Opinião FI no Agora: Idéias para um novo Paulistão

O Campeonato Paulista começa amanhã com 20 equipes. É o certame estadual com maior número de times no Brasil. O problema é que com a redução de datas para os estaduais, este número ficou grande, atrapalhando a competição.

Logo que assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero demonstrou inteligência ao concentrar as três últimas divisões (B-3, B-2 e B-1) em apenas uma, criando a Série B Paulista, equivalente a quarta divisão. Não havia sentido seis divisões profissionais em São Paulo.

Mas esta mesma vivacidade, Marco Polo não está sabendo usar para adequar o Paulistão ao pequeno número de datas imposto pelo estrangulamento provocado da CBF às federações.

Com exagerados 20 times, o Campeonato Paulista perde interesse a cada ano e o público foge dos estádios, como comprovou recente pesquisa da Data Folha.

Em uma análise fria, o número máximo que comporta o Paulistão é 16 equipes. Infelizmente, para este ano, nada pode ser mudado, mas alterações para os próximos anos são fundamentais. E é simples, bastando vontade política para colocar estas mudanças em prática.

Em 2009, cairiam quatro times da Série A-1 e subiriam duas equipes da A-2. O procedimento seria repetido em 2010 e, em 2011, o Campeonato Paulista ficaria com 16 times.

Este raciocínio também serviria para a Série A-2, ficando com 16 times, tornando uma divisão de acesso atraente, com times fortes que valorizariam a competição, hoje completamente esvaziada.
Além disto, somente estes 32 times poderiam participar da Copa FPF, tornando a competição saudável, tirando o aspecto varzeano que se tornou a “Copinha” nos últimos anos.

Os demais times profissionais de São Paulo disputariam uma terceira e última divisão, totalmente regionalizada e com calendário extenso, tal qual determina o Estatuto do Torcedor. E com times com efetiva condição profissional e não, como se vê hoje, com a Série B sendo formada por equipes que sequer têm sede fixa.

Colocando em prática estas mudanças, Marco Polo Del Nero marcaria sua administração de forma positiva e faria um bem incalculável para todos que gostam do futebol paulista.Marco Polo até 2014
MarcoPolo 0001 130Numa manobra às surdinas, o presidente Marco Pólo del Nero foi reeleito, nesta segunda-feira, até 2014 – ano da Copa do Mundo. A decisão “democrática” aconteceu em Assembléia Geral, repleta de vaquinhas de presépio. Depois os dirigentes não devem chorar o leite derramado.

Descaso completoA assessoria de imprensa da FPF está demonstrando completo descaso com a Copa São Paulo. No domingo, o jornalista Fábio Madeira, da Rádio Bandeirantes de Campinas, não agüentou e extravasou, denunciando que não tinha ninguém na FPF para tirar dúvidas sobre os times classificados para a segunda fase.

Só tem ex-boleiro
macuglia 0001 130Os 20 treinadores que iniciam o Paulistão são ex-jogadores. E todos com passagens por boas equipes e até Seleção Brasileira. Guilherme Macuglia (foto), do Guaratinguetá, talvez seja o menos conhecido como jogador, mas jogou no Grêmio, Figueirense e América de Rio Preto.
Os favoritos em 2008
O Paulistão começa neste meio de semana tendo os grandes como favoritos ao título. Além do São Paulo, grande barbada, há outros postulantes como o renovado Santos; o motivado Palmeiras, de parceiro novo e até mesmo o Corinthians, em fase de ressurreição.

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:

Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual