O dérbi campineiro 193 está em boas mãos com Rafael Claus e sua equipe
A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol resolveu não arriscar e escalou o quem de melhor em seu quadro
A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol resolveu não arriscar e escalou o quem de melhor em seu quadro
A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol resolveu não arriscar e escalou para apitar o débi o árbitro FIFA Raphael Claus, que estava no sorteio com o também árbitro da FIFA Luis Flávio de Oliveira.
Qualquer um dos dois que saísse o jogo estaria em boas mãos. Claus foi eleito o melhor árbitro das três últimas edições do Campeonato Brasileiro (2016, 2017 e 2018), e tem totais condições de comandar o duelo entre Ponte Preta e Guarani neste sábado, às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.
Claus será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Danilo Ricardo Simon Manis, que também são do quadro da Fifa. Vinícius Furlan será o quarto árbitro.
JOGO DIFERENTE
Ponte Preta x Guarani é considerado o maior clássico do interior do Brasil e com certeza é um jogo diferente que todo árbitro sonha em ter no currículo.
Tive o prazer e a felicidade de comandar um dérbi, que ficou conhecido também como dérbi do século em 2012, numa Semifinal do Campeonato Paulista. Graças a Deus não houve polêmicas e a arbitragem passou despercebida.
Mas nem sempre foi assim e cada dérbi é uma história diferente e com certeza isso passa pela atuação da arbitragem principalmente em relação ao controle de jogo.
DA REGIÃO
Claus é da região e nasceu na vizinha Santa Bárbara D ‘Oeste, onde morou até poucos anos atrás e conhece a história e a rivalidade entre Ponte Preta x Guarani, isso um fator positivo, pois o árbitro faz uma preparação diferente com sua equipe de arbitragem sabendo da dificuldade e repercussão do dérbi.
Será a estreia de Raphael Claus no dérbi, esse ano já apitou um jogo da Ponte: vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, também no Majestoso.
A última partida do Guarani apitada por Claus foi em 2017, no empate por 1 a 1 com a Portuguesa, pela Série A2, no Brinco de Ouro.
BOAS MÃOS
Sabemos que é arriscado elogiar árbitro e goleiro antes do jogo, mas em relação a arbitragem ela estará em boas mãos. Raphael Claus é ótimo árbitro e não é considerado o melhor do Brasil por três vezes consecutivas a toa.
Vive ótima fase física, técnica e disciplinar e é respeitado pelos jogadores e comissões técnicas. Além de tudo isso é uma pessoa simples e humilde e merece tudo que está conquistando.
Com certeza junto com sua equipe realizará um grande trabalho. Enfim o dérbi terá uma arbitragem a altura que o jogo merece.
NÃO VAI TER VAR
Alguns torcedores bugrinos e pontepretanos estão em duvidas e achando que vai ter o árbitro de vídeo (VAR) no dérbi.

Não vai, o dérbi deste sábado será usado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como mais um teste para o VAR e a tecnologia não será usada no Majestoso, mas sim testada para as próximas fases do Paulistão, ou seja, não haverá comunicação entre os árbitros e o VAR.
O VAR será introduzido pela FPF a partir das quartas de final do Paulistão, em todos os jogos. O objetivo é minimizar o erro e auxiliar a arbitragem a não cometer erros graves que, sem o vídeo, passariam despercebidos.
O Portal FUTEBOL INTERIOR programou uma cobertura diferente para o Dérbi 193 também pela Rádio FUTEBOL INTERIOR – Rádio FI. O apoio é da Acácia Auto Peças e Pizza do Dadá.






































































































































