O sobe e desce do futebol paulista
O sobe e desce do futebol paulista
Ainda na expectativa pela permanência ou não do Corinthians na Série A do Brasileiro, o que deve acontecer, o futebol paulista já contabiliza seus acertos e seus erros em 2007. O sobe e desce das três divisões está definido e, com certeza, sem nenhum apoio da Federação Paulista de Futebol. Dois clubes fizeram bonito: Portuguesa que voltar à Série A após cinco anos e o Bragantino que também após cinco anos volta à Série B.
A Lusa teve a fórmula certa: união. Diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores trabalham juntos. Assim, o clube ressurgiu das cinzas, voltando à elite paulista pelo título da Série A-2 e agora com brilhante campanha na Série B chegam à elite nacional. Detalhe: o técnico Vágner Benazzi foi o único de início ao fim da competição. Ele merece um busto no Canindé.
Em Bragança Paulista, quem deve levar os louros é o presidente Marco Chedid, que se rebolou para classificar o time em duas fases até se acertar na fase final. O time fecha o ano em alta: quarto colocado do Paulistão; quase campeão da Série C e com vaga garantida na Copa do Brasil de 2008.
A maior decepção foi mesmo a atuação da Federação Paulista de Futebol, que atrapalhou os planos de acesso do Marília. O MAC acabou perdendo 6 pontos no STJD por erro exclusivo da FPF.
Lamentável! E sem o apoio da entidade, os paulistas foram mal na Série C e também na Série B, porque Ituano e Paulista acabaram rebaixados. Não só pela falta de retaguarda, mas por conta da desorganização de seus dirigentes.
Tudo isso, comprova que o futebol do interior paulista está cada vez mais fragilizado. Se este ano tivemos oito times disputando a Série B, em 2008 serão apenas seis, considerando o acesso do Bragantino na Série C.
Juventus campeãoO Juventus foi campeão da Copa FPF. Méritos para o treinador Márcio Bittencourt. Pena que o nível técnico da competição tenha sido decepcionante, assemelhando a de um campeonato amador.
Campeão de 86 morre
O ex-lateral da Inter, Pecos, de apenas 47 anos, campeão paulista em 1986, morreu no último sábado em razão de um acidente de carro. Juarez, zagueiro do mesmo time, já havia falecido, também de acidente, em 1995.
Marília revoltadoO Marília está revoltado com a CBF e a FPF por causa da perda dos seis pontos que foram decisivos para o time não subir para o Brasileirão 2008. O presidente Beto Mayo garante que irá cobrar os prejuízos causados pela FPF na Justiça Cível. Quer uma indenização de R$ dez milhões.
Crise atinge rádiosA falta de dinheiro no futebol do interior paulista continua gerando prejuízo para a imprensa. Araras, que já teve três emissoras acompanhando o União São João, terá apenas uma rádio em 2008. A tradicional Rádio Clube Ararense resolveu fechar sua equipe de transmissão esportiva.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































