O polêmico técnico Renato Gaúcho conquista primeiro título
Florianópolis, SC, 6 (AFI) – A conquista do Fluminense teve um sabor especial para o técnico Renato Gaúcho. Ele conquistou seu primeiro título como técnico, depois de levar vários títulos como jogador, inclusive a própria Copa do Brasil.
“Como trenador é um título importante por ser o primeiro. Como jogador eu conquistei praticamente tudo, só não levando nada pela Seleção Brasileira”, explicou Renato, confirmando que chorou e se emocionou ao ser abraçado pelos jogadores após o jogo.
Ele disse que um detalhe usado para a consqista do título foi o fato de que nas ruas de Florianópolis exisitima muitos vendedores com faixas de campeão.
“Levei isso na preleção e mostrei aos jogadores que poderíamos dar a resposta em campo”, concluiu.
Perto da façanha
Gaúcho já tinha ficado perto da façanha outras duas vezes. Em 2003, foi vice do Estadual do Rio pelo próprio Fluzão. Na última temporada, pelo Vasco, perdeu a decisão da Copa do Brasil para o Flamengo. No Brasileirão, suas melhores colocações foram o quarto lugar com o time tricolor e um sexto com a equipe cruzmaltina.
”Acho que já estava na hora. Estou muito feliz e emocionado”, disse, chorando e abraçado por todos os jogadores.
Renato Gaúcho e Fluminense têm outra histórica fantástica. Em 1995, ele garantiu o título do Estadual do Rio contra o arqui-rival Flamengo, marcando o famoso gol de barriga.
A carreira de técnicoA sua carreira também começou, meio por acaso, nas Laranjeiras, em 1996. ainda como jogador ele tentou e não impediu a queda do time para a Segunda Divisão do brasileiro.
Oficialmente, como técnico, ele começou no Madureira, em 2001, sem agradar muito e não dando perspectiva de futuro na profissão. No ano seguinte voltou ao Fluminense e até o final do Campeonato Carioca estava no Vasco da Gama.
Mário Sérgio consciente
Do lado do Figueirense, Mário Sérgio não questionou nada.
“Não se pode questionar nenhum time vencedor. Eles são campeões e com méritos. Nós sentimos o golpe, mas são nestes momentos que todos os jogadores vão crescer, amadurecer e buscar novas e grandes conquistas”.





































































































































