Oeste 3 x 0 Portuguesa - Portuguesa perde do Oeste e amarga o segundo rebaixamento seguido
Faltando cinco jogos para o término da Série B, a Lusa não escapa mais da queda e vai disputar a Série C pela primeira vez na história
A Portuguesa caiu para a Série C, em seu segundo rebaixamento consecutivo depois que na temporada de 2013 deixou a elite nacional ao ser punida com a perda de quatro pontos.
Itápolis, SP, 28 (AFI) – Não dava mesmo e tudo parecia ser apenas questão de tempo. O que parecia inevitável aconteceu e bem mais cedo do que a maioria imaginava. A Portuguesa caiu para a Série C, em seu segundo rebaixamento consecutivo depois que na temporada de 2013 deixou a elite nacional ao ser punida com a perda de quatro pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Tudo isso aconteceu, nesta terça-feira à noite, após a derrota para o Oeste, por 3 a 0, em Itápolis (SP), na abertura da 33.ª rodada.

Faltando ainda cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série B, a Lusa só tem 21 pontos, segura a lanterna e não pode mais evitar a queda. Será a primeira vez que a Lusa vai disputar a Série C em sua história, comprovando a grande crise financeira e administrativa gerada pelo ex-presidente Manuel da Luppa.
Mesmo se vencesse os últimos cinco jogos, o time da capital não poderia alcançar o próprio Oeste, agora com 38 pontos, em 16.º lugar. Chegaria aos 36 pontos no máximo. A sua campanha é péssima, afinal em 33 jogos foram apenas três vitórias, 18 derrotas e 12 empates. O time do Interior, que não vencia há cinco jogos, continua lutando contra o descenso, neste momento empurrando o Icasa de volta para a zona de degola, em 17.º lugar, com 35 pontos.
Este jogo histórico, de forma negativa para a Lusa, foi transmitido ao vivo pela Rádio 107 FM de Itápolis, com narração de André Serafim, comentários de Valdemir Tambarucci, reportagens de Zé Roberto e plantão de Edson Júnior.
OESTE BEM ARMADO
O Oeste foi bem armado pelo técnico Roberto Cavalo, com três atacantes – Lelê, Reis e Cristiano – e três volantes – Dionísio, João Denoni e Jefferson Paulista – para segurar a marcação no setor de meio-campo. O esquema funcionou bem, mesmo porque de outro lado estava a desanimada Portuguesa, dirigida pelo técnico Sub-20, José Augusto e escalada com vários garotos.
O time da casa abriu o placar aos 33 minutos, na cobrança de pênalti de Dênis, que deslocou o goleiro Rafael Santos. Um pouco antes, Cristiano invadiu a grande área e foi derrubado por Brinner. A Lusa só arriscou em chutes de longe.
No segundo tempo, a Lusa teve uma grande chance de empatar aos sete minutos, quando o goleiro Anderson bobeou e pegou com as mãos a bola recuada por Dionísio. Na falta cobrada em dois lances, o chute forte e no ângulo foi de Léo Costa superando uma barreira formada por oito jogadores. Anderson se reabilitou e fez grande defesa ao saltar e mandar a bola para escanteio.
MAIS DOIS GOLS
Em seguida, após o jogo, o Oeste tratou de matar o jogo. Aos 11 minutos, Dênis cobrou falta na intermediária bem alta. O goleiro Rafael Santos saiu errado e não pegou nada. Atrás dele estava Cristiano que ajeitou de cabeça para dentro da pequena área, onde Reis entrou de sola e empurrou a bola para o gol: 2 a 0.
A noite era mesmo de Cristiano, que ampliou aos 22 minutos em jogada individual dele. Saiu em disparada da intermediária, driblou um zagueiro e bateu no canto esquerdo de Rafael Santos. A Lusa estava batida e não reagiu. Era uma morte anunciada.
PRÓXIMOS JOGOS
O Oeste volta a campo na próxima terça-feira, pela 34.ª rodada, contra o Avaí, às 19h30, em Florianópolis (SC). A Portuguesa só vai cumprir tabela no sábado, dia 8, às 21 horas, no Canindé, diante do Luverdense.





































































































































