Opinião Diego Viñas: Mundial de Clubes é muito chato
Campinas, SP, 10 (AFI) –
A FIFA bem que tentou, mas não achou o formato ideal para realização de um campeonato mundial de clubes competitivo e que chamasse a atenção. A intenção de colocar times de vários continentes é boa. Isso não discuto. Agora, permitir que essas equipes mais fracas realizem uma semifinal com um campeão de Libertadores ou de Liga dos Campeões da Europa é uma covardia.
Não tem jeito! O público ou o torcedor esperou assistir ao São Paulo compra o Liverpool, da Inglaterra. Da mesma forma quando o Internacional de Porto Alegre enfrentou os espanhóis Barcelona. Nessa edição 2007 não é diferente. Entra o Sepahal, entra o Red Diamonds, joga até o Pachuca, mas os mais esperados são o Boca Juniors e Milan no duelo da final.
Uma solução para um campeonato mundial de clubes ideal talvez não seja lá muito fácil. Poderiam se classificar, campeões e vices das competições continentais. Além disso, fazer como acontece na Libertadora e Liga dos Campões em que há uma fase pré-classificatória. Aí sim, poderia entrar até o campeão da segunda divisão de Trinindad e Tobago.
Por que a Copa do Mundo de seleções é tão mais legal do que uma Copa América? Oras, porque tem formato, há mais equipes, grupos, grandes jogos e fases de mata-mata emocionantes. Alguma coisa tem para a FIFA não fazer um formato semelhante com o mundial de clubes. Pode ser sim falta de grandes patrocínios ou uma época (meio de dezembro) desfavorável, o que não daria muito tempo para realização de um campeonato com mais fases além apenas de uma estranha quartas-de-finais com dois jogos. É verdade! Onde já se viu? Só nesse mundial de clubes mesmo.
Claro que o título é muito importante para quem o vence. Só que vencer um continental está muito mais difícil e deveria ser ao contrário. O mundial está chato. Muito chato. A torcida está sentada, esperando para começar logo o jogo final entre argentinos e italianos nesse ano. Um campeonato que apenas um jogo é esperado, num dá.





































































































































