Palmeiras 1 x 0 Grêmio - Verdão joga pressão em Flamengo e Cruzeiro
O time alviverde conquistou a terceira vitória consecutiva e começa a mirar a liderança do torneio
O único gol do Palmeiras foi marcado por Facundo Torres, aos dois minutos do primeiro tempo.
São Paulo, SP, 26 (AFI) – O Palmeiras venceu a terceira partida consecutiva pelo Campeonato Brasileiro ao superar o Grêmio por 1 a 0 na noite deste sábado, no Allianz Parque, em São Paulo. Com a vitória pela 17ª rodada, a equipe cola no líder Cruzeiro, que soma 34 pontos, dois a mais que os alviverdes. Os mineiros ainda jogam no domingo, contra o Ceará.
Um time frenético abriu o placar com Facundo Torres logo aos dois minutos de jogo. O Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense, que pode cadenciar o ritmo. Nas poucas vezes em que os gaúchos levaram perigo, Weverton fez boas defesas.
Agora, o foco do Palmeiras será o Corinthians, rival das oitavas de final da Copa do Brasil, com jogo de ida na Neo Química Arena, na quarta-feira. Um dia antes, o Grêmio recebe o Fortaleza, em jogo atrasado da 14ª rodada.
RELÂMPAGO
Só o Palmeiras apareceu nos primeiros momentos. Com apenas dois minutos, Facundo Torres abriu a vantagem, em jogada trabalhada do ataque alviverde, com Piquerez e Maurício.
O lance que originou o gol se repetiu mais vezes, com avanços do uruguaio pelo lado esquerdo, bagunçando o setor do garoto Igor Serrote e de Pavón.
O Palmeiras não precisou de esforço para defender-se. O Grêmio, no pouco tempo que ficou com a bola (o Palmeiras chegou a ter 73% da posse), não conseguia trocar passes e avançar.
A melhor chance gremista veio com Pavón. O argentino recebeu lançamento em profundidade e chutou forte. Weverton salvou em defesa comemorada como um gol no Allianz Paque.
O Palmeiras manteve a pressão alta, e o Grêmio encontrou nos lançamentos às costas da defesa um caminho para tentar reagir. O time, contudo, não conseguiu levar mais perigo.
PALMEIRAS SEGUROU!
Na volta do intervalo, o repertório gremista cresceu. A bola longa não era o único recurso, e o time melhorou a troca de passes para avançar. O Palmeiras ainda não chegava a ser ameaçado, mas Abel Ferreira preferiu promover três substituições para tentar retomar o controle do jogo.

As trocas também já miravam o duelo do meio da semana pela Copa do Brasil. Mesmo os titulares que ficavam em campo diminuíam o ritmo. Era o caso de Facundo Torres, que passou a correr menos e foi coberto por Flaco López.
Enquanto o Palmeiras reduzia a velocidade, o Grêmio não conseguia acelerar. O time de Mano Menezes conseguiu trabalhar mais com aproximações. As falhas no campo de ataque, porém, repetiam-se.
Apenas aos 36 minutos, o Grêmio conseguiu uma conclusão. Foi a partir de jogada individual do garoto Alysson. Entre finalização e cruzamento, Weverton até esticou o braço, mas não precisou sequer fazer a defesa.
Na pressão e no desespero gremista, quem quase se deu melhor foi o Palmeiras. Foram puxados dois contra-ataques no acréscimo, mas o time da casa não conseguiu concluir para ampliar.
Um susto foi o último lance da partida. Aravena cruzou, e a bola passou por Jardiel e Edenilson. Nenhum dos gremistas conseguiu finalizar, já dentro da área, o que garantiu a vitória mínima do Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 17ª rodada
-
Data:
- 26/07/2025
-
Horário:
- 12:00
-
Árbitro:
- Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
-
Assistentes:
- Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
-
VAR:
- Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
-
Cartões Amarelos:
- Palmeiras: Emiliano Martínez
- Grêmio: Gustavo Martins e Pavón
-
GOLS:
- Palmeiras: Facundo Torres 2’/1T
-
Público:
- 37.132 torcedores
-
Renda:
- R$ 2.985.573,20
-
Estádio:
- Allianz Parque
-
Local:
- São Paulo (SP)



































































































































