Oposição da Ponte Preta faz denúncia ao Comitê de Ética da CBF
Mãos Pontepretanas e Ponte Pode Mais diz ter apoio da grande maioria da coletividade pontepretana para mduar diretoria.
Alguns ídolos também teriam aderido ao Manifesto, como o ex-meia Dicá, considerado o 'Maior jogador da Ponte Preta de todos os tempos'
Campinas, SP, 24 (AFI) – O grupo de Oposição da Ponte Preta continua buscando alternativas para derrubar a atual diretoria executiva, apontada como responsável por uma séries de irregularidades e pela momento caótico vivido pelo clube nesta temporada de 2026.
Neste sábado, o grupo protocolou uma denúncia no Comitê de Ética da CBF, pedindo intervenção no clube. A iniciativa dos movimentos Mãos Pontepretanas e Ponte Pode Mais reúne apoio da grande maioria da coletividade pontepretana.
Alguns ídolos do clube também teriam aderido ao Manifesto, como o ex-meia Dicá, considerado o ‘Maior jogador da Ponte Preta de todos os tempos’. O grupo, porém, não apresentou nenhum documento que garantisse a participação de ex-ídolos no documento encaminhado à entidade máxima do futebol brasileiro.
Até o conhecido jornalista Flávio Prado, nascido em Campinas e que sempre se identificou como pontepretano, também noticiou o manifesto em suas redes sociais.
ACOMPANHE O TEXTO:
Os movimentos Ponte Pode Mais e Mãos Pontepretanas protocolaram neste sábado (24), no Comitê de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma denúncia sobre supostas irregularidades e infrações éticas atribuídas aos atuais dirigentes da Associação Atlética Ponte Preta, que denotam graves indícios de gestão temerária.
Com o apoio de quase 50 pessoas, entre jogadores, ídolos que marcaram época no futebol nacional e internacional, conselheiros e torcedores, a iniciativa pede uma intervenção no clube para enfrentar a crise e criar condições para sua recuperação administrativa, financeira e esportiva.
O documento apresenta à entidade problemas enfrentados pela instituição e solicita a apuração dos fatos e a adoção de providências para preservar o clube, proteger seus profissionais e viabilizar sua recuperação. Os movimentos manifestam a expectativa de que o Comitê de Ética da CBF atue em defesa da Ponte Preta e de seu legado.
Destacam a trajetória ininterrupta do clube no futebol brasileiro, seu papel histórico na inclusão racial no esporte e a construção do Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, com a participação de sua própria torcida.
Para os signatários, essa história representa um patrimônio do futebol nacional que precisa ser protegida.
CONSELHEIROS SE MANIFESTAM
Em manifestação conjunta, Ricardo José Silva, líder do Mãos Pontepretanas, e Eduardo Lacerda Fernandes, líder do Ponte Pode Mais, ressaltam a união da oposição e o compromisso com o clube e sua torcida:
“A oposição está unida e comprometida com a defesa da Ponte Preta e de sua apaixonada nação de torcedores.
Nosso clube centenário está acima de interesses pessoais ou divergências políticas. Estamos somando forças para proteger sua história e construir um futuro com responsabilidade, transparência e planejamento.
Defendemos a renúncia de toda a atual diretoria para viabilizar uma transição responsável, buscar soluções imediatas para os atrasos salariais, desenvolver um plano estratégico e atrair investidores sérios, comprometidos com o futuro do nosso futebol e com os anseios da nossa torcida.”
André Megale, advogado, ex-diretor da CBF, sócio do escritório Rondino & Megale e responsável técnico pela denúncia, destaca os fundamentos do documento:
“A denúncia trata de irregularidades e descumprimentos éticos atribuídos aos atuais dirigentes da Ponte Preta. É um documento robusto, que reúne elementos que, em nossa avaliação técnica, apontam para uma administração temerária e fundamentam o pedido de intervenção apresentado ao Comitê de Ética da CBF.
A iniciativa conta com o apoio de dezenas de pessoas com relevância no cenário atual e passado do Clube, inclusive ídolos do futebol nacional e internacional, o que demonstra a dimensão da preocupação de todos. Nosso objetivo é que a entidade analise os fatos apresentados e adote as providências cabíveis.”





































































































































