O que se pode esperar do Corinthians?

Depois do título brasileiro conquistado em 2005 o Corinthians só decepcionou a fiel torcida. Em 2006 não ganhou nada e neste início de 2007 também teve atuação decepcionante tanto no Paulistão como na Copa do Brasil. Diante disso, fica a pergunta: o que se pode esperar do time de maior torcida do Estado de São Paulo no Brasileirão que vai começar? É difícil responder. Mesmo porque, o alvinegro paulista não conseguiu reforços de impacto e ainda não tem um time titular definido por seu novo treinador, Paulo César Carpegiani. Sua equipe tanto pode ser uma enorme decepção, como pode acertar o passo desde os primeiros jogos e até realizar boa campanha no mais importante campeonato do País.

Particularmente, não acredito numa boa participação corintiana no Brasileiro. Acho que seu time é limitado e não teve tempo para ser treinado, já que Carpegiani assumiu o comando da equipe duas semanas atrás e nem por milagre conseguirá fazê-la jogar um bom futebol em curto espaço de tempo. O normal é que o Corinthians encontre sérias dificuldades para conseguir vitórias e que faça uma campanha bastante irregular durante todo o campeonato. Acho até que, conforme os primeiros resultados, pode ser um dos mais sérios candidatos ao rebaixamento, já que a maioria de seus concorrentes parece melhor preparado do que ele para enfrentar a maratona de jogos que virá por aí.

Pior ainda é que o futebol do clube está sem comando. Como a MSI que tem todo o direito sobre o departamento de futebol não quer gastar e a diretoria não tem recursos suficientes para manter a folha de pagamento em dia, o mais provável é que o time até tente deslanchar nas rodadas iniciais do campeonato, mas por falta de dinheiro, de salários em dia e de motivação não tenha forças para atingir seus objetivos. Essa situação só seria alterada, se a MSI voltasse a investir (o que parece difícil) ou se a atual diretoria dispensasse seu atual parceiro e achasse em tempo recorde alguém disposto a colocar muito dinheiro na parada. Algo que considero impossível de ocorrer diante dos tempos bicudos que atravessamos.

CURTAS DA TOQUE

*INDEPENDENTE de meu pessimismo em relação a campanha do Corinthians no Brasileirão, até torço para que eu esteja errado. Afinal, já passou do tempo da fiel voltar a ter alegrias, concordam?

*AS UNIFORMIZADAS reclamam mas o gerente de futebol corintiano, Ilton José da Costa, tem feito um bom trabalho no clube. Pelo menos tem trabalhado direto e dado explicações à imprensa sobre suas atitudes. Todas muito coerentes e objetivas.

*QUEM NÃO se explicou até agora foi Renato Duprat. As cobranças sobre sua atuação à frente do futebol do Corinthians tem sido permanentes. Já passou da hora do presidente Alberto Dualib dar uma coletiva para esclarecer o assunto.

*UMA COISA é certa. Duprat promete e não cumpre. Pelo menos, é o que se sub entende à distância. À toda hora ele vai para a Europa com promessa de trazer dinheiro e não trás um só centavo. Até quando isso vai continuar?

*QUEM SE aproveita disso são paraquedistas como André Sanchez, que se arvora líder da Oposição e faz cobranças permanentes contra a atual administração. O que Sanchez precisaria explicar é por que não fez nada quando foi diretor de futebol do clube?

*ESTIVE com o atual presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol, Mário Travaglini. Ele estava divulgando seu próximo curso internacional que será realizado de 21 a 25 de maio nas dependências do Ipê Clube, em São Paulo.

*ALGUNS dos melhores treinadores do futebol brasileiro farão palestras durante o curso. Murici Ramalho e Nelsinho Baptista, entre eles. Quem quiser mais informações é só ligar para (11) 3392-5200 ou 3392-5015.

*DORIVAL Junior deixou o comando técnico do São Caetano e acertou com o Cruzeiro, de Belo Horizonte. Uma evolução. Mas ele precisa ter cuidado. Parece que o grupo que vai comandar não é confiável. Olho vivo, meu caro Junior.

*AO CONTRÁRIO do que eu imaginava, o Santos deu a volta por cima e conquistou o bicampeonato paulista em cima do São Caetano. Vitória maiúscula, histórica. Mérito principal do melhor técnico do Brasil, Wanderley Luxemburgo.

*DESTAQUE também para Zé Roberto, considerado com justiça o melhor jogador do campeonato, Kleber e Fábio Costa. Os três foram básicos nesta conquista. Sem eles no elenco, o Peixão não chegaria lá.

*MINHA seleção do campeonato: Fábio Costa; Paulo Sérgio (São Caetano), Thiago (São Caetano), Miranda (São Paulo) e Kleber; Josué, Maldonado, Douglas (São Caetano) e Zé Roberto; Aloísio e Somália.

*FIZ ESTA seleção antes do jogo final. Depois dele, fiquei bastante decepcionado com o meia Douglas. Ele fugiu da briga e mostrou falta de personalidade. Não me parece jogador para time grande. É de mediano para baixo.

*EM SEU lugar colocaria Cleber Santana, que além de marcar e criar ainda foi um dos artilheiros do campeonato. Ótimo jogador. Tanto que já existem clubes europeus interessados em contratá-lo. Que o Santos saiba segurá-lo.

*O SÃO PAULO entra o Brasileirão como um dos favoritos ao título. Em minha opinião, é o clube com melhor elenco. Cabe ao técnico Murici Ramalho saber usar da melhor forma todas as feras que tem sob seu comando.

*ACREDITO que, durante o campeonato, Jorge Wagner, que considero um grande jogador, vai conseguir ser titular. É um abuso deixar um profissional com tanta qualidade no banco de reservas.

*CONSIDERO a formação com três zagueiros – Alex Silva, André Dias e Miranda, a melhor que o São Paulo tem para utilizar. Eles são tecnicamente bem dotados e dão muita segurança ao time. Merecem até serem lembrados para a Seleção Brasileira.

*FESTA DE encerramento do Paulistão 2007 foi maravilhosa. A melhor desde que o companheiro Arnaldo Branco Filho, com minha participação, criou o evento Melhores do Futebol Paulista muitos anos atrás.

*MARCO Pólo Del Nero tem caprichado na organização deste evento. Quanto a relação dos premiados, divirjo de alguns nomes selecionados. Não escalaria André, do Bragantino (meu candidato é Kleber, do Santos).

*TAMBÉM não estaria na minha seleção o atacante Marcos Aurélio, do Santos. Considero-o muito limitado. Aloísio me parece muito superior a ele. De qualquer forma, respeito a opinião daqueles que fizeram a seleção.

*MELHOR técnico foi mesmo Wanderley Luxemburgo. Menção honrosa para Dorival Junior. David, do Palmeiras, pode ser considerada maior revelação. Melhor jogador do campeonato não poderia mesmo ser outro que não fosse Zé Roberto.

*QUANTO ao melhor árbitro, estou com os organizadores do evento. Foi mesmo Paulo César de Oliveira. Ele voltou a apitar com competência e,. hoje em dia, é o melhor apitador do futebol paulista e brasileiro.

*TORCIDA do Palmeiras começa a ficar irritada com o atual diretor de futebol, Gilberto Cipullo. Na opinião desses torcedores, o dirigente demora para contratar e não é bom negociador. Calma, pessoal. Deixem Cipullo trabalhar. Ele merece confiança.

*O QUE mais o Palmeiras precisa é de um matador. Osmar, que tem lutado para se firmar no comando de ataque, não produziu o esperado. Tanto que Caio Junior pode escalar apenas Edmundo na frente. Talvez dê certo.

*ATENÇÃO diretoria do Palmeiras: resistam a pressão dos clubes europeus e não vendam Valdívia. Ele é um diamante que ainda merece polimento e não deve sair agora. Só daqui dois ou três anos. Não vendam por dinheiro nenhum.

*PORTUGUESA ficou com o título paulista da série B e o Guaratinguetá com o título do interior. Muito bom. Merecido. Os dois times jogaram o necessário para merecer essas conquistas. Nossos cumprimentos a seus dirigentes e torcedores.