Palmeiras chega ao fundo do poço e nas mãos do novo técnico Cuca

O Palmeiras trocou de técnico, sonhou com vitórias mas, para surpresa geral só coleciona derrotas.

Desta feita diante do Água Santa, em jogo disputado em Presidente Prudente, por 4 a 1. Para você que não viu o jogo, um placar como esse chega a assustar.

0002050154075 img

Não dá mais. O Palmeiras trocou de técnico, sonhou com vitórias mas, para surpresa geral só coleciona derrotas. No domingo à tarde foi mais uma. Desta feita diante do Água Santa, em jogo disputado em Presidente Prudente, por 4 a 1. Para você que não viu o jogo, um placar como esse chega a assustar.

Mas ele foi justo e o Água Santa jogou para golear. Nem tanto pela sua qualidade técnica, mas, principalmente, pela falta de organização, de aplicação, de qualidade técnica e de esquema tático da equipe verde. A verdade e que Cuca, até agora, não conseguiu, com os mais de trinta jogadores que tem sob seu comando, montar um time.

Os próprios jogadores se reuniram para tentar achar uma forma de sair da má fase, talvez por problemas internos

Os próprios jogadores se reuniram para tentar achar uma forma de sair da má fase, talvez por problemas internos

Vão dizer que ele começa um trabalho e que precisa de tempo. Até concordo. Mas o normal nos clubes brasileiros é que o time que contrata um treinador, consegue algumas vitórias iniciais e anima sua torcida. No Palmeiras de hoje essa realidade não vale. Cuca já perdeu quatro jogos seguidos e não se viu até agora nenhuma melhora da equipe. É demais. Não dá para aguentar.

A torcida tem razão quando vaia, quando tenta invadir treino, quando xinga a diretoria. A vergonha do torcedor palmeirense é muito grande. Supera tudo que se poderia imaginar. O Palmeiras simplesmente não está jogando nada. A derrota por goleada diante de um time limitado como o Água Santa é a maior prova disso.

Diante dessa situação calamitosa, algo precisa ser feito à curtíssimo prazo. Não dá mais para perder jogos sobre jogos. É preciso ao menos empatar. Caso contrário, Cuca pode ser o técnico de ponta que menos tempo ficou à frente de um grande clube em toda a história do futebol brasileiro.

Parece uma situação irreal, mas ela pode acontecer.E m tempo: com a derrota o Palmeiras caiu para último lugar no seu grupo. E o que é pior. Já começa a ficar ameaçado pelo rebaixamento no Paulistão. É reagir ou reagir. Ou o clube vai implodir. Podem acreditar.

C * U * R * T * A * S

* SINCERAMENTE. Mesmo com todo meu currículo de cronista esportivo não sei como explicar a fase que o Palmeiras atravessa. É incrível. O time não acerta passe, não acerta arremate, quase não acerta um desarme. No mínimo, como a fase está péssima, Cuca deveria colocar o time todo na defesa e arrumar a casa lá pela defesa.

* TENTAR armar o time com defesa, meio campo e ataque separados é o que não vai dar. Isso ficou implícito no jogo diante do Agua Santa. Nenhum jogador mostrou futebol. Até Zé Roberto que entrou no segundo tempo fez jogadas bisonhas. A defesa virou uma peneira. Único que se salvou foi o aplicado goleiro Prass. É olha lá.

* NA VILA, Santos e São Paulo com seus times bem desfalcados, empataram em 1 a 1. Um resultado que a meu ver foi justo. O Santos sentiu muito a falta de seus principais titulares. Por isso teve sérias dificuldades para se impor ao São Paulo. O Tricolor jogou mais recuado e tentou fazer o seu gol no contra ataque. Conseguiu.

* DE QUALQUER forma, o São Paulo continua mal em clássicos. Não ganha um. Falou clássico, falou derrota. Na noite de ontem pelo menos o time conseguiu empatar, o que num clássico fora de casa, até que não foi um mau resultado. Mas esse jejum de vitórias do Tricolor em clássicos já incomoda demais os torcedores sãopaulinos.

* NO PEIXE bom trabalho de Renato, um dos melhores em campo. Na criação o time não foi tão bem. E no ataque fez um gol e teve muita dificuldade para concluir. Os titulares, como Ricardo de Oliveira fizeram muita falta. No São Paulo Denis, Maicon, Hudson e Alan Kardec, que fez o gol, foram os melhores. Deu para o gasto.

* FOI DIFICIL como sempre, mas o Corinthians venceu mais um jogo pelo Paulistão, desta feita contra o Ituano, por 1 a 0, gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo, através Felipe, de cabeça. A vitória foi mais do que justa. O Corinthians foi sempre melhor. O Ituano tem muitas falhas, mas tenta compensar com muita aplicação.

* ALIAS, o Ituano, apesar de seu futebol limitado, briga por uma vaga na próxima fase do campeonato. Tem dezoito pontos, o que prova sua boa campanha, mas prova também que o nível técnico do campeonato é bem limitado. Fosse num torneio mais técnico e o time de Itu certamente estaria numa posição bastante inferior.

* DETALHE: o Corinthians foi muito mal nos arremates no jogo de sábado. Chutou cinco bolas na trave do Ituano. Prova de incompetência na hora do arremate. Algo que Tite deve ter anotado e vai precisar melhorar para os próximos jogos. O Corinthians. com mais três pontos, é disparado o time que mais pontos ganhou neste Paulistão.

* OUTROS resultados do sábado. Ferroviária 2 x Oeste 0, Rio Claro 1 x São Bernardo 4, Botafogo 1 x Audax 1 , Linense 5 x Capivariano 0. Próximos jogos, pela décima terceira rodada. Quarta feira – Agua Santa x Ituano, XV x Botafogo, Linense x São Paulo, Oeste x Audax, Capivariano x São Bento e Corinthians x Ponte Preta.

* NO DOMINGO o São Bento venceu o XV, em Sorocaba por 1 a 0. O Mogi perdeu em casa para o Novorizontino por 3 a 0. O Red Bull perdeu para a Ponte por 3 a 0, no Moisés Lucarelli. No Grupo A São Bento e Santos são os dois primeiros. Grupo B – Ituano e Novorizontino. Grupo C São Paulo x Audax. e Grupo D – Corinthians e Red.

* O SÃO Paulo vai passar apertado em Lins. O Linense goleou o Capivariano no sabado por 5 a 0 e vai entrar em campo com muita moral. Já o Tricolor tem oscilado e não mantém o ritmo de uma rodada para a outra. Já o Corinthians é franco favorito diante da Ponte, mesmo porque o jogo será no Itaquerão, onde o Timão costuma vencer.

* NA QUINTA FEIRA jogam: São Bernardo x Mogi, Palmeiras x Rio Claro, Red Bull x Novorizontino e Santos x Ferroviaria. O Verdão não atravessa bom momento, mas, por jogar em casa, contra um adversário fraco como o Rio Claro, deve vencer. Já o Santos, em VIla Belmiro, vai ter trabalho para derrubar a Ferroviaria. Mas entra como favorito.

* AS ELIMINATÓRIAS Sulamericanas da Copa do Mundo de 2018 terá uma rodada completa nesta terça feira. O jogo mais importante para os brasileiros será o que irá opor a Seleção Brasileira contra o Paraguai. Esse jogo será disputado em Assunção. Bom lembrar que os paraguaios tem o mesmo número de pontos dos brasileiros.

* DEVE-SE esperar uma partida muito difícil, porque, depois de passar por uma fase bastante ruim, o Paraguai voltou a montar uma boa Seleção. E como o jogo será em Assunção, a possibilidade até de uma vitória paraguaia é grande. O Brasil vai precisar jogar mais do que o fez diante do Uruguai na última sexta feira no Recife.

* É BOM lembrar que Neymar e David Luiz não jogarão pelo Brasil neste jogo. Ambos levaram cartão no jogo diante do Uruguai e por isso não poderão entrar em campo nesta terça feira. No caso de Neymar, o Brasil perde em qualidade. Mas no caso de David Luiz, é até bom que ele esteja fora porque não tem jogado nada ultimamente.

* OS QUATRO jogos que serão disputados além de Brasil e Paraguai, colocam frente a frente a Colômbia diante do Equador, o Uruguai contra o Peru, A Argentina diante da Bolívia e a Venezuela contra o Chile. Em tese, Uruguai, Argentina e Chile são favoritos. Já no jogo entre Colômbia e Equador há total equilíbrio. Tudo pode acontecer.

* SITUAÇÃO das Eliminatórias neste momento. O Equador lidera com 13 pontos ganhos. O Uruguai tem 10. Brasil, Paraguai e Argentina tem 8. O Chile e a Colômbia tem 7. O Peru tem 4. A Bolívia, 3 e a Venezuela, 1. No caso do Equador, que lidera, é a grande surpresa desta fase das Eliminatórias. O Uruguai também tem brilhado.

*SELEÇÃO Olimpica Brasileira venceu a Africa do Sul ontem em Maceió, como jogo preparativo para os Jogos Olimpicos do Rio. Boa exibição da equipe brasileira que mostrou evolução. Mas ainda falta uma certa evolução para o time olimpico chegar no ponto ideal. Quando puder contar com Neymar, isso certamente vai acontecer.