Os melhores lugares para praticar esportes aquáticos no litoral brasileiro

grupodicas2 imagem1 setembro 2022 e1663949252820
Os melhores lugares para praticar esportes aquáticos no litoral brasileiro, (pixabay)

São Paulo, SP, 23 (AFI) – Um território vasto com paisagens variadas, o Brasil é também um país totalmente aberto ao azul do Oceano Atlântico. O clima quente torna-o um paraíso para os entusiastas dos esportes aquáticos, quer estejam à procura de surf ou de exploração submarina. Não há dúvida de que tanto a água salgada quanto a doce tem um papel importante na prática de diversos esportes aquáticos.

grupodicas2 imagem1 setembro 2022
Os melhores lugares para praticar esportes aquáticos no litoral brasileiro, (pixabay)

Com mais de 7.000 quilômetros de litoral ideal para a prática de surf e kitesurf, mergulho e outras modalidades, os fãs de esportes encontrarão muitos motivos para praticar seu esporte favorito, seja em destinos do litoral Nordeste, do litoral Sudeste ou em uma ilha dos sonhos.

Veja, então, os esportes para você aproveitar nas praias brasileiras, começando pelo surf que é muito popular.

SURF

O litoral brasileiro oferece tamanha profusão de praias e ondas, que alguns surfistas já não hesitam em comparar o país com o Havaí. Um exemplo em especial é a praia de Cacimba do Padre, na ilha de Fernando do Noronha.

O lugar é chamado de “Havaí do Brasil” e com certeza é o local a ser visitado por surfistas. Com ondas que chegam a quase cinco metros de altura, a melhor época para visitar este paraíso do surfe é entre os meses de novembro a março.

No Sul do país, Joaquina, em Florianópolis, também é imperdível com suas ondas poderosas. A melhor época para surfar é de março a maio.

A Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro, é outro destino que combina o prazer do surf com paisagens de sonho. Ainda no Rio, Búzios, a “Saint Tropez brasileira”, é famosa pelo esporte. Por fim, Itacaré, no sul da Bahia, é repleta de ondas formidáveis.

KITESURF

O Nordeste do Brasil possui alguns dos melhores pontos de kitesurf do planeta. Para os amantes dos esportes aquáticos, o kitesurf tornou-se ideal, combinando o prazer de surfar e de sentir o vento. As vastas praias do litoral nordestino, com seus constantes ventos alísios e centenas de quilômetros de costa, fizeram desta região do Brasil um paraíso para os praticantes de kitesurf.

O esporte vem ganhando popularidade graças à evolução dos equipamentos, que facilitam o aprendizado e têm um custo de aquisição razoável. Os praticantes encontrarão as condições ideais para pratica do kitesurf nas praias de Pipa ou São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte; Combuco, em Pernambuco; ou Jericoacoara, no Ceará.

Além do esporte, estas praias são relativamente selvagens, tornando o kitesurf uma experiência espetacular. Os ventos sopram de oeste para leste, sem interrupção, e possibilitam a prática do kitesurf quase o ano todo, porém, o melhor período é entre junho e dezembro.

MERGULHO

O Brasil também é um destino popular para os entusiastas do mergulho, seja com snorkel ou com tanques no mar, ou flutuação, em água doce. Uma diversidade de vida subaquática é oferecida aos mergulhadores, além de belas excursões a locais rochosos e naufrágios. Um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho, sem dúvida, é a ilha de Fernando de Noronha.

Localizada a 300 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco, em pleno Atlântico, este santuário ecológico proporciona aos aventureiros um fundo do mar rico em muitas espécies de corais, tartarugas marinhas, tubarões e peixes coloridos. Com mais de 25 pontos para realizar a atividade, Noronha é um lugar exclusivo que deve constar no topo da lista de destinos dos fãs de mergulho.

Para quem ama águas calmas, a flutuação é a escolha perfeita. O esporte acontece na superfície e os praticantes são levados calmamente pela correnteza enquanto observam peixes e plantas subaquáticas. A flutuação em Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das mais famosas do Brasil e pode ser realizada em diferentes rios e nascentes.

STAND UP PADDLE

O objetivo do stand up paddle é permanecer sobre uma grande prancha plana, na vertical, na superfície da água. A direção é controlada por um grande remo de dois gumes. Além de ser um bom exercício físico, é também uma excelente forma de entrar em contato com a natureza.

Bons lugares para praticar stand up paddle no Brasil são a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro; a Praia do Madeiro, em Tibau do Sul (RN); e a Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos (SC). Na Baía dos Golfinhos, os visitantes podem ter a companhia dos dóceis animais enquanto praticam o esporte.

Stand up paddle também pode ser praticado em água doce – e um dos lugares mais incríveis para o esporte é, de novo, Bonito (MS). O local oferece a tranquilidade ideal para a prática da atividade, além de proporcionar toda a exuberância da flora e da fauna que o cerca.

Confira também: