Um paulista e um mineiro disputam a liderança do Brasileirão

Três jogos abrem a rodada no sábado e outros sete acontecem domingo. Vale conferir a minha análise!

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 programa para o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo as 16 horas, Mais importante porque além da disputa da liderança coloca frente à frente, duas inegáveis forças dessa competição.

O Galo está um pouco melhor que o Verdão, pois jogou três vezes e não perdeu nem empatou nenhum. Já o Palmeiras empatou uma partida e, por isso, está a um ponto de seu rival deste domingo. O jogo começa as 16 horas e deve lotar o estádio do Mineirão.

Galo lidera com 9 pontos
Galo lidera com 9 pontos
TORCIDA ANIMADA
A torcida atleticana está super motivada com a campanha de sua equipe no Brasileiro e vai procura afogar as mágoas por ver seu time desclassificado da Libertadores na rodada de meio de semana desta Copa. Em tese não há favoritismo.

Os dois times se equivalem. Nem o fator campo deve ajudar o Atlético. É jogo onde o vencedor vai sair nos detalhes, na inspiração maior de alguns jogadores de um dos times em campo. Como Felipão gosta de colocar seu time na defesa, a possibilidade de empate também é grande.

MELHOR DEFESA
A defesa verde é a menos vazada do campeonato com apenas 1 gol sofrido e a do time mineiro é a segunda com 1 gols contra. No que se refere aos ataques os dois times estão iguais. Cada um marcou até agora 6 gols, o que, em 3 jogos dá média de 2 gols por jogo.

No momento o Atlético é líder isolado com 9 pontos e o Palmeiras é um dos vice lideres, com 7. Entre os clubes paulistas, dois jogam fora de casa (Palmeiras e São Paulo e dois jogam são mandantes de seus jogos (Corinthians pega o Grêmio no Itaquerão e Santos recebe o Vasco, no Pacaembu).

Palmeiras só tomou um gol
Palmeiras só tomou um gol

TRES JOGOS SÁBADO
Dos dez jogos programados, três serão neste sábado - Fluminense x Botafogo (clássico carioca) às 16 horas no Maracanã, Corinthians x Grêmio, às 19 horas, no Itaquerão e Goiás x Ceará, às 21 horas, em Goiânia.

No domingo o Flamengo pega a Chapecoense, às 11 horas, no Maracanã. As 16 horas, o Atlético MG pega o Palmeiras, como dissemos. O Santos recebe o Vasco e o Inter enfrenta o Cruzeiro, em Porto Alegre. As 19 horas, Athletico-PR x Bahia na Arena do Furacão. O Avaí encara o CSA e, Florianópolis e o Fortaleza complementa a rodada contra o São Paulo, no Castelão.

C * U * R * T * A * S

* NO CLÁSSICO carioca do sábado vejo o Botafogo com ligeiro favoritismo. O Corinthians, à sua maneira (todo na defesa e com futebol feio) deve passar por cima do Grêmio e o Goiás como mandante tem boas chances de vencer o Ceará.

No domingo, aposto no Flamengo contra a Chapecoense. Não há favorito no clássico de Minas entre Atlético e Palmeiras. Acho até que esse jogo tem tudo para terminar empatado.

* EM CASA o Santos tem tudo para derrubar o Vasco que não anda bem das pernas (é o pior time do campeonato até agora). Mas existe uma motivação extra para os jogadores vascaínos. Será a estreia de Wanderlei Luxemburgo, que depois de muito tempo vai voltar a dirigir um dos grandes clubes brasileiros. Uma atração a parte num jogo de muita aplicação tática e pouca técnica. Tudo pode acontecer.

COLORADO PEGA A RAPOSA

* EM Porto Alegre acredito mais no Internacional contra o Cruzeiro. Colorado está em ótima fase técnica e Cruzeiro caiu um pouco de produção.

O Athletico-PR é favorito diante do Bahia. O Avaí faz jogo fraco e igual contra o CSA (que é o rei dos empates).

Finalmente, em Fortaleza, um jogo bem interessante. O Fortaleza, de Rogério Ceni, ídolo tricolor, enfrenta o São Paulo Em tese, um belo jogo com muita festa.

* AS MAIORES uniformizadas de Fortaleza e São Paulo se uniram e vão prestar uma enorme homenagem ao atual técnico do Fortaleza. Antes do jogo entre outras coisas, será aberto um enorme painel nas arquibancadas (que deverão estar cheias) com o nome de Rogério Ceni.

Vai ser emocionante e Ceni certamente estará bem dividido. Se vencer, o São Paulo pode até voltar a ocupar a liderança do Brasileirão.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos