Opinião FI: Interior mostra sua força no Paulistão
O Paulistão 2008, disputado em ritmo alucinante, tanto que no meio de semana já acontece a quinta rodada, mostra alguns “azarões” do
Interior e que podem atrapalhar os planos dos grandes clubes para
beliscar o título da temporada. Entre as surpresas iniciais, estão a
líder isolada Ponte Preta, com 100% de aproveitamento, e o
Guaratinguetá.
No caso da Macaca, a sua diretoria apostou num trabalho simples, de raízes e até arriscou ao entregar o time ao novato Sérgio Guedes, que tem se mostrado muito equilibrado em suas ações. O clube contratou pouco, mas bem, ao contrário das vezes anteriores. E deu certo. O time aproveitou-se bem da tabela favorável, com três jogos em casa, e já bateu a marca expressiva de 12 pontos. Agora, apoiado por sua torcida, vai dar dor de cabeça aos favoritos.
Outro caso é o Guaratinguetá, que começou perdendo para o São Paulo, mas reagiu rapidamente com três vitórias, ocupando a vice-liderança. É sempre bom lembrar que o clube tem uma organização profissional, capitaneada pelos empresários Carlito Arini e Sony Douer. O time é bom, bem dirigido pelo também novato Guilherme Macuglia, e pretende beliscar o título do interior, como fez ano passado.
É preciso lembrar ainda o Noroeste, que investiu bastante e dispõe de um bom elenco. O curioso é que foi bem preparado por José Carlos Fescina, mas ele não resistiu a um começo irregular e o “bolo gostoso” ficou com Márcio Bittencourt.
Com relação aos grandes clubes, tudo parece bem claro. Na verdade, nenhum deles priorizou o título paulista. O Palmeiras ainda tenta se articular com Vanderlei Luxemburgo, mas mostra a esperada irregularidade. O Santos precisa renovar e vai pagar um ônus por isso. O Corinthians está, claramente, voltado para a campanha da série B do Brasileiro. Tanto é verdade, que mesmo de olho na Taça Libertadores, o São Paulo deve levar o título. Salvo algum tropeço em momento decisivo.
Abrindo caminho
Acostumado a trabalhar em times da região sul, Guilherme Macuglia
(foto) começa a galgar espaços dentro do futebol paulista. Ele tem
mostrado sua competência no bem montado Guaratinguetá. E pode ir mais
longe.
Arbitragem: polêmica
Se o São Paulo está reclamando de arbitragem, imagine então o sufoco que estão passando os times do interior. Coronel Marinho precisa ficar mais em cima dos seus pupilos para evitar verdadeiros “desastres”.
Início precipitado
Largar a Série A-3 ainda em janeiro está se mostrando um erro da
Federação Paulista de Futebol. Os clubes estão com dificuldades na
estrutura de seus estádios e nas inscrições de jogadores. Tanto que na primeira rodada, no final de semana, teve goleiro jogando na linha e atacante lateral as bolas no gol.
Favoritos na Série A-2
Já dá para se prever os times favoritos para o acesso na Série A-2.Entre eles, estão a Santista, Santo André, Atlético Sorocaba, dirigido por Paulo Roberto Santos (foto), e a Ferroviária, de Araraquara, que está afastada há muito tempo da elite paulista.
Futebol Interior
O Portal Futebol Interior está acompanhando todos os certames estaduais com um atualizadíssimo “Placar ao Vivo”. Todo e qualquer jogo dos estaduais do Brasil estão sendo acompanhados “on line” no Futebol Interior. E também no sistema wap, pelo celular: www.futebolinterior.com.br/wap
Esta coluna é publicada toda terça-feira no nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































