Opinião Edmar Ferreira: Uma Internacional jamais vista

A Internacional poderá ser o Taubaté de 2009. Lamentável.

A Internacional continua caminhando a passos largos para o Campeonato Paulista da Série A-3 de 2009. O Leão perdeu para o Atlético de Sorocaba por 2 a 0, domingo à tarde no Estádio Major José Levy Sobrinho, permanecendo na lanterna com 2 pontos ganhos de 27 possíveis. Desta forma, a equipe limeirense está a 8 pontos de sair da zona do rebaixamento, restando 10 rodadas para o término da fase de classificação. A água já passou da cintura.

Negativo
Na derrota para o Atlético de Sorocaba, a Internacional completou 14 partidas sem ter conquistado uma única vitória no Campeonato Paulista da Série A-2. Nas 9 rodadas desta temporada, o Leão conseguiu apenas 2 empates e perdeu 7 vezes, estando na lanterna com 2 pontos ganhos e infelizmente com uma alta porcentagem de chances de rebaixamento.

Por que?
Acontece que na Série A-2 do ano passado, a Inter – na época comandada por Michael Robin – não venceu nas cinco rodadas finais, tendo perdido quatro jogos (4 x 2 Nacional (F), 1 x 0 Rio Preto (F), 2 x 0 Guarani (F) e 1 x 0 São José (C)) e empatado apenas 1 (1 x 1 Palmeiras B). A equipe limeirense só não foi rebaixada para a Série A-3 por uma vitória, cabendo a degola para Taubaté, Nacional, Palmeiras B e Osvaldo Cruz.

Última

A última vitória leonina na Série A-2 aconteceu no dia 10 de março de 2007, contra o Bandeirante, no Major Levy. Naquela ocasião, a equipe limeirense fez 2 a 0, gols de Emílio e PC. A Internacional poderá ser o Taubaté de 2009. Lamentável.

História
O habilidoso meia Leandro Diniz, hoje no Atlético de Sorocaba, marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira pela Internacional e justamente em um confronto contra o time de Sorocaba. O gol de placa aconteceu em 05/04/2006, no Estádio Major José Levy Sobrinho, pelo Campeonato Paulista da Série A-2. Leandro Diniz enganou a todos os presentes com um drible de corpo fenomenal sobre seu marcador após cruzamento rasteiro da esquerda de Éder (hoje no São Paulo), marcando com extrema categoria, na saída do goleiro Hélder, bem no ângulo direito. No domingo ele jogou o “arroz com feijão” no Atlético.

Bom time

O Atlético de hoje tem a base que subiu com o Rio Claro para a Primeira Divisão. Entre os titulares estão quatro jogadores bastante conhecidos da torcida limeirense, todos meus amigos. O zagueiro Edson Batatais foi ídolo da torcida galista em 2005, quando formava a dupla de zaga com Toninho. Outro que vestiu de forma brilhante a camisa do Independente foi o excepcional meia Givanildo, exímio cobrador de faltas. Leandro Diniz defendeu a Internacional na Série A-2 de 2006 e Luciano Gigante é um “matador por excelência”. O time ainda tem o ala Marcelo Cordeiro, ex-Rio Claro, e um dos artilheiros da competição. Não tenho a menor dúvida que esse time vai brigar pelo acesso ao lado de Santo André, Ferroviária e São José.

Penetras
Fiquei impressionado com a “invasão” de pessoas de Sorocaba nas cabines e tribunas de honra do Limeirão. Nem o Corinthians que é o Corinthians é cercado de tanta gente. Fico impressionado como não há fiscalização nenhuma dos diretores da Internacional na entrada e saída de pessoas no estádio. O Limeirão infelizmente está parecendo a “casa da mãe joana”.

Sem vibrar
Narrei Taquaritinga 2 x 1 Internacional pela Rádio Mix 770 AM no meio da semana passada ao lado de Roberto Lucato e João Valdir de Moraes. Quando o árbitro Robinson José Andréa de Góes apitou o fim da partida, não vi nenhuma comemoração por parte do estreante técnico Michael Robin, que tinha como mania fazer aquele tradicional carnaval após as vitórias. Agora eu tenho certeza que ele ama o Leão de verdade.

Tranquilidade
A alegria finalmente voltou ao Estádio Comendador Agostinho Prada depois de um período conturbado. A vitória diante do União de Mogi por 2 a 0, ontem pela manhã, trouxe a tranquilidade que o técnico Nei Silva queria para dar prosseguimento ao seu trabalho, sem precisar deixar o cargo, como tinha prometido em caso de uma nova derrota, que seria a quarta consecutiva. Nesse momento a equipe limeirense deixa de lado a preocupação de cair e passa a sonhar com o bloco dos classificados.

Em cima da hora
O técnico Nei Silva divulgou uma escalação para a imprensa após o coletivo de sexta-feira e no domingo colocou em campo uma formação bem diferente. Ele prometia colocar o zagueiro Moraes como volante, mas optou em cima da hora por colocar um homem da posição no setor. O escolhido foi Raniéri (indicação de Michael Robin), que disparamente foi o melhor em campo, fazendo inúmeros desarmes e saindo para o jogo. Sua atuação rendeu elogios dos cronistas esportivos e principalmente do treinador. Ganhou a vaga.

Golaços
Os dois gols do Independente contra o União de Mogi merecem elogios. Rodrigo Lopes no primeiro tempo e Vinícius no segundo tempo marcaram verdadeiros golaços.

Claudemir Peixoto

Conversei demoradamente com o ex-técnico do Independente, Claudemir Peixoto, hoje no Campinas, time da Segunda Divisão. Ele lamentou não ter continuado no Galo e lembrou que o Flamengo de Guarulhos, vice-campeão da Copa Energil C, manteve o mesmo time e por isso está nas primeiras colocações do Campeonato Paulista da Série A-3. Resumindo: a conquista da equipe limeirense parece que em nada valeu, digo em isso em função da sequência do trabalho.

Na Espanha
Quem curte a nossa coluna em Zaragoza, na Espanha, é o limeirense Fernando Donaque. Ele sabe tudo sobre o Independente – seu time do coração – graças ao importante serviço prestado pelo site Futebol Interior diariamente. Um abraço amigão e quem está torcendo muito por você na Espanha são seus amigos Roberval, Juninho e Wagner Ginez.

Tem narrador esportivo que acha que manda na cidade e plantão esportivo que é simplesmente insuportável. Tenha dó…….