O futebol como oportunidade para jovens desfavorecidos mudarem de vida

A grande massa de atletas profissionais, especialmente quando o assunto é futebol, vem das camadas mais pobres

001

Campinas, SP, 02 (AFI) – Muito se discute na sociedade atual sobre o papel do esporte na manutenção de vários indicadores socioeconômicos e médicos na vida de jovens

  1. Saúde
  2. Aprendizados novos
  3. Respeito
  4. Ascensão Social
  5. Educação

Isso ocorre, sobretudo, na vida de jovens marginalizados, oriundos de classes sociais mais desfavorecidas, como algo sintomático a novos atletas no nosso país.

A grande massa de atletas profissionais, especialmente quando o assunto é futebol, vem das camadas mais pobres da sociedade no nosso país, de modo que o esporte é a possível saída para jovens que se inscrevem em peneiras desde muito cedo.

Na vida dos pequenos atletas, não há tempo para se preocupar com o uso de conectivos para redação dissertativa-argumentativa, ou com o egresso em uma faculdade.

Neste caso, a esperança vem do gramado circundado pelas linhas de fundo e laterais, de maneira que as escolinhas de futebol são uma febre no país, já que representam uma melhoria na vida de inúmeras famílias espalhadas pelo Brasil.

Hoje, iremos juntos, ao longo da reportagem, analisar dois casos que mostram justamente histórias de superação e também o papel social que o futebol possui num país tão desigual.

Luiz Henrique e o TikTok

011
O futebol como oportunidade para jovens desfavorecidos mudarem de vida 4

O primeiro dos casos que veremos juntos na reportagem de hoje foi trabalhado com excelência pelo repórter Caio Blois, na coluna de esportes do UOL , no dia 26 deste mesmo mês de setembro.

De acordo com a reportagem, antes de ser convocado para a seleção sub-20 e de agitar os torcedores do Flu com suas performances no TikTok, Luiz Henrique superou grandes dificuldades, marcadas pela pobreza, ao longo de sua vida.

Ainda conforme a reportagem de Caio,  com apenas seus sete anos de idade, Luiz já chamava a atenção de vários quando estava em campo, contudo, até chegar onde está hoje a jornada foi longa e árdua.

O jovem Luiz Henrique não tinha roupas nem chuteiras para poder praticar o esporte de seus sonhos e em casa os problemas financeiros marcaram a infância do craque.

Porém, através de uma preciosa ajuda de seu primeiro professor de futebol,  Johnny Max, o caminho do jovem começou a ser trilhado no futebol, ano após ano.

Hoje, o jovem de 20 anos é um jogador extremamente confiável e necessário a seu elenco e, segundo reportagem publicada no portal Terra, a boa fase do jogador impulsiona as vitórias recentes do Tricolor das Laranjeiras.

Além disso, Luiz Henrique é extremamente ativo em seu Instagram e seu TikTok, onde compartilha danças e músicas do momento para acompanhar seus gols e gols de seu time!

Alex Negueba e sua atuação na Lituânia

021
O futebol como oportunidade para jovens desfavorecidos mudarem de vida 5

Outro caso que podemos destacar em relação à superação de jovens que, hoje, dentro das quatro linhas puderam mudar suas vidas é o de Alex Negueba, original da base do Santos.

Há várias horas de distância do Rio de Janeiro, a história de Alex se inicia no interior do Mato Grosso do Sul, mais precisamente, na cidade de Três Lagoas.

Porém, a história dos dois não é tão diferente assim. Ambos são jovens que encontraram no futebol uma oportunidade de melhorar suas vidas e a vida de suas famílias.

Contudo, Alex precisou de várias chances e tentativas para finalmente conseguir renome e obter sucesso. Desde jovem, o rapaz teve passagens não muito boas pelas bases do:

  1. São Paulo
  2. Avaí
  3. Palmeiras
  4. Corinthians

Segundo a publicação da TNT Sports,  foi apenas na Portuguesa Santista e no Santos que o jovem chegou a obter reconhecimento, depois de muita insistência e cabeça erguida.

No Santos, Alex teve sua primeira oportunidade de contrato. Mas, vendo sua rescisão de contrato ao final da mesma temporada, recebeu uma proposta do FC Hegelmann, da Lituânia, e não pensou duas vezes.

Apesar das incertezas e dificuldades, agarrou essa oportunidade e vive hoje na cidade de Kaunas, na Lituânia. Mas o jovem também pensa em outras possibilidades: de acordo com a mesma publicação da TNT Sports, Alex ainda possui o desejo de jogar em seu time do coração em nível profissional: o Santos.

Considerações sobre o papel do futebol

Em um país de proporções continentais e de extrema desigualdade, o futebol surge como uma ferramenta para jovens e famílias pobres ascenderem socialmente, tendo acesso a uma vida que anteriormente não tinham.

Isso ocorre, sobretudo, em cidades do interior, onde não há clubes de dimensões tão grandes quanto nas capitais dos estados.

Portanto, o futebol possui um papel social extremamente importante na realização de sonhos e possíveis oportunidades para pessoas de classes sociais desfavorecidas.