TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Opinião Sérgio Carvalho: Palmeiras tem tudo para ser campeão

Só um clube não foi derrotado nos doze jogos disputados, o Palmeiras. Chegou às quartas-de-final, com a melhor campanha da fase inicial.

Agora, vão faltar mais dois jogos (quartas-de-final e semifinais) para chegarmos a grande final do Paulista, que terá dois jogos entre os dois finalistas

Paulistão - 2024
Carpini vai ter dificuldade com o Novorizontino. Foto: Rubens Chiri - saopaulo.fc.net

Campinas, SP, 12 (AFI) – A fase de Grupos do Paulistão terminou e só um clube não foi derrotado nos doze jogos disputados, o Palmeiras. Nos seus piores dias, o Verdão ao menos conseguiu empatar, enquanto seus adversários não mantiveram o mesmo ritmo e perderam pontos até para adversários bem mais fracos. Em consequência, o Verdão chegou às quartas-de-final, com a melhor campanha entre os doze participantes da fase inicial da competição.

Agora, vão faltar mais dois jogos (quartas-de-final e semifinais) para chegarmos a grande final do Paulista, que terá dois jogos entre os dois finalistas. Um na casa do clube com pior campanha e outro no estádio da equipe que mais ganhou pontos. Em minha opinião, o Palmeiras desponta como o grande favorito ao título, mesmo porque tem o time melhor preparado, o técnico mais competente (Abel Ferreira) e conta com a melhor estrutura de preparação de um clube de futebol do Brasil, entre os dezesseis participantes da competição.

Para que vocês tenham uma ideia do que os oito participantes das quartas-de-final já fizeram, vou publicar aqui o resumo do que cada clube fez durante a fase de Grupos, que lhes permitiu disputar as quartas-de-final no próximo final de semana.

OS NÚMEROS DOS TIMES
O primeiro jogo programado pelas quartas será disputado sábado que vem, na Allianz Arena, em São Paulo, às 18 horas, entre Palmeiras e Ponte Preta. O Verdão disputou 12 jogos, venceu 8, empatou 4 e não perdeu nenhum. Marcou 20 gols e sofreu 9. A Macaca campineira disputou doze jogos, venceu 4, empatou 5 e perdeu 3. Marcou 15 e sofreu 11 gols.

No domingo às 16 horas jogam Red Bull x Internacional, em Bragança Paulista. O Red jogou 12 vezes, venceu 6, empatou 3 e perdeu 3. Marcou 13 gols e sofreu 9. A Inter também disputou 12 jogos, venceu 5, empatou 2 e perdeu 5. Marcou 17 gols e sofreu 15.

Às 18 horas, jogam São Paulo x Novorizontino, no Morumbi. Em doze jogos o Tricolor de Thiago Carpini venceu 6, empatou 4 e perdeu 2. Marcou 20 gols e sofreu 12. Já o Novorizontino venceu 6 jogos, empatou 4 e perdeu 2. Marcou 16 gols e sofreu 10. Como se percebe, as campanhas são bem parecidas o que nos faz prever jogo equilibrado onde qualquer time pode vencer.

Finalmente, no domingo às 20h15, jogam Santos e Portuguesa, na Vila Belmiro. Peixão venceu 8 jogos, empatou 1 e perdeu 3. Marcou 18 gols e sofreu 11. A Lusinha venceu apenas três jogos, empatou 1 e perdeu 8. Marcou 8 gols e sofreu 17.

Através destes números vocês vão perceber como foi boa a campanha do Palmeiras. Ele venceu 8 vezes, assim como o Santos. O Verdão também teve a melhor defesa ,com 9 gols sofridos (mesmo número do Red Bull), e teve o melhor ataque, com 20 gols marcados. Clube que mais perdeu – Portuguesa, 8 derrotas.

CAMPANHAS PARECIDAS
Impressionante é o equilíbrio entre as campanhas de São Paulo e Novorizontino, que venceram 6 jogos cada um, empataram 4 vezes e perderam apenas duas. No ataque o time do interior marcou 16 gols contra 20 do Tricolor. Em compensação, o Novorizontino sofreu 10 gols enquanto o time de Thiago Carpini levou 12 gols em doze jogos.

É por isso que disse neste texto que o São Paulo não faz bom campeonato e, por este motivo, não me parece em condições de surpreender o Palmeiras na final (se conseguir se classificar, mesmo tendo um retrospecto bom diante da equipe de Abel Ferreira). As semifinais (dois jogos) do Campeonato Paulista serão disputadas no dia 27 de março. A grande final será no dia 7 de abril.