Opinião Sérgio Carvalho: Nossos árbitros erram cada vez mais

Campinas, SP, 20 (AFI) – A preocupação com a seqüência incrível de erros de arbitragem levou Marco Pólo Del Nero, presidente da FPF, a tentar uma reformulação completa no setor durante o ano de 2007. Para comandar a mudança foi indicado o ex- coronel Marinho, do Batalhão de Choque, da PM de São Paulo.

O inicio foi ótimo com mudança radical de postura, com o afastamento dos árbitros que não tinham nenhuma competência para continuar e com a criação de um nova filosofia de trabalho para o departamento.

Como conseqüência, houve uma renovação de valores, um preparo mais profissional para cada aspirante a árbitro e uma definição mais clara dos critérios que deveriam ser obedecidos pelos integrantes do novo quadro de árbitros da mais importante entidade estadual do futebol brasileiro.

A expectativa, na época, era da mais otimistas. A esperança era a de que os erros diminuíssem, que a imagem do árbitro de futebol fosse recuperada e que a credibilidade da comissão de arbitragem chegasse a patamares nunca dantes alcançados. Curtas
*CORONEL Marinho vive dando entrevistas para defender seus comandados. Tenta explicar o inexplicável. A verdade é que nunca se errou tanto no futebol paulista. Até quando isso vai continuar?

Mas não foi bem o que aconteceu. Ao contrário. O número de erros aumentou, os árbitros ficaram ainda mais arrogantes devido a forte retaguarda que passaram a ter e os clubes passaram a ser cada vez mais prejudicados em seus jogos sem nenhum direito a reclamar. Ou seja: o projeto criado pelo coronel Marinho definitivamente não vingou. Suas mudanças foram totalmente equivocadas e a arbitragem paulista involuiu.

Diante desta triste realidade seria o caso de se perguntar: e daí, o que deve ser feito? O coronel deve ser afastado? E nesse caso, quem seria seu sucessor? Difícil dizer. Mas que é preciso mexer logo no setor, não resta nenhuma dúvida. É uma exigência dos clubes, das torcidas e da crítica especializada. Não dá mais para esperar.

*PIOR é que o coronel acha que está no caminho certo. Acha que está fazendo um trabalho maravilhoso. Errado. Ele precisa reconhecer que seu trabalho é ruim e deve ser alterado. Ou aceita e muda ou é melhor sair.

*NA RODADA de final de semana o São Paulo foi prejudicado. O pênalti que o árbitro marcou contra o Tricolor não existiu. Além disso, André Dias foi expulso injustamente. Não dá mais para aceitar.

*TAMBÉM o Corinthians não teve um pênalti claro marcado sobre Lulinha. E o pior é que o juiz ainda mostrou cartão amarelo para o atacante corintiano. É o absurdo dos absurdos.

*NOS OUTROS jogos também ocorreram erros inaceitáveis. Não foram erros de interpretação, mas erros por incompetência, mesmo. Até onde jogadores, técnicos e torcedores serão obrigados a aceitar essa aberração?

*QUANDO o campeonato começou disse aqui que acreditava muito na Ponte Preta. Sabia que Sérgio Guedes tinha tudo para fazer um bom trabalho. Não deu outra. A Macaca é disparado o melhor time do Paulistão até esse momento.

*ELOGIOS também para o Guaratinguetá. É um time bem armado, que sabe se impor dentro ou fora de casa. A derrota para a Ponte foi justa, mas acho que o placar foi elástico demais. O Guará não foi tão inferior para merecer levar três gols.

*DOS GRANDES só o Palmeiras melhorou. O São Paulo ainda está bem classificado mas seu futebol é feio e pouco eficiente. O Corinthians tropeça nas pernas e o Santos atravessa a pior fase dos últimos dez anos.

*POR FALAR em Santos é curioso o que ocorre com o time da Vila. O elenco não é excelente mas também não é tão ruim ao ponto de manter-se entre os últimos colocados. Acho que tem gente fazendo corpo mole para derrubar Emerson Leão.

*COM O futebol que tem jogado o Santos não emplaca a segunda fase da Libertadores. Dos clubes brasileiros classificados, o Peixão é o que está em pior situação. Não dá para entender porque o futebol do time é tão ruim.

*ADRIANO foi suspenso só por dois jogos depois da tentativa de cabeçada em Domingos, do Santos. Normal. Agora vamos esperar que ele não repita o erro. Se repetir, nem merece mais continuar no São Paulo.

*O IMPERADOR não justificou até agora o esforço que o São Paulo fez para contratá-lo. Suas exibições foram pífias. Tem muito jogador com muito menos prestigio e com mais gols do que ele. Uma vergonha.

*OUTRO que recebe muitos elogios mas não tem jogado nada é o Dagoberto. Desde que estreou não fez nenhuma partida que empolgasse. Perde bola fácil, chuta mal e quase não dá seqüência as jogadas das quais participa.

*QUANDO o Corinthians goleou aquele timeco do Piauí muita gente achou que o time de Mano Menezes havia chegado ao seu ponto ideal. Nada disso. Foi só pegar o pequeno Bragantino para Felipe e seus companheiros voltarem a derrapar.

*ESSE TIME do Corinthians por sinal não empolga ninguém. Tem uma defesa regular, um meio campo que oscila e um ataque de riso. Só Dentinho tem mostrado futebol até agora. O uruguaio Acosta tem sido uma mentira.

*VOCE OLHA na tabela de classificação do Paulistão e só vê time do interior entre os primeiros colocados. O que será que houve com os chamados grandes? Dizer que começaram mais tarde a preparação já não convence.

*NA VERDADE o que falta aos grandes é futebol. Na última rodada só o Palmeiras me convenceu. Valdívia deixou de ciscar e resolveu jogar bola. A defesa está firme e o ataque é realizador. Torcida palmeirense começa a ficar empolgada.

*A TABELA de jogos favorece o Palmeiras. Só pega time fraco. Do jeito que está o Verdão pode disparar e até brigar pelos primeiros lugares. Mesmo sabendo que Ponte e Guará estão bem na frente na tabela de pontos ganhos do campeonato.

*A IMPRENSA brasileira exagerou na cobertura da contusão de Ronaldo Fenômeno. Tudo bem que ele é famoso, mas depois do que ele não fez na Copa de 2006 já era para terem murchado a bola dele.

*RONALDO foi um grande atacante. Hoje não é mais. Seus problemas físicos cresceram e sua possibilidade de voltar a ser o que foi no passado é diminuta. Pior é que tem gente que ainda o quer na seleção de 2010. Parem com isso, pessoal.

*JÁ DISSE aqui que em 98 durante a Copa da França o médico Lídio Toledo confidenciou para alguns repórteres (eu estava lá) que Ronaldo seria obrigado a parar com o futebol muito mais cedo do que ele poderia esperar.

*É EXATAMENTE o que está ocorrendo com o Fenômeno. Cada vez mais ele diminui o intervalo entre as contusões. Fosse ele, deixaria o futebol. Afinal, ele está rico e ainda é jovem. Poderia perfeitamente curtir a vida ao invés de se iludir com a volta.

*OUTRO que é badalado mas já devia ter dependurado suas chuteiras é Romário. O que ele quer mais? Outra despedida? Fazer dois mil gols? Pára, Romário. Seu tempo já passou. Curta o futevôlei e a grana que você tem no banco. È bem melhor.

*A PONTE montou um grande time mas pode não usufruir dele na série B do Brasileirão. É que já tem muita gente de olho nos principais jogadores da Macaca. O time do Paulistão será todinho desmontado. Uma lástima.

*FOSSE o Dunga é levaria Juan, Robinho e mais um goleiro para as Olimpíadas. Esse goleiro poderia até ser o Julio César, já que ele não gosta do Rogério Ceni. Eu não levaria o Kaká. E você, meu caro leitor?

*QUE ME desculpe o Betão, mas que ele não merece ser titular do Santos, não merece mesmo. É um jogador mediano que não dá nenhuma segurança ao miolo de zaga do Peixão. Fabão, que acaba de ser contratado, no entanto, tem tudo para estabilizar o setor.

*TÁ TODO mundo querendo construir estádio. O Corinthians caminha rápido para viabilizar o seu. O Santos faz parceria com um grupo financeiro para construir sua arena em Diadema, no ABC Paulista.

*O SÃO PAULO vai começar a modernizar o Morumbi com seu próprio dinheiro. O Palmeiras já começa a mexer no Parque Antártica. Em dois ou três anos a capital paulista terá alguns dos melhores estádios do País.

*NO INICIO do ano que vem o Palmeiras vai eleger seu novo presidente. O mais provável é que José Cyrillo Junior assuma o cargo. No São Paulo a reeleição de Juvenal Juvêncio é certa. Aurélio Miguel, da Oposição, não tem chance de superá-lo.

*CORINTHIANS já começa a pensar nas festividades de seu centenário. Será em 2010. Até lá Andrés Sanchez pretende inaugurar o estádio e preparar um grande time que possa ganhar tudo durante aquele ano. Será que vai dar?