Sérgio Carvalho: As Eliminatórias, a Seleção Brasileira e a Copa do Mundo do Catar

As eliminatórias sul-americanas estão suspensas, Tite tem novos desafios e o Catar promete uma Copa de conforto

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Vocês que, como eu, adoram futebol e não podem assistir aos jogos do Campeonato Paulista porque o Governador João Doria suspendeu as rodadas da fase de grupos por causa deste campeonato, devem estar acompanhando, mesmo que à distância, os jogos que vêm sendo disputados na Europa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.

Mas e as Eliminatórias Sul-americanas, quando voltarão a ser disputadas? Tite ainda será o técnico? E a próxima convocação será só de jogadores que atuam no Exterior ou também estarão presentes alguns atletas do atual futebol brasileiro?

Fiz um levantamento de tudo isso e, a partir de agora, vocês terão todos os detalhes destas Eliminatórias e também de como e quando será disputada a Copa do Mundo do Catar no ano que vem.

Tite tem a missão de devolver o Brasil ao topo do mundo
Tite tem a missão de devolver o Brasil ao topo do mundo

SUL-AMERICANAS SUSPENSAS
No caso das Eliminatórias Sul-americanas elas estão suspensas no momento até o problema da pandemia amenizar um pouco. Há tabela de jogos, mas não há datas. No momento, a classificação depois de quatro jogos disputados está assim: Brasil é o líder com 12 pontos ganhos em quatro jogos.

Argentina é segunda colocada com 10. Equador tem 9. Uruguai e Paraguai, 6. Chile e Colômbia, 4. Venezuela, 3. Peru e Bolívia, 1. Como disse, já foram disputadas quatro das 18 rodadas previstas. Faltam 14 para definir quem terá vaga na próxima Copa e quem ficará de fora.

JOGOS IMPORTANTES
A próxima rodada será a quinta e contará com os seguintes jogos: Colômbia x Brasil, Venezuela x Equador, Bolívia x Peru, Argentina x Uruguai (um super clássico) e Chile x Paraguai. A sexta rodada terá Uruguai x Bolívia, Peru x Venezuela, Brasil x Argentina (maior clássico sul-americano), Paraguai x Colômbia e Equador x Chile.

Os quatro primeiros colocados destas Eliminatórias estarão automaticamente classificados para a Copa de 2022. O quinto colocado ainda terá mais uma chance em dois jogos contra um adversário asiático.

Education City Stadium já está pronto desde 2020
Education City Stadium já está pronto desde 2020

CATAR E O CALOR
Esse Mundial será disputado pela primeira vez no outono do hemisfério norte, porque, se fosse mantido os meses de junho e julho, jogadores não suportariam o forte calor que faz no Catar nesta época do ano.

Ao todo serão 32 seleções onde 13 serão europeias, 4 ou 5 sul-americanas, 3 ou 5 da Concacaf (que reúne América do Norte e América Central), 5 da África, 4 a 5 da Ásia e nenhuma da Oceania. Os jogos vão ser disputados em 12 moderníssimos estádios construídos recentemente no Catar.

Também já foram definidos os horários dos jogos. Na fase de grupos, 7, 10, 13 e 16 horas. Oitavas e Quartas de Final, 12 e 16 horas. Semifinais, 16 horas. Decisão do terceiro lugar, 12 horas. Grande final - 12 horas. Coloco horários de Brasília para facilitar os brasileiros que quiserem acompanhar outros jogos além daqueles disputados pela Seleção Brasileira.
_____________________________________________________________________________________________________

NEYMAR TEM MAIS UMA EXPULSÃO BOBA. VEJA !

Espaço incorporado por HTML (embed)

_____________________________________________________________________________________________________

OS FAVORITOS DE SEMPRE
Pelo menos, se prevalecer a atual classificação geral das Eliminatórias Sul-americanas, o Brasil mais uma vez estará presente a uma Copa do Mundo. Próxima convocação da Seleção de Tite deve ocorrer assim que forem definidas as datas para as disputas da quinta e sexta rodadas.

Só não se sabe se o treinador brasileiro poderá ou não convocar brasileiros que atuam fora do País.

SORTEIO EM 2022
Esse detalhe até agora, pelo menos, não foi definido. Mas há sim a possibilidade de que, pelo menos nestas rodadas, o Brasil deva ser representado só por atletas locais. O sorteio para definir quem joga contra quem na Copa do Catar será no mês de abril de 2022 (daqui um ano, portanto!).

A Copa vai começar no dia 21 de novembro e terminar no dia 18 de dezembro do próximo ano, no estádio Internacional Khalifa, em Doha, Catar.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos