Opinião FBA: O Tigre volta a rugir alto na Série B
Campinas, SP, 08 (AFI) – Sensação da Série B 2007 por quase todo o campeonato, o Criciúma entrou em crise há dez rodadas e deixou escapar a liderança, que até então estava folgada. Tido como um nome certo para a Série A, em 2008, o Tigre trocou de técnico e passou algumas partidas sem marcar um mísero gol. Vinda da Série C, a equipe de Santa Catarina pareceu que ia sentir a reta final da competição e frustrar sua torcida que sempre encheu o estádio Heriberto Hulse. Eis que as duas últimas rodadas devolveram a esperança aos catarinenses, que reassumiram a segunda colocação e têm pela frente, na sexta-feira, o líder Coritiba.
O grande jogo será disputado na capital paranaense e tem toda a pinta de ser fundamental para apontar o campeão da Série B 2007. Se o Coxa vencer, irá abrir uma grande margem de pontos sobre o Criciúma. Dependendo dos resultados dos outros integrantes do G- 4, a torcida do Coritiba ficará muito perto de comemorar mais um título.
Porém, se o Criciúma vem de dois excelentes resultados, o Coritiba acabar de sofrer duas derrotas seguidas, incluindo uma acachapante goleada aplicada pelo Fortaleza, na terça-feira passada. E talvez mais preocupante do que o caminhão de gols que levou da boa equipe do técnico Zetti, o magro 1×0 que levou do CRB pode ser sintomático do ponto de vista negativo, já que o clube alagoano não se encontra mais na competição e colecionava derrotas nas últimas rodadas. Em suma, será um excelente termômetro para verificarmos como estão as duas principais equipes, até então, do Campeonato Brasileiro da Série B. O Coxa confirmará a liderança, aumentando ainda mais a vantagem sobre os demais concorrentes? O Criciúma continuará sua escalada rumo à recuperação e à consolidação definitiva no G-4? Sexta-feira, 12 de outubro, 16h, feriado, Couto Pereira lotado: Viva a Série B!Outro duelo deveras interessante acontecerá no sábado, em Ipatinga. A equipe local enfrenta o embalado Fortaleza, que está sedento por um lugar entre os quatro melhores times do campeonato. Típica partida que não podemos apontar um favorito. O Ipatinga, apesar de jogar em seu estádio, não está necessariamente em uma ascendente na competição. Além disso, na hora de uma decisão, carece justamente de um apoio mais contundente de uma torcida que tenha um grande tamanho, como um clube de massa. O local de jogo, portanto, fica quase que neutro.
Baseado neste aspecto e com uma campanha avassaladora nos últimos jogos, o Fortaleza tem a chance de entrar de vez por umas vagas à Série A. Com 42 pontos, o time nordestino, que há pouco lutava para não cair, pode encostar no G-4 com uma vitória sobre o rival.O Vitória, o integrante do G-4 que ainda não tínhamos comentado, terá uma dura missão pela frente. Fará um dos maiores clássicos do Nordeste, contra o Santa Cruz, no Gigante do Arruda, sábado, 13. Apesar de estar em uma posição intermediária, o Santa sempre chega forte em seu estádio e costuma deixar o adversário em maus lençóis. Mais uma partida com estádio lotado e festa nordestina enfeitando a Série B.
Também no sábado, Ponte Preta e Portuguesa farão o clássico paulista da rodada. Empolgada com a vitória fora de casa sobre o São Caetano, a Macaca joga suas últimas fichas para tentar se aproximar do G- 4. A Lusa, em quinto lugar, continua firme na briga e se tornou um dos times favoritos a conquistar um lugar entre os quatro melhores ao final da Série B. Novamente com esperanças, o Moisés Lucarelli deve ser invadido pela apaixonada torcida pontepretana.Faltando apenas nove rodadas para o término da Série B, todos os jogos passam a ser super dimensionados. Qualquer resultado pode alterar de maneira significativa a posição de um clube na tabela de classificação, o que pode ser decisivo para seu futuro no campeonato. É o momento de consolidar um espaço, ou mesmo procurar uma recuperação definitiva. Dentro deste contexto, o encontro entre Coritiba e Criciúma parece traduzir de forma perfeita esta linha de raciocínio. É sempre bom ver um grande clube como o Coritiba voltar a se sobressair no cenário esportivo nacional. E também é ótimo perceber o Tigre rugindo alto novamente, recuperando o futebol que tem sido uma das marcas positivas da Série B 2007.
Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].





































































































































