O estilo de jogar de cada time e de cada Seleção

Com o desastre de 2014 e agora a derrota na Copa América, eu não sei mais como é o estilo de jogar da Seleção. Estou perdido.

E o estilo das seleções? Nossas vizinhas Argentina, Uruguai e Paraguai usaram muito e agora menos, a catimba, a pressão na bola e o jogo violento.

0002050092066 img

Campinas, SP, 1 (AFI) – Como é que o seu time joga? A minha pergunta não é sobre o esquema tático, o 4-4-2 e outros. É buscando o gol? É no contra ataque? É na retranca? Depende do principal jogador do time? E como é que ele joga, para o time ou para a torcida? É agudo, isto é, com a bola vai em direção ao gol ou ele prefere dar um bom passe, colocando o companheiro na cara do gol?

Corintianos sempre exigem raça de seus jogadores

Corintianos sempre exigem raça de seus jogadores

Essas perguntas, sendo do time ou do principal jogador, dizem respeito ao estilo de jogar. A torcida do Corinthians e da Ponte Preta exigem a força dos seus jogadores, assim a raça é o estilo dos dois times. O estilo academia do Palmeiras é desde quando o treinador era o Ernesto Filpo Nunes.

O São Paulo tem um estilo próprio de vencedor. O Santos, antes de Pelé, com Pagão, Vasconcelos e Del Vecchio já era um time que entrava em campo pensando em fazer gols. A partir de 1957 com Pelé, o mundo inteiro já sabe, o Santos virou sinônimo de gols. Coutinho, Pepe, Toninho Guerreiro, Douglas, Serginho Chulapa, Robinho, Neymar e agora Ricardo Oliveira, são nomes que deixam histórias.

E o estilo das seleções? Nossas vizinhas Argentina, Uruguai e Paraguai usaram muito e agora menos, a catimba, a pressão na bola e o jogo violento. Escrevi agora menos, porque as arbitragens estão atuando com mais rigor, tentando proibir esses estilos de jogar.

Brasil só empatou com o Paraguai, que foi atropelado pela Argentina: 6 a 1.

Brasil só empatou com o Paraguai, que foi atropelado pela Argentina: 6 a 1.

E a Seleção Brasileira, hein! Desde 1950, apesar do vice, já tinha um estilo de campeã. Em 1954 acabou perdendo da Hungria que era uma excelente seleção. Em 1958, 1962 e 1970 mostrou ao mundo que o Brasil era o País do futebol. Depois de 24 anos de jejum, ganhou o mundo novamente em 1994, 1998 com o vice e 2002.

O estilo de jogar procurando o gol e com dribles, continuou em 2006 e 2010, apesar de não chegar às finais. Daí pra frente foi perdendo o seu estilo de campeã e consequentemente os títulos. Com o desastre de 2014 e agora a derrota na Copa América, eu não sei mais como é o estilo de jogar da Seleção. Estou perdido.

“NÃO OS SUBSTIMAMOS: ELES SÃO MUITO MELHORES DO QUE PENSÁVAMOS”
Bobby Robson, ex-jogador e ex-técnico inglês no livro: Pensar com os pés.