O SEO na América Latina: dicas essenciais para campanhas bem-sucedidas

Entender o mercado-alvo é um fator relevante, assim como a importância do conteúdo e a aposta nos canais corretos.

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Algumas dicas estão por aqui

Campinas, SP, 03 – Entrar em um mercado novo é sempre um grande desafio. Por esse motivo, muitos são os aspectos que devem ser levados em consideração para superá-lo. A América Latina é um mercado em crescimento pelas oportunidades que oferece, mas é necessário contar com uma boa estratégia. Nesse sentido, existe uma que se tornou inevitável para todos: apostar pelo SEO na América Latina.

O que é SEO? Para quem que não conhece esse termo, ele significa Search Engine Optimization, que em uma tradução literal para o português equivale a “Optimização para os Motores de Pesquisa”. Isso basicamente quer dizer que você seja fácil de encontrar pelas pessoas na internet. Existem várias maneiras de conseguir isso, levando em consideração alguns fatores-chave que influenciam no Google, mas sempre mantendo a identidade da marca.

As vendas online realizadas durante 2020 na América Latina cresceram exponencialmente devido à pandemia causada pela Covid-19, o que resultou em uma grande oportunidade para as empresas apostarem no digital. Aquelas que já o faziam, sentiram menos o impacto, mas as outras foram forçadas a mudar sua estratégia. Sem dúvidas, os usuários que começaram a comprar online vão continuar fazendo isso.

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O SEO na América Latina já é tendência

Stella Ferreira, líder da área especializada em SEO da Sherlock Communications, afirmou que “entender como os consumidores pesquisam e em que tipo de conteúdo eles confiam é vital para o desenvolvimento de estratégias eficazes para os mercados latino-americanos”. Esse é um dos pontos-chave para o sucesso – compreender aos seus usuários.

Para isso, se bem duas partes da América Latina falam espanhol, é preciso levar em conta que em todos os países existem palavram que podem ter significados diferentes, pelo qual é primordial escolher a palavra certa. Essa questão cultural não é de pouca relevância na hora de atingir potenciais clientes.

Outro ponto fundamental para o SEO na América Latina é pensar em como ficará a visualização do conteúdo nos telefones celulares. Os dispositivos móveis se tornaram praticamente em uma extensão das pessoas e a sua evolução levou também ao desenvolvimento de diferentes aplicações, que também é importante otimizar. 

Quem manda são os conteúdos

Os consumidores na América Latina tendem a procurar conteúdos interessantes antes de fazer uma compra. No mais recente relatório regional da Sherlock Communications, “o Estado do SEO na América Latina”, se destaca que o nível de confiança nos conteúdos dos sites de negócios é muito alto, sendo a fonte atual mais confiável. Segundo o estudo, 90% dos colombianos dizem confiar em sites de negócios, seguidos por 89% dos peruanos e 88% dos mexicanos. 

Em segundo lugar estão as publicações tecnológicas, nas quais 86% dos mexicanos, 83% dos brasileiros e 82% dos peruanos confiam. Os sites de resenhas e os sites de notícias, por outro lado, têm uma valoração inferior de acordo com a pesquisa, que foi realizada em seis países da região.

Outro fator importante é que as formas de pagamento sejam conhecidas. Isso também faz parte do SEO na América Latina, já que varia bastante de acordo com os países, em grande parte pelo desenvolvimento de novas tecnologias pelos bancos. Enfim, o usuário é quem acaba ganhando. 

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