Opinião Futebol Interior: Revolução nas mãos da Federação
Desde que foi mudado do calendário do futebol brasileiro, limitando as datas dos campeonatos estaduais, este ano estamos tendo o melhor Campeonato Paulista dos últimos tempos graças a um regulamento que motiva os participantes da primeira à última rodada. Mas dá para melhorar, desde que haja interesse político e coragem da Federação Paulista de Futebol.
Para apenas três meses de competição, 20 equipes é um número excessivo, tendo que haver uma redução gradual para que o Paulistão seja adequado à realidade das poucas datas disponíveis.
O ideal é que haja uma mudança estrutural e que se planeje o futebol paulista para os próximos anos. Em 2008 e 2009, o correto é o descenso de quatro times e o acesso de apenas dois, culminando com o Paulistão ficando com 16 times em 2010.
A mesma metodologia seria aplicada para o Paulista da A-2, que ficaria fortalecido se fosse organizado nos mesmos moldes da A-1 e com apenas 16 equipes, sendo que somente estas 32 equipes da A-1 e da A-2 poderiam disputar competições nacionais, como Brasileiro e Copa do Brasil.
As demais divisões seriam concentradas em apenas uma terceira divisão livre e regionalizada, com a presença de todos os demais clubes profissionais de São Paulo que poderiam utilizar toda a temporada.
Pensando de forma realista e profissional, o presidente da FPF, Marco Pólo Del Nero e seu vice, Reinaldo Carneiro Bastos, poderão revolucionar o futebol paulista.
Interior bem na fita
Dos quatro times que disputarão o título do Paulistão, dois poderão ser do interior. O São Caetano já está classificado e o Bragantino somente não ficará com a quarta vaga se a arbitragem quiser ajudar o Palmeiras, como já ajudou na vitória sobre América e no empate contra o Guaratinguetá.
Rádio Futebol Interior
Começaram bem os dois quadrangulares decisivos da A-2 e amanhã a atração principal será a partida entre Portuguesa x São José, no Canindé. O Portal Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br) transmitirá a partida “ao vivo” com Jarbas Duarte (foto), Jota Sampaio e Luciano Luiz.
Briga contra o Rebaixamento
A briga contra o rebaixamento está empolgante. Entre Rio Claro, Sertãozinho, América e São Bento, dois estarão na A-2 em 2008. Os caçulas Rio Claro e Sertãozinho pecaram pelo noviciado, já América e São Bento planejaram mal a temporada, assim como Santo André e Rio Branco, que já caíram.
Mudanças de técnico
Luiz Carlos Ferreira (foto) foi contratado a peso de ouro para salvar o América, que perdeu seus últimos seis jogos. Paulo Comelli trocou o Noroeste pelo Marília. O time de Bauru já acertou com Pintado, após negativa de Márcio Bittencourt,. que continua sonhando em voltar para o Corinthians.
Comente esta coluna: [email protected]





































































































































