O que a Anjobol pode fazer pelos árbitros?
Tomei conhecimento há alguns dias, através do assessor de Imprensa e Comunicação do SAFESP, Márcio Trevisan, do surgimento da ANJOBOL - Associação Nacional dos Jogadores e Treinadores de Futebol Profissional. Segundo me adiantou o respeitado jornalista, a entidade nasce com o intuito maior de fazer valer os direitos dos profissionais do futebol em todo o País.
Tomei conhecimento há alguns dias, através do assessor de Imprensa e Comunicação do SAFESP, Márcio Trevisan, do surgimento da ANJOBOL – Associação Nacional dos Jogadores e Treinadores de Futebol Profissional. Segundo me adiantou o respeitado jornalista, a entidade nasce com o intuito maior de fazer valer os direitos dos profissionais do futebol em todo o País.
Fundada em 31 de janeiro de 2007 por um grupo de empresários oriundos de vários meios, é provida totalmente de recursos próprios advindos de parceiros, patrocinadores e contribuições associativas. Legitimada e inscrita em todos os órgãos competentes para seu pleno funcionamento, tem em sua presidência o jovem advogado Antônio Carlos Napoleone Júnior.
Seguindo a conversa com o Trevisan, ele me disse que dentre os principais objetivos da ANJOBOL destacam-se a oferta de vários serviços, entre os quais Assessoria Pessoal, Jurídica, Fiscal e de Imprensa e Comunicação; academias nas quais o associado sem vínculo profissional possa, com o acompanhamento de um especialista da área, manter sua melhor forma física; espaço em mídia eletrônica para que o associado exponha seu currículo e para que clubes e/ou empresas também busquem por profissionais da área; plano de saúde extensivo aos dependentes, previdência privada, etc.
Parabenizei meu amigo por fazer parte de tão nobre projeto mas, curioso, não me contive e lhe tasquei uma pergunta: o que a ANJOBOL pode fazer pelos árbitros?
“Ora, presidente”, respondeu-me. “É óbvio: se o jogador e o treinador estiverem bem amparados, puderem contar com uma equipe de profissionais capacitada a lhes prestar toda a assistência necessária para que eles não se preocupem com nada além do que seu próprio trabalho, evidentemente estarão mais calmos e, em campo, darão muito menos motivos para advertências e expulsões”.
Pensei bem e refleti: ainda que a situação não seja tão simples quanto apregoou o Márcio Trevisan, no fundo ele pode ter uma parcela de razão. Por isso, desde já desejo toda sorte à ANJOBOL, na torcida e também na certeza de que em pouco tempo ela se tornará uma referência em assistência a jogadores e treinadores de futebol.
Assuntos Institucionais
“Charles Miller” escolhe novo Acadêmico
Roberto Perassi, presidente da Academia Paulista de Árbitros de Futebol “Charles Miller”, convocou os acadêmicos para uma reunião no último dia 16/03, oportunidade em que foi escolhido Márcio Luiz Augusto, de Bauru/SP, para ocupar a cadeira nº. 15, cujo patrono é o saudoso Flávio Iazzetti.
Duas cadeiras vagas na Academia
As inscrições para completar as duas cadeiras vagas (“Dulcídio Wanderley Boschillia” e “José Roberto Wright”) continuam abertas, concorrendo os que já participaram da primeira sabatina. Aos demais: entrar em contato com o Prof. Roberto Perassi para saber como se inscrever.
Árbitro paulista no Sul-Americano
O árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho representa o Brasil na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-17, no Equador, que acontece desde o último dia 4 de março.
FPF premiará os melhores
A Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF) da Federação Paulista de Futebol premiará, na festa de encerramento da Série A-1 do Campeonato Paulista, o melhor árbitro e o melhor assistente do Paulistão/2007. Esta será a segunda vez que a comissão escolherá os destaques da arbitragem paulista: em 2006, José Henrique de Carvalho e Márcio Luís Augusto foram os premiados.
A escolha do melhor assistente e do melhor árbitro do Paulistão 2007 estará novamente a cargo da Comissão de Arbitragem da FPF, sob a presidência do Cel. Marcos Cabral Marinho de Moura. Todos os árbitros que concorrem à premiação na Série A-1 estão classificados na Categoria Ouro da arbitragem paulista.
O Cel. Marcos Marinho escolherá os vencedores através dos relatórios dos observadores de arbitragem. Porém, também levará em conta a repercussão e a opinião da Imprensa sobre a atuação dos árbitros e assistentes.
“Temos de analisar a atuação da arbitragem como um todo, não só de dentro da comissão. Por isso, a opinião dos jornalistas também terá peso na nossa escolha”, afirmou Cel. Marinho.
A Festa de Encerramento do Paulistão/2007 acontecerá no dia 7 de maio, um dia depois da decisão do campeonato. O valor da premiação para melhor árbitro e melhor assistente deve ser o mesmo do ano passado: R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente.
Melhores do SAFESP
Desde 2003, o SAFESP oferta um diploma aos árbitros, assistentes e quartos-árbitros que atuam na partida decisiva de cada campeonato. Neste ano, não será diferente premiaremos os “Destaques”, os “Destaques dos Destaques” e três “Personalidades do Mundo Esportivo”, por voto direto dos Árbitros, Árbitros Assistentes e Quartos Árbitros. A relação dos candidatos (exceto as personalidades) foi divulgada anteriormente. A presidência do SAFESP convidou, mediante aceitação, os associados Abel Barrozo Sobrinho, Benedito Martinho Correia de Oliveira e Márcio Verri Brandão, sob a presidência do primeiro, para proceder a abertura da urna, colher os votos, conferir se o número de votantes é idêntico ao de cédulas existentes, providenciar a apuração e informar os vencedores para posterior premiação.
Imposto de Renda sem ônus para os associados
Pelo terceiro ano consecutivo, o contador Wilson Gama estará no Sindicato dos Árbitros confeccionando – sem ônus para os associados – as declarações de Imposto de Renda/2007, ano-base 2006. Para isto, o interessado deve trazer a declaração do ano anterior (inclusive o disquete), e também informes de rendimento e comprovantes de despesas (hospitalares, médica e de educação). Plantão para esclarecimentos e recolhimento de documentação: terças e sextas, das 18h00 às 20h00, até 27/04/07.
Curso de Árbitros do SAFESP
Em breve, a direção da EPAF divulgará as exigências para o Curso de Árbitros do SAFESP. O interessado pode agendar sua vaga pelo telefone (11) 3392-1359.
Curso de Inclusão Social em Diadema/SP
A Escola de Árbitros do SAFESP está promovendo um curso de arbitragem e inclusão social na cidade de Diadema/SP. Este tipo de evento poderá ser feito em muitos outros lugares do nosso Estado, sendo uma oportunidade de auxiliar os menos afortunados pela sorte e pelo descaso das autoridades. Estão colaborando os Profs. Lincoln Beggiato, Thiago Shulze e Leandro Camargo Costa.
Ana Paula viabiliza projeto social “Apito da Cidadania”
A assistente Ana Paula Oliveira, focada na função de assistente e rechaçando a mudança para árbitra neste momento, está trabalhando no projeto social “Apito da Cidadania”, na cidade de Hortolândia e este projeto já tem o apoio do SAFESP e dos Árbitros de Futebol. Parabéns pela iniciativa, boa sorte e conte conosco.
Campeonato Feminino
O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo reiterou à Ouvidoria, à Secretaria de Esportes, à presidência da FPF e da CEAF os ofícios referentes a débitos não saldados das taxas de arbitragens dos Campeonatos Femininos de 2005 e 2006, bem como a última parcela do Campeonato Dente-de-Leite de 2005, organizadas pela Secretaria do Governo Estadual.
Aproveito a oportunidade para esclarecer aos associados que o Governo Estadual e a Federação Paulista de Futebol Amador, cuja sede é na cidade de Campinas/SP, são os responsáveis por esta competição, e não o SAFESP. A decisão de adiantamento aprovada em Assembléia em fevereiro de 2006 foi revogada e ratificada por resoluções e assembléia seguinte, pois esta foi uma orientação recebida. De qualquer forma, na primeira fui taxativo de que, mesmo sendo aprovada, não daria para atender à demanda. E isto foi cumprido à risca.
No SAFESP a palavra é trabalho, cumprimento das normas, resoluções e decisões que sejam coerentes e, principalmente, legais, e isto continuará a ser feito, mesmo que não seja muito simpático a alguns.
No regulamento do Feminino 2007, publicado no site da Federação Paulista de Futebol Amador está claramento definido a que o pagamento das taxas de arbitragens e da designação dos árbitros é da citada entidade. Cabe agora aos árbitros entenderem isto e ao Sindicato buscar o recebimento, porém não pode ser imputado a entidade a responsabilidade do pagamento.
Segunda Edição do Manual de Benefícios
Enviamos um Manual de Benefícios – 1ª Edição para os associados e estamos preparando a 2ª Edição. Portanto, aqueles que quiserem divulgar suas empresas (oferecendo descontos aos associados) ou indicar empresas em suas cidades, fiquem à vontade.
10ª Administração
No mês de abril inicia-se a 10ª Administração do Sindicato (2007-2011) com atualização dos regimentos e da implantação de vários projetos. Como exemplo, teremos, no mês em que completamos 26 anos de fundação (Abril), atividades de prevenção, tais como um médico para atender os associados na sede em um dia da semana, uma psicóloga; exames gratuitos, entre outras atividades que estão sendo fechadas, como a festa dos destaques em maio. Enviem sugestões.
Memória
Em 27/04/05 recebi um e-mail do sr. Gustavo Caetano que tomo a liberdade de reproduzir, pois é um documento importante e que demonstra o respeito demonstrado pelo ex-dirigente. Agradeço pela mensagem e para que todos saibam que, existem divergências, porém não dúvidas sobre procedimentos, pois eles não mudam ao vento como é próprio da biruta dos aeroportos.
“Sérgio: Aproveito a oportunidade para reiterar os meus agradecimentos pela atenção dispensada por você, como pessoa e como Presidente do SAFESP, neste meu maior momento de angústia e sofrimento e que me fizeram ver que nada levamos e nada somos, e que apesar de humanos é imperioso que, enquanto aqui estivermos devemos abominar as animosidades. Esteja a vontade comigo sempre que discordar de posições pessoais ou comentários nas colunas e não deixe que fofocas e maldades deem entendimento erroneo a elas. Você luta pelo que sempre lutei na arbitragem, seridedade e competencia, e quero estar a disposição, mesmo que anonimamente para ajudar. Isto me propiciará felicidade por ser uma das coisas que mais amo na vida: o futebol e a arbitragem. Obrigado por tudo e boa sorte. Gustavo.” (grifo nosso).





































































































































