Opinião Ederaldo Poy: 13 de Outubro inesquecível

Ah… futebol! Como você é encantador e faz histórias inesquecíveis por onde passa. A maior de todas – pelo menos para os corintianos apostólicos e romanos – é marcada no dia 13 de Outubro e o ano de refência é 1.977, há simplesmente 30 anos.

Me recordo com muita saudade da conquista alvi-negra sobre a valente Ponte Preta, três jogos, três decisões. No primeiro jogo 1 a 0 para o Timão. Com isso, na segunda partida o empate garantiria o título, que não vinha há 23 anos ao time do Parque São Jorge. Mas, a seleção pontepretana calou o Morumbi, que recebia mais de 138 mil pessoas, com uma vitória linda por 2 a 1. Vaguinho abriu o placar para o Corinthians, mas o mestre Dicá e Rui Rei fizeram os gols da vitória da Macaca.

Na terceira partida, o empate levaria o título para o Miosés Lucarelli. Este foi um jogo nervoso com expulsões de Oscar e Rui Rei pelo lado do time pontepretano e Geraldão pelo lado corintiano. Mas quis o destino que o gol só saísse e muito chorado aos 38 minutos do segundo tempo, com um chute na bola do pé-de-anjo Basílio.

Quando o saudoso árbitro Dulcídio Wanderley Boschíllia deu o apito final, o estrondo foi tão grande que parecia que novamente uma bomba atômica tinha sido lançada.

Uma cena não sai da minha mente a de um corintiano atravessando o gramado do Morumbi ajoelhado e com a bandeira nas costas. Foi muito emocionante. Outra cena aconteceu comigo, peguei uma camisa listrada do Corinthians, amarrei num cabo de vassoura, que quebrei da minha mãe, peguei a minha Monareta (bicicleta) e sai, sozinho, fazendo a minha passeata. Confesso que, apesar de ter apenas oito anos, queria ir para o centro da cidade acompanhar a festa corintiana, que rolava pelas ruas de Araras.

Obrigado
Como a vida é surpreendente. Depois de muitos anos, conheci alguns desses astros pessoalmente, como o ex-árbitro Dulcídio, o pé-de-anjo Basílio, ‘Seu’ Zé Duarte, Vanderlei e Jair. Estes vieram a ser técnico do União São João.

Ao mestre Dicá, o qual me tornei amigo com muita honra, fato que jamais poderia imaginar, revelo que tenho o maior respeito e admiração. Outros também tive o prazer de conhecer como Zé Maria, Wladimir, Romeu e Geraldão.

A toda Nação corintiana parabéns pelo 30º aniversário da ‘maior’ conquistada da história do Todo Poderoso Timão.
Ficha Técnica

Campeonato Paulista de 1977

Jogo: Corinthians 1×0 Ponte Preta
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschíllia (SP)
Gol: Basílio aos 36 minutos do segundo tempo (Corinthians)
Cartões vermelhos: Rui Rei, Oscar e Geraldo
Público: 86.677 pagantes, para uma renda de Cz$ 3.325.470,00
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13/10/1977

Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Russo, Luciano, Basílio e Vaguinho; Geraldão e Romeu. Técnico: Osvaldo Brandão

Ponte Pretam forte abraço e até mais !!!: Carlos; Jair, Oscar, Polozzi e Angelo; Vanderlei, Marco Aurélio, Dicá e Lúcio; Rui Rei e Tuta (Parraga). Técnico: Zé Duarte