Opinião FBA - Liderança e regularidade em xeque na Série B

Liderança e regularidade em xeque na Série B

Passadas vinte rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, dois fatos dominam o pensamento do torcedor neste momento. O primeiro é a queda vertiginosa de produção do time do Criciúma, que para muitos já era pule de dez para a subida à Série A. O outro que vamos discutir é a impressionante irregularidade de todas as equipes, que fazem de tudo ara alcançar um objetivo e, quando estão quase obtendo o resultado esperado, falham no último momento.

Sobre o Tigre de Santa Catarina, podemos dizer que a vantagem que conseguiu abrir dos demais está sendo um facilitador nesta sua permanência na liderança isolada da competição. Nos últimos seis jogos, o Criciúma venceu apenas uma vez. A diferença para o segundo colocado já chegou a ser de sete pontos e agora caiu para dois.

Contudo, embora seja nítida esta queda no rendimento do líder, temos que entender os naturais maus momentos que todas as equipes passam em uma competição disputada e longa como a Série B do Campeonato Brasileiro. Como já discutimos inúmeras vezes neste mesmo espaço, com o equilíbrio que esta competição apresenta seria mesmo incomum um clube se destacar tão clamorosamente como estava acontecendo. Por isso, até como alento para a sempre bonita torcida do Criciúma, a tendência é que as coisas se normalizem e o time volte a mostrar mais consistência nos resultados. Se não são mais vistos como favoritos absolutos para ficaram no G4 e até para serem campões, continuam com todas as chances do mundo para concluírem seus objetivos.

A ironia aparece em nossa análise quando apontamos a irregularidade de todos os times na Série B. Pois se a queda de produção do Criciúma fez com que outras equipes encostassem na liderança, a irregularidade das mesmas impediu-as de passar a equipe de Santa Catarina na tabela de classificação. Com a derrota do Tigre para o São Caetano, bastava que o Coritiba ganhasse do Paulista para o campeonato ter um novo líder isolado. E apesar de ter jogado em Jundiaí e contra um dos times que mais conquistaram pontos nas últimas seis rodadas, o Coritiba precisava vencer para provar que é sério postulante a permanecer no G4 ao término da competição. Jogou com um adversário tecnicamente inferior e perdeu a chance de ultrapassar o Criciúma. Na próxima rodada, os dois clubes jogarão em casa, contra equipes que ocupam posições intermediárias na tabela.

O caso clássico de irregularidade na última rodada aconteceu em Maceió. Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o embalado CRB tinha um adversário que até agora não decolou. Time entrosado, ataque fulminante nas ultimas partidas e o belo estádio Rei Pelé lotado. Nem todas estas atribuições foram capazes de fazer a lógica se concretizar. No final, a zebra do ABC Paulista falou mais alto e venceu a partida por 2×1. O CRB perdeu a chance de ingressar no G4 e ainda ganhou a desconfiança de sua própria torcida.

Outro clube que vem namorando o G4 há bastante tempo é a Portuguesa de Desportos. Crescendo no campeonato, está sempre ali entre o oitavo e o quinto lugar. Após a vitória em casa, sobre o Fortaleza, terá também o Santo André pela frente, nesta terça. O clube do ABC Paulista pode até se tornar o fiel da balança, neste caso. Venceu e CRB, impedindo que o time alagoano entrasse no G4 e agora pode ser o algoz de mais um postulante ao tão sonhado grupo de elite.

O Marília perdeu em casa para o Brasiliense. Mas não se pode dizer que foi um resultado inesperado, até porque o time do Distrito Federal conta com um elenco qualificado e experiente. Com a vitória assumiu a terceira colocação e empurrou o MAC para quarto. Os dois têm, nesta Super-Terça, jogos onde são considerados plenos favoritos. O Brasiliense pega o Avaí, na Boca do Jacaré, enquanto o Marília vai até Itu enfrentar a equipe da cidade. Chances grandes de continuarem figurando no G4.

Já que falamos em irregularidade, não dá para não citar o Vitória. A incrível sina de só ganhar ou perder continua, com requintes de crueldade. Na última rodada, quando voltava a não apresentar um futebol convincente atuando fora de casa, desta vez contra o Avaí, a equipe da Bahia conseguia segurar o empate em 0x0. Quando parecia que, finalmente, a inusitada sina de não empatar ia acabar, o Avaí marcou um gol no final da partida e decretou a 10ª derrota do clube baiano na Série B. Mesmo com tantos altos e baixos, continua firme na luta por umas das vagas à Série A. O Vitória terá pela frente agora o São Caetano, que tem tentado engrenar na competição. O triunfo diante do líder, na última rodada, pode vir a ser a mola propulsora desta alavanca. Vai ser um grande duelo!

Lugar onde o imprevisível e o imponderável resolveram fincar suas raízes, os times que disputam o Campeonato Brasileiro as Série B passam por um momento que precisam mostrar afirmação e confiança. As próximas seis, sete rodadas, serão fundamentais para cada equipe saber pelo o que vai lutar nas últimas rodadas da competição. A irregularidade, embora seja um inimigo feroz em busca da afirmação no campeonato, acaba transformando-o em um deslumbrante infinito de incertezas. Nelson Rodrigues e seu Sobrenatural de Almeida comprariam lugares cativos em todos os jogos desta Série B 2007.

Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].