Os maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX

Foi no século passado em que o Brasil não apenas ingressou de vez no futebol como, também, ganhou destaque internacional.

Afinal de contas, a partir da década de 1950 pode-se dizer que o esporte foi praticamente dominado por figuras brasileiras, que começaram a despontar aqui e, em alguns casos, eram vendidas para o exterior

Screenshot 2022 09 22 at 11 01 07 futeboldointerior Os maiores idolos brasileiros do seculo
Os maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX

Campinas, SP, 22 – Que o Brasil é o país do futebol, isso não é segredo para ninguém. O que muitos não sabem, no entanto, é que essa imagem foi construída e consolidada justamente pela grande quantidade de craques aqui gerados no século passado. Mas, afinal de contas, você conhece os maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX?

Foi no século passado em que o Brasil não apenas ingressou de vez no futebol como, também, ganhou destaque internacional. Afinal de contas, a partir da década de 1950 pode-se dizer que o esporte foi praticamente dominado por figuras brasileiras, que começaram a despontar aqui e, em alguns casos, eram vendidas para o exterior. 

Depois que o Brasil ganhou a sua primeira Copa do Mundo, em 1958, o esporte nunca mais foi o mesmo. Isso porque naquela geração se criaram alguns dos maiores nomes da história do futebol, como o principal jogador de todos os tempos: Pelé, o Rei. Acontece que ele não foi o único – naquele século, muitos brilharam.

E é por isso que separamos aqui os nomes de alguns dos maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX. Confira:

Pelé – Santos 

Não dá para falar sobre os maiores ídolos brasileiros no século XX sem começar pelo principal nome da história do esporte. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, surgiu para o mundo no Santos, o seu primeiro e único clube no Brasil. O Rei defendeu a camisa do Peixe por 18 anos, de 1956 a 1974. 

Nesse meio tempo, foram nada mais nada menos do que três Copas do Mundo com o Brasil, duas Copas Libertadores e duas Copas Intercontinentais, o equivalente ao Mundial de Clubes nos dias de hoje. Os números de Pelé ainda geram discussões, se realmente foram mil ou não.

O que é certo, no entanto, é que ele simplesmente revolucionou a maneira de se jogar futebol. Fez tudo o que podia e mais um pouco, com dribles, gols, jogadas, desarmes, tudo. Não à toa, ganhou três Copas do Mundo – feito que nenhum outro atleta jamais conseguiu repetir até então.

Nilton Santos e Garrincha – Botafogo

Quando falamos sobre os maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX e citamos o Botafogo, é mais do que necessário destacar dois nomes. Nilton Santos e Garrincha são, sem sombra de dúvidas, os dois principais jogadores da história do Fogão, os quais foram protagonistas dos anos de ouro da equipe carioca. 

Nilton Santos foi o primeiro grande nome da história do Botafogo. Ele começou a jogar pelo Fogão no longínquo ano de 1947, se destacando ainda naquela década. O clube carioca, inclusive, foi o único o qual ele vestiu a camisa ao longo de toda a sua carreira profissional, que se encerrou em 1964.

Já Garrincha não jogou apenas no Botafogo, mas foi lá onde ele escreveu a melhor parte de sua história enquanto jogador. O famoso Anjo das Pernas Tortas chegou ao clube enquanto Nilton Santos ainda jogava, no ano de 1953. Lá, fez as melhores temporadas de sua vida, sendo também crucial para a conquista de duas Copas do Mundo.

Roberto Dinamite – Vasco 

Seguindo a linha dos clubes cariocas na lista dos maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX, temos Roberto Dinamite. O atleta é, de longe, o principal atleta da história do Gigante da Colina, sendo responsável por uma das melhores eras da equipe, a partir do início da década de 1970.

Dinamite fez as categorias de base no Vasco e começou sua carreira profissional no clube em 1971. Entre idas e vindas, jogou por nada mais nada menos do que 21 anos no Gigante da Colina. Nesse período, ganhou Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca e fez gol até dizer chega. 

Castilho- Fluminense 

Dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, o Fluminense é muito provavelmente o que tem um dos ídolos menos conhecidos do século XX – e talvez um pouco contestado. Castilho é tido como o grande nome da história do Fluzão pela grande maioria dos especialistas – apesar de não ser unanimidade.

O jogador, que defendeu as cores do Tricolor das Laranjeiras de 1947 a 1964, conquistou alguns Campeonatos Cariocas e Torneios Rio-São Paulo com o clube. Além disso, foi campeão da Copa do Mundo em 1958, a primeira do Brasil.

Zico – Flamengo 

E para encerrar a lista dos maiores ídolos brasileiros do futebol no século XX, é preciso falar sobre o Galinho. Tirando Pelé, talvez Zico seja o único que é tido com unanimidade entre os torcedores como o maior jogador de toda a história do Flamengo – com muitas sobras, inclusive, de seus competidores.

O jogador foi um dos principais repsonsáveis pela primeira grande dinastia de títulos do rubro-negro, entre as décadas de 1970 e 1980. Ganhou Brasileirão, Libertadores, Mundial, Carioca e tudo o que teve direito, marcando a era mais vitoriosa da história do Flamengo. 

Confira também: