O documentário "VIAGEM - O Saque que Mudou o Vôlei" estreia na ESPN no domingo
Filme tem participações especiais de Bernardinho e Zé Roberto, além do americano Karch Kiraly
Em 1984, o voleibol masculino do Brasil fez história ao conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, a primeira da modalidade que viria a ser a que mais vezes elevou a bandeira brasileira nos pódios olímpicos.
Campinas, SP, 16 (AFI) – Em 1984, o voleibol masculino do Brasil fez história ao conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, a primeira da modalidade que viria a ser a que mais vezes elevou a bandeira brasileira nos pódios olímpicos (são 20 vezes entre quadra e areia). Além da conquista inédita, aquele foi o ano em que três de nossos jogadores, Montanaro, William e Renan, mudaram os rumos do vôlei mundial ao popularizar o saque Viagem, elevando o status do movimento de uma reposição de bola a um primeiro ataque, uma arma indispensável para qualquer seleção que quisesse ser campeã. Em poucos anos, o mundo todo estava sacando como aqueles três brasileiros.
A história desses jogadores, personagens fundamentais aos acontecimentos que mudaram o esporte no Brasil e no mundo na década de 80, será contada em “VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei“, documentário de Giuliano Zanelato que ganhará exibição na Cinemateca entre agosto e setembro, em São Paulo, e na rede ESPN, a partir de 18 de agosto (no dia 18, às 21h30, na ESPN Brasil). Também integrará a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Realizado pela Gaia Produções, o filme integra o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que fomenta a produção da história dos grandes atletas que representaram o País nos jogos olímpicos.
O documentário reúne os três jogadores, quase 30 anos depois, para refletir sobre os acontecimentos daquela década e proporciona um momento único aos fãs do esporte: o encontro de Montanaro, Renan, e William com Karch Kiraly, considerado o maior jogador de todos os tempos, membro da Seleção Americana, que protagonizou, junto com a Seleção Brasileira, os dois grandes confrontos daquela Olimpíada. O filme conta ainda com depoimentos dos treinadores campeões Bernardinho e Zé Roberto.
Os primeiros heróis
O voleibol brasileiro vivenciou, no final dos anos 1970, o surgimento de uma geração de jogadores talentosos. O vôlei começava então a evoluir e ganhar força no país. A Seleção conquistou seus primeiros títulos em dimensão mundial, o que fez com que a TV aberta (a única que existia à época no País) passasse a transmitir os jogos ao vivo, levando os atletas ao conhecimento do público.
Foi uma virada fugaz: do dia pra noite, Montanaro, William e Renan tornaram-se ídolos nacionais, verdadeiros pop stars, algo que só acontecia, até então, com jogadores de futebol. Ginásios lotados para ver os jogos de vôlei, fãs enlouquecidas em aeroportos, programas de TV, capas de revistas, publicidade, contratos, tudo que faz parte do universo de um atleta midiático hoje em dia, mas que, à época, era novidade no Brasil. Um fenômeno sem precedentes.
Hoje, quase 30 anos após os Jogos de 84, longe da tietagem e dos holofotes, os três aceitaram o convite para retornar a Los Angeles e relembrar as maiores emoções, frustrações e conquistas de suas carreiras.
Para o diretor Giuliano Zanelato, esta é uma história que não poderia permanecer esquecida. “Participar das Olimpíadas e ganhar uma medalha inédita em sua modalidade é inesquecível. Fazer pequenos brasileiros praticarem vôlei, onde antes só havia traves de futebol, merece respeito. Agora, popularizar uma forma de sacar, a ponto de mudar um pouco o seu esporte, é histórico. Foi exatamente o que fizeram Montanaro, Willian e Renan com o `saque viagem´ em 1984”, ressalta.
Ao documentar a história desses três heróis das quadras, “VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei” convida os fãs do esporte a conhecer ou reviver o que foi um dos maiores fenômenos da década de 1980 e nos ajuda a entender o momento em que se iniciou a trajetória estelar do esporte mais vencedor do Brasil.
O diretor
Giuliano Zanelato é diretor e editor. Atualmente dirige os episódios da série ESPORTE(ponto final). Em seu repertório estão os programas Direitos de Resposta, o projeto Saberes do Brasil, que viajou por mais de 35 cidades Brasil e gerou mais de 60 entrevistas sobre a importância da comida na construção de um povo, e diversos trabalhos no mercado publicitário para clientes como Wella, Gillette, Microsoft, Novartis e Smirnoff, atuando junto a agências como África, Wuderman, e Today.
Para saber mais, acesse: www.gaiaproducoes.com
Para conhecer o projeto ESPORTE(ponto final), acesse :
TEASER: http://www.youtube.com/watch?v=SsQSUWspCgo
SITE www.esportepontofinal.com.br
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro é patrocinado pela PETROBRAS – faz parte do programa Petrobras Esporte e Cidadania – e pela ESPN Brasil, com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. O projeto já tem sua continuidade garantida, pelo menos, até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.
Filme: VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei
Direção: Giuliano Zanelato
Produção Executiva: Rogério Zagallo
Produtora: Gaia Produções
Ano: 2013
Formato: HD
26 minutos





































































































































