Santos ganha clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro e Tricolor fracassa no Morumbi

O Santos foi quem encantou sua torcida com um futebol eficiente e combativo em Vila Belmiro diante do Corinthians.

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

No último final de semana dois times paulistas mereceram destaque. Um para o bem e outro para o mal. O Santos foi quem encantou sua torcida com um futebol eficiente e combativo em Vila Belmiro diante do Corinthians.

Com justiça venceu a partida por 2 a 0 e voltou a ter esperanças de ainda brigar pelo título brasileiro da temporada. Enquanto isso, no sábado, em pleno Morumbi, o São Paulo não cumpriu sua missão como sua fanática torcida esperava.

VEXAME NO MORUMBI
Diante da Ponte Preta, dentro de casa, e com mais de 40 mil pessoas presentes, a expectativa era a de que o time de Dorival Junior vencesse. Com dificuldade, por diferença mínima, mas vencesse. Não foi o que aconteceu.

O máximo que o São Paulo conseguiu foi um empate em 2 a 2, mesmo fazendo dois gols antes do adversário. Foi uma frustração, um vexame. E, cada vez mais, o Tricolor paulistano flerta com a segunda divisão e com o rebaixamento no final da atual temporada.

VERDÃO E TIMÃO

Já os outros dois grandes clubes paulistas, Corinthians e Palmeiras, voltaram a perder pontos neste início de returno do campeonato. O Verdão empatou com o Atlético Mineiro, em BH, 1 a 1. enquanto o Time da Fiel, que atravessou todo o primeiro turno sem perder, agora soma três derrotas em quatro jogos no início do returno da competição.

Aliás, os mesmos erros cometidos pelo time de Fábio Carrile nas duas derrotas anteriores, se repetiram no clássico contra o Santos. O time não criou e quase não arrematou, Além disso, sua defesa, que no primeiro turno parecia imbatível, apresentou muitas falhas neste jogo. Prova de que alguma coisa está errada. Problema para Carille resolver com urgência!!!

C * U * R * T * A * S

* A VILA Belmiro superlotou como há muito não acontecia. O torcedor do Peixe parece ter adivinhado que seu time faria uma boa exibição e venceria seu tradicional adversário dentro de casa. Foi o que acontece. Placar final, Santos 2 x Corinthians 0. Justo, pois o time de Levir Culpi foi muito mais objetivo do que seu adversário.

* O SANTOS mandou nos dois tempos do jogo. Mas só fez seus gols na segunda etapa. Lucas Lima fez o primeiro aos 12 minutos e Ricardo Oliveira fechou o placar aos 48. O Corinthians não jogou nunca como no primeiro turno do campeonato. Defesa cheia de falhas, meio campo pouco criativo. A derrota veio exatamente por isso.

* MELHOR jogador do Santos foi o meia Lucas Lima. Ele parece gostar de jogar clássicos. Mandou no meio campo e ainda fez um gol. Como ele também estiveram bem durante os noventa minutos, o volante Renato (quanto mais velho, melhor), o centro avante Ricardo Oliveira, que aos poucos volta a sua melhor forma. Sabe fazer gols.

* NO CORINTHIANS as decepções foram Jadson e Rodriguinho. Nenhum deles cumpriu bem sua missão. Também a dupla de zaga formada por Balbuena e Pablo não mostrou a mesma qualidade do primeiro turno. Fracassaram várias vezes. O único que jogou tudo o que sabe foi o goleiro Cássio. Fez algumas defesas milagrosas.

* DIANTE de uma sequência tão negativa (dos quatro jogos disputados no returno o Corinthians perdeu três) a fiel deve perguntar: e daí, o que acontece com o nosso time? Será que virou o fio? Pode mesmo perder o título brasileiro que já parecia estar garantido? Poder, pode. Mas não será fácil. A diferença de pontos ainda é muito grande.

* VEJAM o caso do Santos. Ele agora está nove pontos atrás do Corinthians. Seriam apenas três vitórias e um empate para superar o velho rival. Até parece fácil, não?
Mas não é. Mesmo porque não basta o Santos vencer três e empatar uma se o Corinthians não perder quatro jogos nos quinze que faltam para o fim do campeonato.

* ALÉM disso, o Santos precisaria vencer a maior parte de seus jogos depois disso, o que nos parece quase impossível, já que ele tem um elenco limitado e disputa duas competições (Brasileirão e Libertadores). Fica implícito, portanto, que a diferença diminuiu entre os dois, mas o Corinthians ainda tem boa vantagem sobre o Peixe.

TRICOLOR SE COMPLICA

* MAS VAMOS deixar de falar um pouco dos primeiros lugares do campeonato para comentar o péssimo momento do São Paulo na tabela de classificação. Depois de disputada a vigésima terceira rodada, o Tricolor tem apenas 24 pontos ganhos e é o ante penúltimo colocado. Só tem um time atrás dele, o limitado Atlético de Goiás.

* ATLÉTICO que jogou na noite desta segunda feira contra o Bahia, em Goiânia. Se vencesse, colaria no Tricolor que já está numa situação ainda incômoda na classificação geral do campeonato. Para escapar da degola o São Paulo precisará somar mais vinte e seis pontos nos quinze jogos que lhe faltam. Será que seu time vai conseguir?

São Paulo parece evoluir, mas os resultados não estão entrando
São Paulo parece evoluir, mas os resultados não estão entrando

* EM MINHA opinião, não vai. E digo os motivos. Primeiro deles: a maioria dos jogadores está psicologicamente destruída. Com isso, na primeira dificuldade maior eles se encolhem, perdem a auto confiança, erram jogadas fáceis. Como exemplo citamos o último jogo diante da Ponte, no Morumbi. Foi só a Ponte fazer um gol e a casa caiu.

* O SEGUNDO gol da Macaca aconteceu não muito depois disso e por pouco ela não venceu a partida. Boa parte dos jogadores do São Paulo sumiram em campo. Vão dizer que foi por causa da expulsão de Juciclei. Com um a menos o time perdeu seu equilíbrio. Mas não foi por causa disso. O Palmeiras empatou sem dois em BH.

* OUTRO problema sério está na zaga. Rodrigo Caio entrou em baixa. Erra demais, perdeu a confiança e desestruturou a defesa. Com qualquer companheiro que é escalado, o miolo de zaga "sempre" falha". É média de dois ou mais gols por partida. Um absurdo. Com essa defesa, como é que o São Paulo vai ganhar 25 pontos ?

* CITE-SE ainda os dois laterais que oscilam muito e o centro avante Pratto, um guerreiro que não chuta, não passa e perde o domínio da bola com facilidade. Contra a Ponte ele foi anulado. Tudo bem que corre o tempo todo, dá o sangue. Mas de positivo mesmo, o que ele fez ou tem feito? Nem Dorival Junior vai conseguir explicar.

* HÁ AINDA os problemas internos como o comportamento de Cueva, que joga muito na Seleção do Peru e não tem jogado nada no time titular do São Paulo. Ele está totalmente perdido como jogador do São Paulo. Ou Dorival o enquadra ou o clube pode dar um jeito de negociá-lo. Não servirá para mais nada. Problema preocupante.

* MAS VOLTEMOS ao jogo São Paulo e Ponte. O empate em 2 a 2 foi mais do que justo. Gols de Hernanes e Bruno para o Tricolor paulista e Daniel Barcelos e Léo Gamalho, para a Macaca.Houve momentos de superioridade tricolor e de superioridade da Macaca. No frigir dos ovos, resultado justo. Ninguém pode reclamar.

* NO JOGO de sábado só Petros me impressionou bem. Ele fez o que lhe cabia. Outro que carregou o piano com classe e ainda fez um golaço, foi Hernanes. Os demais, fracassaram. Inclusive o goleiro Sidão. Ele fez algumas defesas fantásticas mas fracassou quando não podia. Não é goleiro para o São Paulo. Tem excesso de limitações.

PONTO NO GRITO

* O PALMEIRAS ganhou um ponto no grito. A arbitragem o prejudicou com duas expulsões, mas seus jogadores correram em dobro para compensar a ausência dos companheiros e arrancaram importante ponto dentro de BH contra o Atlético Mineiro. Prass foi um dos heróis. Além de boas defesas conseguiu até pegar um pênalti.

Fernando Prass foi bem no empate do palmeiras com o Atlético em Minas Gerais
Fernando Prass foi bem no empate do palmeiras com o Atlético em Minas Gerais

* ALIÁS, foram dois pênaltis defendidos durante o jogo (um pelo Prass e outro pelo Victor, do Atlético) e um que foi transformado em gol pelo ex lateral do Corinthians, Fábio Santos. Aliás, os gols deste jogo foram marcados por Deyverson, aos 33 minutos e Fábio Santos aos 43 do primeiro tempo. Resultado premiou time de Cuca

* NESTE jogo de Minas vale à pena destacar o baixo nÍvel de atuação do centro avante Fred. Ele que já brilhou pelos gramados brasileiros durante muitos anos, parece em final de carreira. Foi um dos piores em campo, senão o pior. Errou até pênalti. Acho que não demora muito e Fred vai precisar pendurar as chuteiras. Seu futebol sumiu.

CLASSIFICAÇÃO E RODADA

* TODOS OS resultados da vigésima terceira rodada do Brasileirão. Atlético MG 1 x Palmeiras 1. São Paulo 2 x Ponte Preta 2. Atlético PR 1 x Coritiba 1. Vasco 1 x Grêmio (com seu time reserva) 0. Santos 2 x Corinthians 0. Sport Recife 0 x Avaí 1. Vitória 2 x Fluminense 2. Botafogo 2 x Flamengo 0. Chapecoense 1 x Cruzeiro 2.

* O CORINTHIANS continua líder com 50 pontos ganhos. O Grêmio tem 43. O Santos está com 41. Palmeiras, 37. Flamengo, 35. Cruzeiro, 34. Na Zona de Rebaixamento estão Vitória com 26 pontos ganhos. A Chapecoense tem 25. O São Paulo, 24. O Atlético Goianiense, 18. Como se percebe, luta para não cair está bem equilibrada.

* OS PRÓXIMOS jogos do Brasileirão - Série A. Sábado - Ponte Preta x Atlético Goianiense e Botafogo x Santos. Domingo - Corinthians x Vasco, Atlético PR x Fluminense, Grêmio x Chapecoense, Vitória x São Paulo, Cruzeiro x Bahia. Na segunda feira o Palmeiras recebe o Coritiba. Será a vigésima quarta rodada da competição.

TROCA DE LÍDER NA SÉRIE B

* NA SÉRIE B houve mudança na liderança do campeonato. O América-MG chegou aos 44 pontos contra 42 do Internacional, que antes desta rodada liderava isoladamente a competição. Vamos aos resultados da 23ª rodada. Guarani 0 x Vila Nova 0. Goiás 0 x Paraná 1. Náutico 1 x Brasil de Pelotas 0. Boa Esporte 1 x Figueirense 1.

* AINDA jogaram: Paysandu 0 x América MG 1. Criciúma 2 x Luverdense 1. Juventude 2 x Internacional 1. Londrina 3 x Ceará 2. ABC 0 x Santa Cruz 0. CRB 0 x Oeste 1. A surpresa da rodada sem dúvida foi a derrota do Colorado gaúcho diante do Juventude. A expectativa era de vitória do time de Porto Alegre mesmo fora de sua casa.

* O AMÉRICA-MG é o grande líder da competição com 44 pontos ganhos como dissemos acima. O Inter vem em segundo com 42. O Vila Nova tem 39 e o Ceará, 37. Na Zona de Rebaixamento estão Figueirense com 25 pontos ganhos. Santa Cruz com 24. Náutico com 20 e ABC com 17. Faltam 15 rodadas para o final do campeonato.

* A 24ª RODADA começa nesta terça feira com os jogos entre Boa Esporte x Guarani, as 19 horas e Goiás x Juventude. Na sexta feira, Paraná x Londrina e Ceará x América MG. Sábado - Vila Nova x Luverdense, Oeste x Náutico, Brasil x CRB, Paysandu x ABC, Internacional x Figueirense e Santa Cruz do Recife x Goiás.

LIBERTADORES E SUL-AMERICANA

* NESTA quarta-feira serão disputados três jogos pela Copa Libertadores de América. O San Lorenzo enfrenta o Lanus. O Barcelona do Equador recebe o Santos e o Botafogo encara o Grêmio. Na quinta feira, o River Plate, da Argentina enfrenta o surpreendente Jorge Willstermann, da Bolívia. Esta a rodada de ida das quartas de final.

* A COPA Sul Americana também terá sequência neste meio de semana, quarta feira. O Corinthians enfrenta o Racing, da Argentina. Ainda jogo pelas quartas de final desta competição. Fábio Carille promete colocar em campo o seu melhor time pois um de seus objetivos nesta temporada é também ganhar um título internacional.

* EM TEMPO. Renato gaúcho insiste em colocar o time reserva do Grêmio em campo no Brasileirão. Ele diz que seu maior objetivo é ganhar a Libertadores e, por isso, poupa seu time principal nos jogos do Brasileiro. Acho um erro. Deveria disputar com seu time principal os dois torneios. Assim teria duas chances de ser campeão.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos