Palestino-CHI x Internacional - Em busca do tri, Colorado visita zebra chilena

Além da dupla, o Grupo A da Copa Libertadores tem ainda o peruano Alianza Lima e o argentino River Plate

Além da dupla, o Grupo A da Copa Libertadores tem ainda o peruano Alianza Lima e o argentino River Plate

0002050372996 img

Porto Alegre, RS, 05 (AFI) – Em 2010, o Internacional conquistou a segunda Libertadores, quatro anos após o primeiro, empatando no número de títulos que o Grêmio tinha à época. O Tricolor, aliás, não vencia nada que não Estadual desde a Copa do Brasil de 2001. Assim, imaginava-se que o Colorado se tornaria a grande referência gaúcha no continente. Isso, porém, não aconteceu: o time do Beira-Rio foi rebaixado no Brasileirão de 2016; enquanto a equipe mosqueteira venceu a edição 2017 da competição sul-americana. Disposto a inverter o cenário, o escrete vermelho e branco estreia no Grupo A nesta quarta-feira, às 19h15, no San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI), diante do Palestino.

Na Fase de Grupos, que chega ao fim apenas no começo de maio, as 32 equipes estão divididas em oito chaves de quatro times. Além de gaúchos e chilenos, o Grupo A tem ainda o peruano Alianza Lima e o argentino River Plate. Eles jogam em turno e returno, disputando duas vagas nas oitavas de final; enquanto o terceiro colocado tem um prêmio de consolação: segue para a Copa Sul-Americana desta temporada.

Palestino-CHI x Internacional - Em busca do tri, Colorado visita zebra chilena
Palestino-CHI x Internacional – Em busca do tri, Colorado visita zebra chilena

COMO CHEGAM OS TIMES?
Os donos da casa tiveram que passar por duas fases preliminares até alcançarem a Fase de Grupos. Em uma das pernas mais difíceis, passaram por Independiente Medellín, da Colômbia, e Talleres, da Argentina, time que havia eliminado o São Paulo. Para a estreia, o Palestino terá elenco completo, incluindo o meio-campista Luis Jiménez, que sentira um desconforto muscular diante do time de Córdoba.

Esta será a primeira participação do técnico Odair Hellmann na Libertadores e o jogo em Santiago marca também o retorno do Internacional ao torneio após quatro anos de ausência. Não à toa, o treinador revelou que tem dormido pouco e sentido muita expectativa. Dentro das quatro linhas, a maior dúvida é sobre quem será o comandante do ataque: Pedro Lucas ou Rafael Sobis será apoiado pelo tripé composto por Patrick, William Pottker e Nico López.

CURIOSIDADE
O rival do Internacional na estreia tem um ídolo em comum com o time gaúcho. O zagueiro chileno Elias Figueroa ganhou títulos pelas duas equipes nas décadas de 1970. Após ganhar dois Brasileiros pelo clube de Porto Alegre, com direito a marcar o gol na final de 1975, contra o Cruzeiro, o defensor se transferiu ao Palestino, onde foi campeão chileno, em 1978.