Palmeiras 4 x 2 Santos - Em 45 minutos, Verdão volta ao G4

São Paulo, SP, 24 (AFI) – Em um jogo com um primeiro tempo de tirar o fôlego, o Palmeiras voltou ao G4 do Campeonato Brasileiro. O time alviverde goleou o Santos, por 4 a 2, na noite desta quinta-feira, no Estádio Palestra Itália, em São Paulo, no encerramento da 14.ª rodada da competição.

Com o resultado, o Verdão, que vinha de um tropeço contra o Goiás (3 a 2), conseguiu a reabilitação e assumiu a quarta colocação, com 24 pontos. Leva vantagem sobre o Cruzeiro nos gols pró (25 a 20). Já o Peixe chegou a sétima derrota em 14 jogos e continua na zona da degola. É o penúltimo, com apenas 11.

Palmeiras e Santos fizeram um primeiro tempo emocionante. Nos primeiros 45 minutos, foram anotados os seis gols do jogo. O destaque foi o lateral Leandro, que marcou dois e deu passe para outro. Na segunda etapa, o ritmo de ambos caiu e poucas chances foram criadas.

Baile de gala do Verdão
O Palmeiras começou a partida como um “rolo-compressor”. Acuando o Santos na defesa, o time esmeraldino não demorou muito a balançar as redes. Logo aos dois minutos, o lateral Leandro cobrou falta na área, a bola passou por toda zaga e entrou direto. O árbitro, porém, entendeu que o atacante Alex Mineiro, em posição duvidosa, teria tocado na bola e anulou o gol.

O impedimento polêmico, entretanto, não desestabilizou o Verdão, que seguiu impondo uma pressão intensa. Até que aos 12, o próprio Leandro. Alex Mineiro deu belo passe no meio da zaga e o lateral apareceu livre na área para apenas tirar do goleiro Felipe.

Os donos da casa não deram nem tempo para o Peixe assimilar o gol. Logo aos 14, o time ampliou em outra bela trama. O meia Diego Souza deu um passe açucarado para Alex Mineiro, que bateu na saída do arqueiro. Assustado, a equipe alvinegra tentou sair para o ataque a fim de diminuir a pressão.

Mas o Palmeiras se mostrou um time eficiente mais uma vez e chegou ao terceiro gol aos 29. Leandro, novamente, cobrou falta para a área, mas a bola pegou efeito e acabou encobrindo Felipe. O gol foi bastante semelhante ao marcador por Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra na Copa de 2002.

Reação em dose dupla
Depois dos três gols e com a facilidade com que os donos da casa chegavam, a expectativa passou a ser de goleada. Mas aí foram os santistas que passaram surpreender. Aos 33, o zagueiro Fabão escapou pela ponta direita e cruzou rasteiro, na medida, para o atacante Kléber Pereira estufar as redes.

O gol renovou os ânimos do clube praiano, que conseguiu chegar ao segundo gol aos 37. O meia Molina deu bela enfiada de bola na área e o lateral-direito Apodi apareceu como elemento surpresa, para bater no ângulo esquerdo.

O tento marcado por Apodi deixou a torcida alviverde preocupada. Afinal, a tendência era a de que o Santos passasse a pressionar. Aos 44, no entanto, Leandro, o nome do jogo, mais uma vez fez a diferença. Ele alçou bola na área e Gladstone desviou de cabeça para ampliar.

Os times pregaram
O primeiro foi o clímax do jogo. Na volta do intervalo, as duas equipes pareciam ter gastado todas suas energias nos primeiros 45 minutos. Satisfeito com o resultado, o Palmeiras voltou tentando cadenciar a partida. Trocou passes e evitou se arriscar com jogadas mais incisivas no ataque.

Já o Peixe se acertou em campo. Começou a marcar a saída de bola e acabou deixando o duelo mais equilibrado. O ritmo do jogo também caiu e a única grande chance aconteceu aos 26. E foi para os mandantes. Fabinho Capixaba invadiu a área pela direita, mas bateu em cima de Felipe.

Próximos Jogos
No próximo domingo, às 16 horas, o Palmeiras volta a campo para enfrentar o líder Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o Santos joga contra o Vasco, nos mesmos dia e horários, na Vila Belmiro, em Santos.

Ficha Técnica

Palmeiras 4 x 2 Santos

Local: Estádio do Palestra Itália, em São Paulo-SPÁrbitro: José Henrique de Carvalho-SP
Público: 21.339 pagantes
Cartões Amarelos: Fabinho Capixaba, Maurício, Valdívia, Leandro e Diego Souza (Palmeiras); Fabão, Marcelo, Apodi, Kléber Pereira, Kléber, Maikon e Fabiano (Santos)
Gols: Leandro aos 12 e aos 29, Alex Mineiro aos 14 e Gladstone aos 44’/1T (Palmeiras); Kléber Pereira aos 33’/1T e Apodi aos 37’/1T (Santos)

Palmeiras
Marcos; Fabinho Capixaba, Jéci, Gladstone e Leandro; Maurício (Maicossuel), Jumar, Wendel e Diego Souza (Lenny); Valdívia e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Santos
Felipe; Marcelo, Fabão e Fabiano Eller (Tiago Luís); Apodi, Adriano (Fabiano), Molina (Maikon) e Kléber; Cuevas e Kléber Pereira.
Técnico: Cuca