Opinião FBA: Nostalgia, emoção e ternura no Moisés Lucarelli

Campinas, SP, 29 (AFI) – Faltando apenas seis rodadas para que o Campeonato Brasileiro da Série B se despeça de 2007, é difícil e injusto escolher ou apontar qualquer partida como a mais importante. Todos os jogos em todas as rodadas têm um imenso valor, que mobilizam os elencos e fazem as torcidas lotarem os estádio Brasil afora. Até como uma maneira de homenagear a centenária Ponte Preta e o não menos tradicional Coritiba, nossa primeira menção desta semana será sobre o duelo entre estas duas agremiações que orgulham o país do futebol.

Após vencer fora de casa o competitivo Barueri, fora de casa, o Coxa-Branca carimbou quase que totalmente seu passaporte rumo à Série A, em 2008. Já é consenso geral que o foco agora é a taça de campeão da Série B, conquista que ocupará lugar de destaque na farta galeria de troféus do clube paranaense. Depois de anos turbulentos, o campeonato deste ano ajudou o Coritiba a se reestruturar e voltar a trilhar os caminhos das vitórias, com o qual se acostumou ao longo de sua história.Já a Ponte Preta, histórico clube de Campinas, não vem realizando a campanha que tantos esperavam. Apesar de, mais uma vez, ter tido a oportunidade de se aproximar bem no G-4, empatou em casa contra o Brasiliense, na última rodada, e pisa no Moisés Lucarelli, nesta terça, precisando desesperadamente dos três pontos.

Este clássico do futebol brasileiro já é emocionante por natureza, mas reserva alguns ingredientes que apimentarão o confronto. Se vencer mais esta partida fora de seus domínios, o consenso geral será agora o da conquista do título pelo Coritiba. Restariam cinco rodadas e os curitibanos vão ter três jogos no sempre lotado Couto Pereira para ratificar este feito. Do outro lado, temos uma Ponte Preta respirando com ajuda de aparelhos. Apresentando muita inconstância na competição, o time campineiro tem feito sua apaixonada torcida sofrer. Vide os dois últimos resultados, quando conseguiram uma bela vitória, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, e depois empataram com o Brasiliense, no Moisés Lucarelli. O que o torcedor pontepretano pode esperar após uma vitória sobre os líderes disparados da competição? Essa será a pergunta que irá pairar no ar, caso aconteça isso. Como esperança, a Ponte Preta pode ainda tirar pontos de outro rival direto (Ipatinga), na outra rodada, e depois tem uma tabela de jogos bastante favorável. Ainda dá para a Macaca!

Mais do que isso, iria impor aos demais adversários uma enorme diferença, o que valorizaria o trabalho da diretoria e comissão técnica do clube. Concomitante a isso, encheria de esperanças a toda torcida Coxa de fazer uma grande campanha em 2008, na Série A. Com mais três ou quatro reforços, mantendo-se a espinha dorsal deste vitorioso elenco, a tendência é de novos sucessos no ano que vem.

Se o Coritiba será o campeão ou se a Ponte Preta conseguirá uma vaga no G-4, não podemos afirmar categoricamente. De certo mesmo somente os olhares nostálgicos para o campo do Moisés Lucarelli, que virão duas camisas do futebol brasileiro com muita história para contar. Duas camisas que se acostumaram a participar da Série A e agora dão brilho e charme ao emocionante Campeonato Brasileiro da Série B. Duas camisas que representam duas torcidas famosas pela fidelidade e apoio irrestrito à seus clubes.O curioso disso tudo é que não podemos perguntar se o leitor vai perder esta grande partida. Isso porque será dia de rodada cheia, onde todos os jogos serão realizados na noite desta terça-feira. Para falar sobre o segundo colocado, sabe-se que o sinal já está amarelo para o Ipatinga há muito tempo. Com apenas uma vitória nas últimas seis partidas, os mineiros estão caindo de produção na fase errada da competição. É melhor abrir o olho.

A Portuguesa perdeu para o CRB, na última rodada, o que não é um resultado totalmente inesperado. O CRB jogou em casa, com um grande apoio de sua torcida, e precisava da vitória para sair de perto da zona de rebaixamento. Nesta terça, a Lusa terá um adversário com o mesmo intuito, o Avaí. Atuando na Ressacada, os catarinenses também querem se afastar cada vez mais da zona incômoda. Vamos conferir se a Portuguesa aprendeu a lidar com jogos assim.O Vitória não conseguiu furar a retranca do Criciúma e empatou em casa com o placar zerado. Decepcionou sua torcida e viu os catarinenses decepcionarem o Brasil, já que hoje é apenas um arremedo da equipe que encantou o país na primeira metade da Série B. Agora os baianos pegam o fragilizado Brasiliense e o Tigre enfrenta o quase rebaixado Ituano, fora de casa.

E é bom o Criciúma respeitar o adversário. Apesar de estar praticamente na Série C, o Ituano aprontou pra cima do embalado Fortaleza, vencendo os cearenses por 1×0, em uma das maiores surpresas do campeonato, até agora. Típico do resultado que quebra um pouco o ritmo de um time que vinha tão bem nas últimas rodadas. Agora o Fortaleza tentará recuperar os “irrecuperáveis” três pontos diante do Santo André, desta vez no ABCD Paulista. O técnico Zetti e sua trupe pretendiam sair de São Paulo com seis pontos na bagagem e jogar em casa com possibilidades de já entrar no G-4. Ainda dá, mas o sonho foi novamente adiado.A Super-Terça te convida para grandes clássicos, estádios históricos, duelos de times centenários. O Campeonato Brasileiro da Série B permite aos clubes uma reorganização para um futuro mais promissor ainda. Do Moisés Lucarelli ao Mangueirão, passando anteriormente pela Ressacada, a certeza é de gols, sorrisos e choros. Pois o futebol tem isso. Conseguimos ver beleza e ternura até no sofrimento de torcedores. Afinal de contas, tem algo mais bonito e emocionante que o amor genuíno de uma pessoa por um clube de futebol?

Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].