Opinião FI: Eduardo Affonso e os clubes da Capital

Campinas, SP, 27 (AFI) – O articulista do Portal Futebol Interior, Eduardo Affonso, escreve em sua coluna semanal sobre a “batalha” que o São Paulo teve que enfrentar para eliminar o sempre perigoso Boca Juniors, da Argentina, pela Copa Sul-Americana.

Mas Eduardo Affonso escreve também sobre os demais clubes da Capital, inclusive da Lusa, que está no G4 do Brasileiro da Série B.

Confira abaixo a opinião de Euardo Affonso.

Foi uma verdadeira batalha a classificação do São Paulo para a próxima etapa da sul-americana. O jogo do Morumbi contra o Boca teve tons dramáticos, dignos de final de Libertadores.

Aloisio acabou sendo um dos destaques pelo gol e pelas encrencas que arrumou, mas Hernanes e Dagoberto na minha opinião desequilibraram.

É cedo, eu sei, mas se o São Paulo conservar essa vantagem entre 9 e 12 pontos do Cruzeiro até os jogos das quartas da sul-americana, poderá até quem sabe sonhar com os dois títulos.

O arbitro Carlos Chandia teve no mínimo um comportamento estranho. Até o gol do São Paulo, sua arbitragem foi de uma forma. Depois do gol, ele se equivocou demais contra o time brasileiro.

O médico do Tricolor, doutor José Sanchez de Aquino, me relatou depois da partida que na substituição do Leandro o chileno chegou a xingar o jogador são-paulino que estava na maca.

Muricy Ramalho continua chato nas coletivas após as partidas. Ele pegou birra de alguns jornalistas e acaba descontando em todos os outros, mais especificamente na torcida, que fica acompanhando pelo rádio suas poucas palavras.

Tudo bem que tem gente, que como o próprio Muricy diz, não sai da cadeira e fica palpitando sobre escalações, mudanças e cansaço. Mas ele acaba sendo rude com outros profissionais que acompanham o dia a dia do São Paulo e sabem das dificuldades que o time enfrenta.

Caso o Palmeiras queira mesmo brigar pela Libertadores passa a ser obrigação à vitória contra o América, em Natal, apesar dos vários problemas que tem Caio Junior.

Aliás, já pensando em 2008, a diretoria do Verdão deveria renovar o contrato do treinador agora. Por que se Caio colocar esse time entre os quatro primeiros colocados vão surgir outras propostas.

Foi muito legal ver o goleiro Marcos outra vez num campo de futebol, mesmo como reserva. Sua simplicidade ainda cativa a todos, inclusive os adversários.

Tenho quase certeza que Nelsinho Batista vai salvar o Corinthians do rebaixamento. È um profissional sério e que cobra forte o elenco, mas vai precisar de respaldo, algo que não teve no Santos na sua última passagem.

Um dos problemas que ele vai enfrentar com certeza é a falta de gente da diretoria no dia. Vai acabar tendo que responder por problemas que não lhe dizem respeito.

Não houve consenso a respeito de candidatura única para o mandato tampão de presidente do Corinthians, até fevereiro de 2009. Infelizmente para o clube.

Dos pretendentes ao cargo, num primeiro momento, não vejo nenhum que possa sozinho resolver os graves problemas que atingem o parque São Jorge em todas as áreas.

Aquele Brasileiro de 2005 já estava manchado por tudo o que aconteceu envolvendo a arbitragem. Agora ficou ainda pior, depois das desastradas declarações de Dualib gravadas pela Policia Federal.

O Santos que abra bem o olho nas próximas rodadas, porque a Libertadores está escapando pelos dedos. E ai não adianta chorar o leite derramado e os dólares gastos para nada.

Pelo que o clube gasta com a comissão técnica e pelos jogadores contratados no decorrer do ano, ter apenas como titulo o Paulistão e não ir para a Libertadores será um grande prejuízo.

A Lusa deu um grande passo rumo ao retorno a Primeira Divisão ao derrotar fora de casa Marilia e Vitória. Se o time fizer a lição de casa nos 5 jogos que tem no Canindé, vai subir.

Com méritos a seleção brasileira de futebol feminino está na decisão da Copa do Mundo da categoria. E com boas chances de derrotar a Alemanha na final neste domingo.