Os treinadores valem quanto pesam, porque representam muito aos clubes

Mas são valores coerentes com o cargo? Claro que são. O negócio do futebol envolve muito dinheiro e os treinadores, juntamente com os jogadores, são os protagonistas.

É um assunto polêmico que mexe com a imprensa, dirigentes e torcedores. São cifras enormes em comparação aos executivos de empresas, quanto mais ao trabalhador comum.

0002050039456 img

Mais uma vez a Pluri Consultoria, também especialista em negócios do futebol, divulga dados referentes aos salários dos treinadores brasileiros. É um assunto polêmico que mexe com a imprensa, dirigentes e torcedores. São cifras enormes em comparação aos executivos de empresas, quanto mais ao trabalhador comum.

Abel Braga: fortes pressões no Internacional

Abel Braga: fortes pressões no Internacional

Vamos a alguns exemplos: Abel Braga (Inter), Muricy Ramalho (São Paulo) e Mano Menezes (Corinthians) 500 mil reais mensais; Marcelo Oliveira(Cruzeiro) 450; Luxemburgo (Flamengo), Felipão(Grêmio) e Levir Culpi (Atlético Mineiro) 300; Dorival Júnior(Palmeiras) 200; Vagner Mancini (Botafogo) e Joel Santana (Vasco) 150.

Mas são valores coerentes com o cargo? Claro que são. O negócio do futebol envolve muito dinheiro e os treinadores, juntamente com os jogadores, são os protagonistas. Sem os treinadores o futebol não evolui. Eles são planejadores, estrategistas, executores, disciplinadores, motivadores e muitos outros atributos de verdadeiros líderes. A pressão que os treinadores sofrem é algo quase desumano.

Ricardo Gomes sentiu-se mal no banco do Vasco da Gama

Ricardo Gomes sentiu-se mal no banco do Vasco da Gama

Ricardo Gomes (ex-treinador do Vasco) com paralisia facial em pleno banco de reservas no exercício de sua função, Muricy quando estava no Santos com diverticulite e agora no São Paulo com arritmia cardíaca e Guto Ferreira na Ponte Preta também com arritmia são exemplos. Foram hospitalizados com urgência e até hoje o Ricardo não voltou à sua profissão.

Sofre a cabeça, o estômago e o coração sem falar dos nervos. E até têm envelhecimento precoce. Os pilotos de competições assim como os atletas profissionais de alto rendimento ganham muito bem. Merecem. Os treinadores de futebol recebem salários astronômicos que equivalem aos seus pesos, isto é, o que representam para os seus times.

SE VEJO LAMA ME JOGO DE CABEÇA. GOSTO DOS DESAFIOS NO MUNDO DO FUTEBOL.
Diego Pablo Simeone, argentino e treinador do Atlético de Madrid no livro Pensar com os pés