Série C: Nove clubes campeões do torneio ficarão sem divisão em 2024

Campeão da Copa do Brasil é o que mais impressiona na lista

Clube paulista campeão da Série C foi extinto 1999, outros disputam divisões inferiores de São Paulo

Campeões da Série C sem divisão
Campeões da Série C estão sem divisão para 2024 (Foto: Will Castro)

Campinas, SP, 26, (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série C de 2023 ainda não terminou para que saibamos quem será o campeão, mas fato importante é que dentro todos os clubes vencedores da história do torneio, pelo menos nove ficarão sem divisão nacional para disputar em 2024.

O destaque da lista fica para o Estado de São Paulo, que lidera a estatística com quatro clubes, podendo aumentar caso o XV de Piracicaba não consiga vaga por meio da Copa Paulista.

Campeões da Série C sem divisão
Campeões da Série C estão sem divisão para 2024 (Foto: Will Castro)

OLARIA-RJ

Campeão do torneio em 1981, o Olaria-RJ atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Carioca, onde está desde 2014, e já não tem calendário nacional desde 2004, após rebaixamento na Série C.

Vale lembrar que o clube ainda tem chances de buscar vaga na Série D de 2024 pois está na semifinal da Copa RJ, e caso se sagre campeão, escolhe disputar a quarta divisão nacional ou a Copa do Brasil.

UNIÃO SÃO JOÃO-SP

Finalista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Segundona) de 2023, o União São João de Araras conquistou o título do torneio em 1988.

Após a conquista inédita, o clube chegou a disputar a elite do país, mas está sem divisão desde 2005, quando foi rebaixado na própria terceira divisão nacional.

TUNA LUSO-PA

Campeã em 1992, a Tuna Luso-PA, apesar de tradicional, tem caído muito no ranking do Brasil, pois não tem conseguido se destacar nacionalmente, e ficará sem divisão em 2024.

Após o título de 92, o clube também disputou a elite nacional, mas no próximo ano terá apenas o Campeonato Paraense em seu calendário.

DO TÍTULO DA SÉRIE C A EXTINÇÃO

GE NOVORIZONTINO-SP

Clube que se confunde com o atual Novorizontino, o GE Novorizontino foi fundado em 1973, campeão da Série C em 1994 e extinto em 1999.

Fato importante é que além do destaque nacional, o Tigre foi vice-campeão do Campeonato Paulista da Série A3, em 1981, e também do Paulistão, em 1990.

XV DE PIRACICABA-SP

Atual campeão da Copa Paulista e tradicional no Estado de São Paulo, o XV de Piracicaba, assim como o Olaria-RJ, segue em disputa da copa estadual, portanto ainda tem chances de vaga na Série D.

O Nhô Quim, vale lembrar, foi campeão da Série C em 1995, na atual temporada não conseguiu acesso para a elite paulista e tampouco para a segunda fase da quarta divisão do país.

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL NA 5ª DIVISÃO ESTADUAL

PAULISTA-SP

Clube que chegou a um dos pontos mais altos do Brasil, sendo campeão da Copa do Brasil em 2005, o Paulista de Jundiaí-SP também conquistou a Série C, em 2001, mas não disputa divisões nacionais desde 2009.

Em 2023, o Galo disputou a Segundona Paulista, onde foi rebaixado e disputará a nova quinta divisão do Estado de São Paulo em 2024. Sua última grande conquista foi a Copa Paulista de 2011.

UNIÃO BARBARENSE-SP

Clube tradicional, o União Barbarense, além de campeão da terceira divisão do país em 2004, ainda soma um Paulistão do Interior, de 1999, uma Série A2 do Campeonato Paulista, de 1998, e um Campeonato Paulista da Série A3, de 1967.

Em 2023, o Leão da 13 disputou a Segundona Paulista, onde não conquistou o acesso, mas também não foi rebaixado para a inédita quinta divisão estadual em 2024. O clube ainda conquistou um feito inédito nesta competição, pois foi a melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos.

JOINVILLE-SC

Bicampeão nacional, com um título da Série B, de 2014, e outro da Série C, de 2011, o Joinville-SC não disputa nenhuma divisão do país desde 2021, quando participou da Série D.

Desde então, vem disputando apenas torneios nacionais, como Campeonato Catarinense, onde tem 12 títulos, e a Copa SC, onde foi campeão 5 vezes.

SANTA CRUZ-PE

Ninguém explica o que aconteceu ao Santa Cruz-PE. Campeão da Série C em 2013, o clube simplesmente despencou nas competições nacionais e em 2024 não terá calendário de competições da CBF.

Na atual temporada, vale lembrar, a Cobra Coral disputou a Série D, mas como o Retrô-PE não conquistou acesso, o Santa Cruz ficará sem divisão no próximo ano.

MACAÉ-RJ

O título do Campeonato Brasileiro da Série C de 2014 não foi o suficiente para que o Macaé-RJ conseguisse despontar em solo nacional, pois desde 2018, quando disputou a Série D, não tem calendário no país.

Atualmente, o clube carioca disputa a terceira divisão do Estado do Rio de Janeiro, onde sonha em retomar os tempos de glória.

BOA ESPORTE-MG

Fechando a lista com chave de ouro, o Boa Esporte-MG foi o último campeão da terceira divisão nacional que ficará sem divisão para disputar em 2024.

Seu título no torneio veio em 2016, quando desbancou o Guarani, e desde 2021, quando participou da Série D não disputa nenhuma competição da CBF. Atualmente, o Corujão joga apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Confira também: