Operário-PR x América-MG - Fantasma vai seguir fazendo bonito nas divisões de acesso?

Duelo, válido pela primeira rodada da Série B, acontece nesta sexta-feira, às 19h15, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)

Duelo, válido pela primeira rodada da Série B, acontece nesta sexta-feira, às 19h15, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)

0002050384056 img

Ponta Grossa, PR, 25 (AFI) – O Operário Ferroviário quer seguir fazendo bonito nas divisões de acesso. Campeão nacional da Série D de 2017 e da Série C de 2018 e paranaense da Segunda Divisão de 2018, o Fantasma da Vila estreia no Campeonato Brasileiro da Série B nesta sexta-feira, às 19h15, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), diante do América Mineiro.

O Coelho, por outro lado, tenta retornar ao Brasileirão e manter a sina de ‘ioiô’. Em 2009, o clube mineiro estava na Série C; em 2010, na Série B; em 2011, no Brasileirão. ‘Empacou’ na Série B até 2015, quando foi quarto colocado. Em 2016, porém, foi lanterna da Elite. Em 2017, foi bicampeão da Série B. Em 2018, no entanto, outro rebaixamento na Série A.

ESTADUAIS
O Operário Ferroviário teve desempenho mediano no Campeonato Paraense. Foi eliminado nas semifinais da Taça Barcímio Sicupira Júnior, equivalente ao Primeiro Turno, ao perder para o Toledo por 3 a 1 nos pênaltis, após 1 a 1 na única partida. No Segundo Turno, a Taça Dirceu Krüger, queda ainda na Fase de Grupos.

O América Mineiro foi terceiro colocado na Primeira Fase, somando 22 pontos em 11 rodadas. Nas quartas de final do Campeonato Mineiro, anotou 2 a 0 na Caldense e se credenciou para encarar o Cruzeiro nas semifinais. A Raposa, porém, não teve grandes dificuldades para vencer os dois jogos e fazer 6 a 2 no placar agregado.

 Foto: José Tramontin/OFEC

Foto: José Tramontin/OFEC

OS DONOS DA CASA
O Fantasma da Vila, que retorna à Série B após 28 anos, segue sendo comandado pelo técnico Gerson Gusmão, que esteve à frente do título brasileiro da Série D de 2017 e da Série C de 2018, do paranaense da Segunda Divisão de 2018 e da Taça FPF de 2016. Além disso, o goleiro André Luiz, o lateral direito Mailton, o zagueiro Lázaro, o volante Revson, o meia Rafael Chorão e os atacantes Felipe Augusto e Uilliam foram contratados após o Paranaense.

“O nosso primeiro adversário é um clube de tradição no futebol, que veio da Série A do Brasileiro. Sabemos da qualidade do América, um time de jogadores experientes, com títulos e história dentro do clube. Mas nós também temos pontos fortes que podemos explorar, por isso, este jogo está sendo muito aguardado por nós. Tenho certeza que o Operário está preparado e fará o seu melhor em busca da vitória”, disse o treinador.

OS VISITANTES
Um dos comandantes mais vitorioso do futebol nacional, Givanildo Oliveira segue à frente do Coelhão. Pelo time americano, conquistou o brasileiro da Série B de 1997 e da Série C de 2009, além do Estadual de 2016. Depois do Mineiro, o clube de Belo Horizonte contratou apenas o goleiro Airton Michellon, ex-Juventude, Red Bull Salzburg, Red Bull Brasil, Oeste e Pelotas.

“Estamos preparados. A Série B, há muito tempo, é forte e difícil de subir. De seis a oito times lutam para não cair e os demais lutam para subir, como é o caso do América. Mas é preciso provar em campo para conseguir subir. Se o Operário está na Série B, é porque merece, é um time forte, com muita marcação. Temos que nos livrar disso, mesmo fora de casa, para somar pontos dentro e fora de casa”, contou o comandante.