Opinião Wágner Sasso: Robin Hood caipira

Itu, SP, 01 (AFI) –
E o Ituano já tem sua fantasia para o carnaval. O nosso Galo vai travestido de Robin Hood do futebol paulista. Assim como o nobre ladrão, herói do imaginário inglês, o nosso Robin Hood “caipira” tira dos ricos para dar aos pobres.

#Poderosos, Portuguesa, São Paulo e por último, o Palmeiras, já foram devidamente “saqueados”, perdendo pontos de ouro que foram distribuídos para os “pobres”, Ponte Preta e Noroeste. O Timão que se prepare. No dia 10 poderá tornar-se outra vítima…

#Brincadeiras à parte, seria interessante que neste sábado o Galo se despisse de sua fantasia para enfrentar o Rio Claro no Novelli. E despir a fantasia nesse caso, não é sentido figurado. O Ituano tem enfrentado os chamados “pequenos” de maneira diferente daquela com que vai a campo para “saquear” os grandes.

#Diante dos pequenos o Galo não tem tomado os cuidados necessários e tem sofrido muitos gols. Foram quatro diante da Ponte e três em Bauru, contra o Norusca. Já diante dos grandes, apenas um gol e de falta, contra o São Paulo.

#O fato mostra claramente que a defesa do Ituano é boa. Então o que acontece nos confrontos com os, digamos iguais? Questão de postura. Está provado que o melhor jeito de jogar para esse time rubro-negro é o “cuidadoso”. Bem fechado na defesa e perigoso no contra-ataque. Então não há porque mudá-lo. Não há porque se abrir e sair ao ataque de qualquer modo porque o adversário é um “igual”. No caso do Galo, não tomar gols tem sido o primeiro passo para a vitória. Vamos lembrar que o ataque ituano só não marcou diante do Noroeste…

#Assim, com cuidado e muita raça, coisa que não tem faltado ao time, o Ituano tem total condição de superar o Rio Claro nesta tarde e somar mais três pontos da maior importância. Afinal, o adversário é um dos “iguais” e disputa posição na tabela de classificação com o nosso Galo.

Filme velho
#Márcio Alemão nem bem chegou e já ganhava a confiança do torcedor. Sóbrio, raçudo e eficiente, tornou-se peça importante na defesa do Ituano. Pois o Márcio Alemão já se foi. Arrumou suas malas e se mandou para o Juventude. Tem direito, é claro. Todo profissional deve buscar o que é melhor para sua carreira. No entanto, esse filme já vimos no ano passado e ninguém gostou…

Pitacos
#Vinícius tem sido o destaque do time nessas primeiras rodadas. Não dá para entender por que não arrumou vaga no time do Palmeiras. Vinícius joga muito mais que Leandro e Valmir…

#Diego, ainda que bastante jovem, entrou muito bem diante do Palmeiras. Certamente deu tranqüilidade ao técnico Pintado. Agora o treinador sabe que tem dois bons goleiros no elenco.

#Mano Menezes deve estar “surtando”. Todo jogo é a mesma coisa. O técnico corintiano substitui Acosta e deixa o Finazzi em campo. Masoquista é pouco…

#O São Paulo não deveria se preocupar em vetar árbitros. Basta jogar como fez na quarta-feira…

#Souza vai fazer muita falta ao elenco tricolor. Acho que o jogador não foi devidamente valorizado no São Paulo. Talvez tenha lhe faltado uma convocação para a seleção…

#Luxemburgo vai ter muito trabalho, mas ainda acredito que o Palmeiras será um dos semifinalistas. Acho até que o Verdão estará na final do campeonato…

#Por hoje é só. A todos, bom carnaval. Assim como recomendado ao Ituano, “todo cuidado é pouco” gente!