Opinião FI de Sílvio Gumiero: A Turma do funil

Opinião FI de Sílvio Gumiero: A Turma do funil

“Chegou a turma da alegria, chegou a turma do funil”. Embalado nessa música carnavalesca, eu começo essa coluna. A turma do funil é composta pelos clubes que estão para chegar nos primeiros lugares, como aqueles que lutam para não serem os últimos. Isso nas séries A, B e C.

Na Série A o São Paulo já é campeão. Faltando seis rodadas para o término da competição e com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, podem chamar todas as zebras do mundo, que ninguém tira esse título do tricolor paulista. A luta para a Copa Libertadores da América está indefinida. São três vagas para cinco clubes: Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

Na rabeira e para cair para a Série B, além do América, Juventude e Paraná, Corinthians, Sport, Náutico e Goiás correm perigo. Uma surpresa também pode acontecer porque os Atléticos Mineiro e Paranaense, Vasco, Internacional, Botafogo e Figueirense estão ameaçados.

Na série B, o Coritiba já subiu. Outras três vagas continuam abertas com Portuguesa, Ipatinga, Vitória, Criciuma, Fortaleza, Barueri e Ponte Preta. Na zona de rebaixamento, Ituano e Remo já caíram. Paulista, Santo André, São Caetano, Santa Cruz, CRB e Avaí lutarão até a última rodada.

Já a série C tem oito clubes disputando o octogonal final. Os quatro primeiros disputarão a B em 2008. Bragantino e Bahia acredito que estarão lá. As outras duas vagas talvez fiquem com Vila Nova e Atlético Goianiense. Daqui para frente, as disputas das rodadas que faltam das três Séries serão acirradíssimas.

O que não vai faltar é emoção. Agora a luta dos clubes é passar pelo funil, que está bem estreito.