Ouça! Revelação do Futebol Interior lança livro sobre futebol em Campinas
Gustavo Hofman, além de escritor é comentarista o Canal ESPN
O jornalista Gustavo Hofman lançou nesta semana em São Paulo e em Campinas, o livro ‘Quando o futebol não é apenas um jogo’. A obra retrata o oposto do que está na mídia e nos holofotes o tempo todo, mostra competições em países com pouca tradição ne
Campinas, SP, (AFI) – O jornalista Gustavo Hofman lançou nesta semana em São Paulo e em Campinas, o livro ‘Quando o futebol não é apenas um jogo’. A obra retrata o oposto do que está na mídia e nos holofotes o tempo todo, mostra competições em países com pouca tradição neste esporte, bem como: o Campeonato de Liechtenstein, do Syrianska FC, da Suécia e um outro Campeonato em País de Gales impronunciável, já que o nome na sua maioria só tem consoantes: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Lançado pela Editora Via Escrita, o livro tem 106 páginas e custa R$ 30. Até aqui, o jornalista fez questão de fazer o lançamento em São Paulo, onde trabalha atualmente, no Canal ESPN e em Campinas, cidade em que o jornalista foi criado. O evento foi Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e reuniu um bom público. O comunicador da Rádio Futebol Interior, Miguel Salek esteve no evento e conversou com o jornalista Gustavo Hofman, que demonstrou um carinho especial pelo Futebol Interior, onde iniciou a carreira.
Além do Portal Futebol Interior, o escritor e jornalista passou por por “Folha de S. Paulo”, portal “Terra”, além do site/revista “Trivela”.
Sobre o livro
Nunca vi o futebol apenas como um jogo. Até mesmo por experiência própria. Afinal, por tudo que já sofri com esse esporte ele não pode ser apenas um jogo onde um time quer vencer o outro marcando mais gols. Se fosse tão simples assim, tão banal, como explicar a paixão de milhões e milhões de torcedores espalhados pelo mundo por um grupo de jogadores correndo com a mesma camiseta, pela qual você é capaz de gastar, muitas vezes, o dinheiro que não tem para comprá-la? Simplesmente porque o futebol extrapola todas as barreiras meramente esportivas.
E essa ligação com o futebol transcende em diversos casos o relacionamento afetivo pela coletividade esportiva. Ou seja, não se restringe ao fato de você ter escolhido um time para torcer por motivos geográficos ou familiares.

O futebol, através de uma equipe, pode representar uma pátria sem terra; mostrar ao mundo o sofrimento de um povo; explicar com outros olhos uma guerra; traduzir a indignação de uma torcida; exemplificar paixões; traduzir geopolíticas; trazer a economia mundial para uma roda de bar; ou simplesmente contar uma história curiosa. Tudo isso é possível através dessa invenção espetacular chamada futebol, o esporte mais popular do planeta.
O mundo do futebol não é feito apenas de Liga dos Campeões, salários milionários e histórias cheias de glamour e fama. Ele é, acima de tudo, composto por histórias de superação, curiosidades e fatos históricos que mostram como o jogo, muitas vezes, é apenas um detalhe. Em diversos casos, e em determinados momentos, o detalhe mais importante da vida.
Muitas pessoas gostam apenas de assistir partidas espetaculares, com um nível de jogo altíssimo. Valorizam demais os principais times e torneios. Assim, menosprezam competições menores ou de países que não têm tradição na modalidade ou mesmo público. Deixam de conhecer histórias sensacionais.
Histórias como a de política de contratações do Shakhtar Donetsk, que prioriza brasileiros para o ataque e ucranianos para a defesa; toda superação e o sofrimento na infância de Edin Dzeko, o “Diamante Bósnio”; a importância do Hajduk para toda população de Split, na Croácia; o complicado relacionamento entre bilionários e clubes de futebol no Cáucaso russo; o futebol jogado em um dos menores países do planeta, Liechtenstein.
Este livro pretende contar estas e outras histórias, as quais eu vivi fazendo matérias e entrevistas para Trivela e ESPN ou tendo visitado os locais.
*Apresentação extraída do livro, que já está à venda em algumas livrarias e nos respectivos sites. Além disso, é possível comprar diretamente da editora pedindo pelo email [email protected].





































































































































