Opinião Silvio Gumiero: Um final justo

Acabou mais uma temporada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Brasileirão, como nos acostumamos a chamá-lo. Uma competição muito longa, de pontos corridos, longe da nossa cultura, mas que está dando certo. Os melhores foram premiados com a Copa Libertadores da América, inclusive o Fluminense que já tinha adquirido a vaga com a conquista da Copa do Brasil.

Joel 0001 130Junto com o Fluminense tivemos o Cruzeiro que fez um campeonato muito bom até aproximadamente a trigésima rodada e depois caiu muito de produção. Mesmo assim chegou lá. O Flamengo do Joel Santana (foto), sempre acompanhado da sua inseparável prancheta, deu um salto espetacular, saindo das últimas colocações e alcançando a vaga para a Libertadores. O pagamento em dia dos atletas contribuiu muito para isso.

O Santos foi o vice-campeão, mais pelo mérito do seu técnico Wanderlei Luxemburgo do que pelo seu elenco. O grande campeão São Paulo, hoje é um time que não tem concorrente no Brasil. Pode até competir em qualquer campeonato europeu que vai muito bem.

Quanto ao rebaixamento tivemos o América que jogou a toalha logo no início. Ao lado dele, Juventude e Paraná também mereceram o descenso. A grande surpresa foi o Corinthians (foto). Mas tem um aspecto que acontece em qualquer lugar do mundo e em todas as competições: quando o clube está mal, o time sente o efeito. Foi o escândalo da parceria corinthiana com a MSI que originou o rebaixamento.

Portanto a classificação final foi justa, tanto em cima como embaixo. Agora é hora dos dirigentes elaborarem seus planejamentos estratégicos para as próximas competições. E que cada um leve as experiências de 2007, para terem sucesso em 2008.