Ou Cuca prova inocência ou Duílio não segura ele no cargo

Um forte movimento contra Cuca foi criado, exigindo que o treinador seja demitido, o que, a princípio, a diretoria corintiana garante que não vai fazer.

Presidente do Corinthians elogia o técnico Fernando Lázaro: 'Pronto para assumir'
Duílio Monteiro Alves numa situação delicada. Foto: Reprodução - Onefootball

Campinas, SP, 24 (AFI) – A diretoria do Corinthians contratou dias atrás o técnico Cuca para dirigir seu time de futebol profissional. Até aí, tudo bem, porque trata-se ainda de um dos melhores treinadores de futebol do País. O problema é que, alguém lembrou que, no passado, lá na Suíça, o ainda jovem Cuca participou com três companheiros de clube de atos de ‘abuso sexual’ numa garota de apenas 13 anos, num dos quartos do hotel onde eles estavam hospedados.

O caso foi parar na Justiça daquele país e, o julgamento correu à revelia, com Cuca e seus parceiros sendo condenados a pena de 15 meses de prisão. Antes disso, eles ficaram quase dois meses presos na Suíça, nem voltando com a delegação do Grêmio para o Brasil.

E, como nenhum deles voltou àquele país, a punição prescreveu – o fato aconteceu em 1987, ou seja, há 35 anos –  e o caso caiu em total esquecimento. Só que nesta semana, quando o assunto voltou à cena, um forte movimento contra Cuca foi criado, exigindo que o treinador seja demitido de imediato, o que, a princípio, a diretoria corintiana garante que não vai fazer.

AVALIAÇÃO DETALHADA

O presidente corintiano, Duílio Monteiro Alves, garante até que, antes de contratar o técnico, pediu a sua assessoria que fizesse um levantamento minucioso sobre esse caso e, segundo se apurou, Cuca estava na Suíça naquela época com a delegação do Grêmio, mas não participou dos atos de abuso sexual, que alguns, insistem rotular como estupro.

Acontece que o Movimento contra Cuca promete ampliar sua pressão e garante que não vai parar com ela enquanto o treinador não for demitido. A situação é muito difícil e acho que a única saída seria divulgar tudo o que Duílio levantou a respeito do caso e até marcar uma coletiva de imprensa com as presenças dele e de Cuca para esclarecer definitivamente o assunto.

E se Duílio não tiver provas palpáveis, que mande um representante (advogado ou alguém que entenda deste assunto) para a Suíça, para trazer mais detalhes do que o Juiz que julgou o caso escreveu no texto final daquele  julgamento. Se ficar mesmo provado que Cuca não participou do embróglio, caso encerrado. Mas, se participou, a solução seria demiti-lo e procurar imediatamente um substituto. Caso contrário, a pressão vai continuar forte e nem Cuca nem Duílio terão forças para manter o treinador no cargo. 

DERROTA PREOCUPANTE

E já que falamos do futebol do Corinthians, lembro que ele perdeu por 3 a 1, de virada, em Goiânia, para o Goiás, no domingo passado. Uma derrota preocupante, porque o time que Cuca colocou em campo não conseguiu segurar o adversário e mostrou que não tem elenco para encarar um campeonato tão difícil e equilibrado como é o Brasileiro.

Pior é saber que a diretoria não tem mais recursos para contratar reforços ou pagar salários. O clube deve mais de um bilhão de reais e está sendo processado por vários de seus credores. Gastar mais neste momento, seria dar um tiro no pé. A verdade é que o elenco envelheceu e aqueles que administraram o futebol do clube não perceberam que vários jogadores titulares, estavam em fase decadente.

A prova maior do que estou dizendo está neste início de campeonato que o Corinthians vem fazendo. Nos dois jogos disputados até agora, ganhou sem merecer do Cruzeiro e perdeu do Goiás. A semana promete muitas emoções aos corintianos. Primeiro, recebe o Remo, pela Copa do Brasil (quarta-feira) para tentar reverter a derrota por 2 a 0 em Belém. No sábado que vem pega o eficiente Palmeiras, na Allianz Arena, pela terceira rodada do Brasileirão. Se perder, vai cair ainda mais na tabela de classificação e desesperar a Fiel Torcida.

Será que Cuca e Duílio terão força para segurar essa barra? Eu duvido. E você, meu caro amigo corintiano?? 

Confira também: