Palco de títulos e até da seleção, Brinco de Ouro completa 67 anos

Primeira partida do estádio foi contra o Palmeiras, com uma derrota dos visitantes

Primeira partida do estádio foi contra o Palmeiras, com uma derrota dos visitantes

0002050469440 img

Campinas, SP, 31 (AFI) – Palco da principal conquista da história do Guarani, o estádio Brinco de Ouro completa 67 anos desde a primeira partida no local, no dia 31 de maio de 1953. O local já passou por reformas, já foi cenário para partida da Seleção Brasileira e esteve presente na Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil.

O Guarani, fundado em 1911, foi um em terreno na região do bairro Guanabara, com o apelido de “Pastinho”. Porém, em 1947, por conta de mudanças no regulamento do Campeonato do Interior, não tinha estrutura para receber os jogos.

Casa cheia. (Foto: Guarani / Divulgação)

Casa cheia. (Foto: Guarani / Divulgação)

Então, o Guarani recebeu uma proposta quase irrecusável um ano depois: uma imobiliária queria a área do antigo estádio e, em troca, ofereceu um terrenos quase três vezes maior, em outro bairro. O sonho de uma casa nova começava a ser escrito.

ESTREIA!
Cinco anos depois, o estádio ficou quase pronto – a estreia foi feita sem ter a construção das cabeceiras, que seriam feitas apenas no fim da década de 60. Para a inauguração, foram convidados Palmeiras e Fluminense-RJ e, o primeiro embate foi no dia 31 de maio de 1953, contra a equipe paulista.

Os donos da casa se deram melhor e venceram por 3 a 1, com gols de Nilo – primeiro a marcar no estádio, após cobrança de falta -, Dido e Augusto. O tento palmeirense ficou por conta de Lima. A partida contra o time carioca foi no dia 4 de junho, dessa vez com os visitantes se dando melhor – o Fluminense venceu por 1 a 0.

Glórias em casa. (Foto: Lucas Figueiredo / Guarani)

Glórias em casa. (Foto: Lucas Figueiredo / Guarani)

REUTILIZAÇÃO!
Até as cabeceiras ficarem prontas, o clube optou por usar cadeiras de madeira atrás dos gols, reutilizando o material do “Pastinho”. As torres de iluminação foram instaladas em 1964 e o tobogã teve sua construção iniciada no fim da década de 1970, perto da conquista do título brasileiro.

Inclusive, a principal conquista da história do clube foi conquistada dentro de sua casa: no dia 13 de agosto de 1978, o Guarani venceu o Palmeiras por 1 a 0, gol de Careca, e ficou com o título do Campeonato Brasileiro inédito até hoje para um clube do interior.

Estádio do Guarani. (Foto: Tiago Ferreira)

Estádio do Guarani. (Foto: Tiago Ferreira)

COPA DE 2014!
Só em 2014 que o estádio passou por alguma reforma, para poder ser subsede na Copa do Mundo de 2014. Como a seleção da Nigério usou o local para treinamentos, algumas mudanças na estrutura e no próprio gramado tiveram que ser feitas – agora, as dimensões do campo estão no Padrão Fifa.

A Seleção Brasileira também já passou pelo estádio – em 1966, fez jogos treinos para se preparar para a Copa do Mundo e, em 1990, fez um amistoso contra a Bulgária, onde venceu por 2 a 1, com gols de Muller e Aldair.

ORIGEM!
O nome do estádio vem de um trocadilho. Antigamente, a cidade de Campinas era conhecida como “Princesa d’Oeste”, que remete ao caráter acolhedor da cidade com todos os seus visitantes e seus moradores. Além disso, a maquete do estádio remetia a figura de um brinco. Por isso foi chamado de Brinco de Ouro da Princesa.

Ficha técnica – Guarani 3 x 1 Palmeiras

Local: Brinco de Ouro da Princesa – Campinas/SP
Data: 31/05/1953 (domingo)
Gols: Nilo, Dido e Augusto (Guarani); Lima (Palmeiras)

GUARANI: Paulo; Herbert e Palante; Nilo (Waldir), James (Manduco) e Saraiva; Dido (Renato), Nonô, Romeu (Augusto), Julinho (Piolim) e Hélio.

PALMEIRAS: Rugilo (Furlan); Rubens e Sarno (Rafagnelli); Ruiz (Rui), Waldemar Fiume e Nésio; Lima (Moacir), Carlyle (León), Tito (Richard), Jair Rosa Pinto e Rodrigues.

player