Opinião Sílvio Gumiero: Dever cumprido
Campinas, SP, 15 (AFI) – Quando um técnico assume o comando de um time, ele deve fazer um planejamento estratégico. Curto para somente um campeonato ou uma temporada e até mesmo plurianual, como é o correto. Infelizmente, no Brasil, quando um técnico perde algumas partidas consecutivas ele é demitido e aí o planejamento vai pro espaço.
Vanderlei Luxemburgo chegou a perder por cinco vezes seguidas quando dirigia o Corinthians. Mesmo assim conseguiu se manter no comando e fazer um excelente campeonato. Ele acaba de deixar o Santos depois de dois anos. Nesse período, disputou 139 jogos com 83 vitórias, 24 empates e 32 derrotas. Um aproveitamento de 65 por cento.
Luxemburgo também conseguiu ser campeão paulista por 2 vezes, em 2006 e 2007, foi vice-campeão brasileiro em 2007, além de conquistar por 2 vezes a vaga para a Copa Libertadores da América.
Tudo isso com a sua capacidade de planejar todos os detalhes de uma etapa que fazem com que um time tenha seus objetivos alcançados. Luxemburgo não conquistou mais em função do seu elenco limitado.
Talvez tenha deixado o Santos porque queria contratações de atletas melhores para ganhar a Libertadores em 2008. Mas como o Santos não tem caixa para isso, encerrou o seu planejamento. Uma coisa é certa, Luxemburgo deixa o Santos com o dever cumprido de um técnico vencedor.





































































































































