Opinião Bruno Mestrinelli: O Paulistão dos treinadores
Em tempos de vacas magras no futebol brasileiro, o Campeonato Paulista promete ser o Paulistão dos treinadores. Sem contar a contratação de Adriano, grande contratação do futebol brasileiro, as outras equipes não empolgaram com reforços dentro de campo. Fora dele, porém, gastaram bastante.
O Palmeiras vem na frente. Contratou Vanderlei Luxemburgo para a temporada 2008. É um treinador de qualidade, atual bicampeão paulista com o Santos, com um time fraco de nomes, mas forte no conjunto. O Corinthians vem em seguida. A contratação de Mano Menezes foi melhor até do que a contratação de Acosta. Ótimo treinador, vai implantar estilo de time pequeno no Corinthians: primeiro marca, depois joga. Só assim, o time terá sucesso em 2008.
Depois, o Santos, que contratou Leão. Ele, que deu as últimas grandes glórias ao Peixe (tirando os títulos de Luxa), promete muito empenho. Porém, sem muito dinheiro. O São Paulo dispensa comentários. O Tricolor, bicampeão brasileiro, manteve o melhor treinador do país na atualidade. É o time a ser batido no Paulistão.
Dentro de campo, os times estão nivelados. Tirando o São Paulo, que não perdeu muitos jogadores, todos têm muitas chances. Depois do Tricolor, o favorito pelo que fez no ano passado, acho que vem o Palmeiras, como possível candidato a chegar entre os quatro primeiros colocados. O time verde manteve a base do ano passado e tem a confiança de Luxa. Além disso, tem R$ 30 milhões da Traffic para gastar. Os reforços devem começar a pingar a qualquer momento.
Corinthians e Santos são incógnitas. Acho que vão sofrer durante a competição, mas também chegam fortes para ficar entre os primeiros.
No interior, Grêmio Barueri e Guaratinguetá saíram na frente, com contratações mais pomposas do que seus adversários. O investimento dessas duas equipes ultrapassam os investimentos das equipes adversárias. São os favoritos ao título do Interior, no mínimo.
O Noroeste contratou bem e muito. Foram 17 jogadores, além da manutenção de outros atletas que estavam emprestados no segundo semestre. Comandado por Fescina, o time de Bauru tem um sonho: chegar entre os quatro. Aposto que o Noroeste chega à disputa pelo título do Interior, ficando, na primeira fase, entre quinto e décimo lugar.
Ponte Preta, Juventus, São Caetano, Ituano, Portuguesa e Bragantino são os times que podem, ao lado do Noroeste, surpreender. Esses times têm equipes bem montadas, mas ainda são incógnitas. Coloco o Norusca ao lado desses clubes. Aposto que não caem.
Mirassol, Rio Preto, Sertãozinho, Marília, Rio Claro, Paulista e Guarani têm que ficar de olho na Série A2. São os “favoritos” para cair para a Série A2.
Claro que tudo que falamos são prognósticos. Nada mais que isso. Um time como o do Bragantino, no ano passado, era tido como fraco. No entanto, chegou às semifinais e, por pouco, não eliminou o Santos. Dentro de campo, o time tem que dar “liga”. Seja ele o Rio Preto, caçula do Paulistão, seja ele o São Paulo, supercampeão.





































































































































