o Cruzeiro. Não dá para acreditar.
* O OUTRO confronto pelas semifinais será entre Internacional, de Porto Alegre, e Tigres, do México. Curioso neste jogo será a presença de Sóbis, que começou a jogar futebol no Inter e vai defender o clube mexicano. Não há favorito neste jogo. Há equilíbrio total entre os dois times classificados.
* SÓ QUE esses jogos semifinais só serão disputados em Junho. Dia 14 e 15 e dias 26 e 27. Depois da realização da Copa América 2015 no Chile. Esta Copa, por sinal, começa dia 11 de junho. O Brasil só estreia dia 14 diante do Peru. Neste jogo é certa a presença de Guerrero, ex Corinthians, no comando do ataque peruano. Ele certamente vai dar muito trabalho aos zagueiros brasileiros. Aliás, o time peruano está em fase de evolução.
* POR FALAR em Guerrero, ele assinou contrato com o Flamengo. Um grande reforço para o rubro negro carioca que ainda promete mais um grande nome nas próximas horas. Idéia e montar um time forte para tentar brigar não só por vaga na Libertadores, mas também pelo título do brasileiro.
* BRASILEIRÃO tem sequência no próximo meio de semana. Nesta quarta jogam Vasco da Gama x Ponte Preta, Atlético PR x Figueirense, Chapecoense x Joinville, São Paulo x Santos, Grêmio x Corinthians, Cruzeiro x Flamengo e Avaí x Atlético Mineiro. Na quinta feira serão disputados mais tres jogos.
* O FLUMINENSE recebe o Coritiba, o Palmeiras enfrenta o Internacional e o Sport pega o Goiás. Importante dizer que essa será a quinta rodada do campeonato de um total de trinta e oito. Numa analise dos jogos, diríamos que Vasco e Ponte é partida muito equilibrada onde tudo pode acontecer.
*O ATLÉTICO PR por jogar em casa é favorito diante do Figueirense. A Chapecoense que joga muito bem em casa tem tudo para derrotar o Joinville. Já o São Paulo, no Morumbi, nos parece mais perto da vitória do que o Santos. Esse pode ser o jogo estréia do colombiano Osório, novo técnico tricolor.
* NO SUL o Corinthians tenta se aproveitar da má fase do Grêmio para ganhar os três pontos. O Cruzeiro é favorito contra o Mengão. O Avaí vai sofrer diante do Atlético MG. Jogo bem equilibrado. O Flu é favorito contra o Coritiba. Palmeiras e Inter é jogo equilibrado. Sport é favorito contra o Goiás.
* PELO andar da carruagem duas coisas devem ocorrer nesta semana. Primeiro – Rogério Ceni deve anunciar que ficará no São Paulo até o final do ano. Segundo – Elias, que não queria deixar o Corinthians, vai acabar por aceitar a bela proposta do Flamengo que quer contrata-lo a qualquer custo.
* AO CONTRÁRIO dos últimos anos, os clubes que ocupam os primeiros lugares no Brasileirão não pertencem ao grupo dos chamados grandes. No momento o líder isolado é o Atlético Paranaense, com 9 pontos ganhos. Seguem Sport Recife, Ponte Preta e Goiás com oito. Uma autêntica surpresa.
* NA PARTE de baixo da tabela, há dois clubes cariocas ameaçados pelo descenso, Vasco e Flamengo. Os quatro últimos colocados são Vasco com 3 pontos ganhos, Flamengo, Cruzeiro e Joinville com apenas um. Lógico que isso deve mudar. Mas no momento, o R4 está com essa composição.
* A PORTUGUESA conseguiu sua primeira vitória pela série C do Campeonato Brasileiro. Parece que o time rubro verde começa a ganhar corpo e tem possibilidade de crescer daqui para frente. Na classificação geral Tupi e Londrina com 7 pontos lideram. O Brasil tem 5 e a Portuguesa está com 4.