Opinião Sérgio Carvalho: Portuguesa pode voltar a ser grande

Nós, do Futebol Interior, torcemos para que isso realmente aconteça. Força, Lusa!!! Insista e jamais desista!

Nós, do Futebol Interior, torcemos para que isso realmente aconteça. Força, Lusa!!! Insista e jamais desista!

0002050517765 img

Dias atrás, um pouco antes do Natal, um grande clube do futebol paulista deu um passo decisivo gigantesco rumo aos seus melhores dias. Falo da Associação Portuguesa de Desportos, que ao ganhar a Copa Paulista de Futebol 2020, voltou a conquistar um título depois de muitos anos e uma vaga no Brasileirão de 2021, Série D.

Este será o seu primeiro passo rumo a uma longa recuperação que poderá levá-la de volta a sonhada elite do futebol brasileiro. O título conquistado pela Lusinha foi na Copa Paulista promovida pela Federação Paulista de Futebol.

Ela venceu o Marília por 3 a 2 no jogo final e conquistou merecidamente o título de campeã daquela Copa, que lhe dará o direito de disputar a série D do Brasileirão no ano que vem.

Corrida ao título da COPA PAULISTA

Corrida ao título da COPA PAULISTA

RESULTADO DE MUDANÇA
Esse título já é o resultado da reformulação total sofrida pela Portuguesa nos últimos meses. A eleição de Antônio Carlos Castanheira para presidente do clube, foi o passo inicial para essa fantástica reviravolta.

Antes desse presidente, passaram pelo mesmo cargo vários outros nomes, todos com o único objetivo de fazer dinheiro em benefício próprio. Castanheiro já chegou para virar o jogo.

TIRO CERTO
Investiu tudo o que conseguiu no futebol profissional e já ganhou seu primeiro título. Com ele, colocou a Portuguesa na série D do Brasileirão e poderá nas temporadas seguintes atingir patamares mais altos.

Fernando Marchiori: mais um título

Fernando Marchiori: mais um título

O trabalho feito no futebol desta vez foi promissor. O técnico contratado foi Fernando Marchiori, que tem experiência e sabe como montar uma equipe com potencial para ser campeã. Lógico que aconteceram tropeços e momentos negativos, mas no geral, Marchiori atingiu seu objetivo dentro do que foi planejado.

PRAZER DE ACOMPANHAR A LUSA
Como jornalista esportivo eu sempre acompanhei com prazer as atividades futebolisticas da Portuguesa. Tive grandes amigos lá dentro e acompanhei momentos muito especiais do clube nos campeonatos e torneios que disputou.

A Portuguesa chegou, por exemplo, a ser vice campeã brasileira de futebol em 1996. Foi também campeã do Brasileirão da Série B em 2011. Ganhou ainda dois Torneios Rio São Paulo, em 52 e 55 e durante seus cem anos de vida completados no dia 14 de agosto deste ano, foi três vezes campeã paulista de futebol. Em sua melhor fase a Portuguesa era considerada a quinta força do futebol paulista e um dos clubes que mais crescia entre os chamados grandes.

VÁRIOS CRAQUES

0002050517765 img


A Portuguesa também revelou vários dos grandes craques do futebol brasileiro. Entre eles o lateral Djalma Santos, o ponta direita Julinho Botelho; o goleiro Félix; o zagueiro Marinho Peres; o atacante Enéas; o atacante Denner e o lateral Zé Roberto.

Ou seja. A Portuguesa foi mesmo um grande clube por dentro e por fora. Por isso, merece essa nova chance de recuperar seu lugar entre os grandes do futebol do Brasil. O primeiro passo, como disse, foi dado ao conseguir vaga na Série D do Brasileiro.

SÉRIO E PLANEJADO
A partir daí, com trabalho sério e planejado, logo poderá se aproximar das séries B e A, até disputar a divisão mais importante do futebol do Brasil.

Castanheira: credibilidade e dignidade

Castanheira: credibilidade e dignidade

Com seus cem anos e uma estrutura que estava abandonada mas começa a ser recuperada, ela tem todas as condições de chegar lá.

Méritos para o presidente Antônio Carlos Castanheira, que conseguiu, com credibilidade, reunir o apoio de grandes incentivadores do clube. Ele quer resgatar a dignidade da Lusa, tão querida e amada por torcedores ilustres.

Nós, do Futebol Interior, torcemos para que isso realmente aconteça.

Força, Lusa!!! Insista e jamais desista!