Onde Anda: Roncatto, ex-atacante de Guarani e Seleção Sub-17

Roncatto 02 200hoje, encontra-se escondido no submundo da bola. Trata-se do atacante Evandro Roncatto (foto), de 23 anos. De grande Campinas, SP, 31 (AFI) – O Onde Anda desta semana traz mais um jogador que surgiu como grande promessa e, destaque nas categorias de base do Guarani e da Seleção Brasileira, agora, o jogador desfila seu talento pelo desconhecido futebol do Chipre.

Confira também:
Craque? Atacante conquista modelo e deixa até Messi com “inveja”

Natural de Campinas, no interior paulista, Evandro Roncatto começou a ganhar destaque no cenário nacional, em 2003, quando ainda tinha 17 anos. Nas categorias de base do Bugre, ele acabou convocado para o Mundial Sub-17 daquele ano, após boas atuações pelo Sul-Americano, onde o Brasil foi vice-campeão.Formando dupla de ataque, até então vista com grande expectativa, com Abuda, do Corinthians, Roncatto

comandou a Seleção na conquista do título mundial. Além de levantar a taça na final contra a Espanha, o jogador foi vice-artilheiro com quatro gols.

Não bastasse isso, conquistou a Bola de Prata (prêmio destinado ao segundo melhor jogador do torneio). Ficou atrás apenas do meia espanhol Cesc Fábregas. Hoje, este último é um dos atletas mais promissores do mundo, titular da seleção de seu país e grande estrela do Arsenal, da Inglaterra.O caminho de Roncatto foi completamente diferente do rival de sete anos atrás. Prejudicado pelas más campanhas

do Guarani da “Era José Luiz Lourencetti”, o jogador não conseguiu ter o mesmo sucesso. Foram 56 partidas e oito gols pelo time de Campinas, além de um amargo rebaixamento no Brasileirão de 2004.

No final de 2005, o jogador deixou o Bugre e começou uma grande peregrinação. Somente em 2006, ele teve passagens por três clubes: Santo André, Náutico e Paysandu. Em nenhum deles, porém, ele conseguiu o sucesso do tempo em que dava show da base da Seleção.

Após uma rápida passagem pelo Ipatinga, em 2007, o atacante decidiu tentar a sorte no exterior. Ele foi para o Belenenses-POR, mas mais uma vez acabou ofuscado pelas más campanhas do clube. Depois de quase dois anos, o jogador ficou sem contrato e se transferiu ao Paços Ferreira, clube pequeno de Portugal.Na nova equipe, Roncatto foi discreto novamente. Foram sete partidas (exatos 251 minutos) e nenhum gol marcado. No início deste ano, ele acabou se transferindo para o Ermis Aradippou, da primeira divisão do Chipre.

Nesta nova “empreitada”, o jogador tem a companhia de outros quatro brasileiros. Um é o goleiro Rodrigo Posso (ex-Cruzeiro, ABC e Gama). Outro é o atacante Jaílson, ex-Paulista e Corinthians. Os outros dois, são os atacantes Joeano e Wender, que contruíram carreira no futebol português.