Opinião de Diego Viñas: Ser vice é pior...

Campinas, SP, 08 (AFI) – Tem time que está predestinado a ser vice-campeão. Coitado do São Caetano. Do time, porque o torcedor mesmo, não sei. Uma equipe fundada em 1989 não tem muito torcedor. Com todo respeito do mundo aos simpatizantes do Azulão. Vice da Copa João Avelange em 2000, vice da Libertadores, vice Paulista. Não tem coisa pior. Tem vai, um rebaixamento. Ser motivo de piada por um ano todo (isso se conseguir logo o acesso) não deve ser fácil. Mas o São Caetano na Segunda do Brasileirão não vai fazer ninguém sofrer. O time não tem muita torcida mesmo.

De volta ao vice. É uma dor especial. Você está na final, na grande final do campeonato. Uma competição difícil, de treinos, de problemas, de sofrimento, de superação, para chegar no “grande dia”, e ser… vice!

Acompanho o futebol italiano e ao lado do São Caetano aponto a Roma. Coitada da Roma. Por enquanto pelo menos. Neste mês, disputa a final da Copa da Itália pela terceira vez consecutiva. Sabe o que é ruim? Nas duas edições anteriores ela foi vice. E pior ainda? Contra a mesma rival, a Inter de Milão! Aliás, a Inter já é a campeã italiana deste ano, na verdade é bi. Agora, um teste para você, internauta. Adivinha que time já garantiu o vice no Italiano! Eu pago a rodada!

Dor semelhante, sem dúvida, do corintiano que foi duas vezes eliminado pelo Palmeiras na Libertadores em 1999 e 2000. Agora vem cá, caro alvinegro. Já pensou perder duas vezes para o Verdão na final? Flamenguista, imagina dois vices contra o Fluminense? E nós contra a Argentina? Afe!Argentina não, mas na França, em 1998. Pronto! Resolvido! Para quem não torce nem para o São Caetano , nem para o Corinthians, nem para a Roma, um exemplo para você, torcedor brasileiro. Lembra como se sentiu na perda da Copa de 1998? Ruim! Decepcionado! Envergonhado!

É mesmo, tive uma idéia! Pergunte ao seu avô como ele se sentiu quando o Brasil perdeu a primeira final em Copa do Mundo, em casa, em pleno recém-construído Maracanã lotado, contra o Uruguai. Se seu avô chorou, é porque ele sabe o que é ser vice.