Oeste Portuguesa Santista
Oeste x Portuguesa Santista - 3º jogo na Copa Paulista, agora pelas Oitavas de Final

A partida de volta acontece no dia 30 de agosto, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos

Na fase anterior, Rubrão e Briosa se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Agora, no duelo de 180 minutos, está em jogo uma vaga nas quartas de final

Oeste
Foto: @andradeeog

Por: Rivail Oliveira

Osasco, SP , 24 (AFI) – Oeste Barueri e Portuguesa Santista se enfrentam às 19h desta segunda-feira, no estádio José Liberatti (Rochdale, em Osasco), em um dos jogos que encerram a primeira rodada das oitavas de final da Copa Paulista. Outro duelo acontece em Sorocaba, às 20h, entre São Bento e São José.

No confronto em Osasco, duas equipes que já se conhecem bem voltam a se encontrar. Ambas integraram o Grupo 4 na primeira fase do torneio, que dá vagas para a Série D ou para a Copa do Brasil de 2026.

Na fase anterior, Rubrão e Briosa se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Agora, no duelo de 180 minutos, está em jogo uma vaga nas quartas de final. A partida de volta acontece no dia 30 de agosto, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos.


UMA VITÓRIA PARA CADA LADO

Nos confrontos anteriores entre a equipe rubro-verde de Santos e o rubro-negro de Barueri, houve equilíbrio: uma vitória de cada. O primeiro jogo foi na segunda rodada, em 22 de junho, em Santos, com vitória da Portuguesa por 2 a 0 — gols de Isaque e Eliandro.

Na partida de volta, em 28 de julho, em Osasco, o Oeste devolveu a derrota com um 3 a 1, com dois gols de Nathan e um de Luis Felipe; Patrick Yudi marcou para a Briosa.

Ambas integraram o Grupo 4. A Portuguesa Santista terminou em segundo lugar, com 15 pontos em 10 jogos (três vitórias, seis empates e uma derrota), aproveitamento de 50%, 11 gols marcados e 8 sofridos.

Já o Oeste foi o terceiro colocado, com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas), aproveitamento de 46%, 8 gols marcados e 10 sofridos. São José (20 pontos) e São Caetano (13) também se classificaram pelo grupo.


COMO VEM O RUBRÃO

O Oeste chega forte para a fase decisiva, com reforços importantes:

  • Leandro (atacante, 22 anos) – revelado pelo Palmeiras, passou por Osasco Audax, Portuguesa e Lagarto-SE;
  • César Moraes (lateral-esquerdo, 28 anos) – formado no Atlético-MG, atuou por Paraná Clube, Ferroviária e Inter de Limeira;
  • Léo Guerra (atacante, 22 anos) – formado no Vasco, com passagens por ABC, Bangu, Pouso Alegre e futebol da Macedônia.

Os artilheiros da equipe são Nathan (3 gols), além de João Braga, Lucas Alvim, Luiz Felipe, Pedro Demarchi e Renato Vinícius (1 gol cada).

O técnico Marcondes Paiva comentou a preparação:
“Foi uma semana bastante produtiva. É um jogo em que cabe qualquer resultado, típico de mata-mata. Trabalhamos forte e, com certeza, vamos buscar nosso objetivo na segunda-feira: fazer o resultado em casa para decidir no sábado que vem, lá em Santos.”

Nathan, artilheiro do time, também falou:
“A preparação foi muito bem feita. O grupo está focado, sabemos que será difícil, pois mata-mata é outro campeonato. Estamos confiantes na vitória.”


E A BRIOSA

A Portuguesa Santista também chega com novidades. Reforçaram a equipe:

  • Rafael Vaz (zagueiro, 36 anos) – ex-Goiás e Flamengo;
  • Luan Santos (atacante, 25 anos) – ex-Água Santa;
  • Bruninho (atacante, 29 anos) – ex-Luverdense, com passagens por XV de Piracicaba e Sampaio Corrêa;
  • Alector (meia, 18 anos) – com passagens pelas bases de Remo e Barretos;
  • Vinícius Lopes (atacante, 20 anos) – ex-Olímpia e Taquaritinga;
  • Deyvid (zagueiro, 23 anos) – ex-Vocem e União São João.

Denis e Felipe, expulsos na nona rodada contra o Taubaté e ausentes na última partida da fase anterior, estão novamente à disposição.

Os goleadores da Briosa na Copa Paulista são:

  • Carlos Alberto e Eliandro (3 gols),
  • William Daltro (2 gols),
  • Isaque, Patrick Yudi e Rodolfo (1 gol cada).

O técnico Alex Alves comentou sobre os confrontos com o Oeste:
“Na maioria dos jogos, estávamos na frente, mas acabávamos sofrendo gols por vacilos. Agora é corrigir isso para o mata-mata, onde os erros custam caro.”

O capitão Carlos Alberto destacou a postura do time:
“O mata-mata é um campeonato à parte. Temos que estar prontos para tudo e sem surpresas. Como capitão e meia articulador, tento tirar o peso dos ombros dos meus companheiros e assumir a responsabilidade.”

Eliandro também falou sobre a nova fase:
“São dois campeonatos distintos: a fase de grupos e agora o mata-mata. A responsabilidade aumenta e a margem de erro precisa ser mínima. Estamos trabalhando para isso.”

FICHA TÉCNICA

Oeste
Oeste
Portuguesa Santista
Portuguesa Santista
Fase Fase:
Oitavas de Final
Fase Rodada:
Fase Data:
25/08/2025
Fase Horário:
22:00
Fase Árbitro:
Salim Fende Chavez
Fase Assistentes:
Risser Jarussi Corrêa e José Lucas Cândido de Souza
Fase Estádio:
Prefeito José Liberatti
Fase Local:
Osasco (SP)